domingo, 30 de abril de 2023
Ponta da Serra festeja São José Operário com fé, animação e grande participação popular
sábado, 29 de abril de 2023
Secult comemora a participação do Crato na Revolução Pernambucana de 1817
A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), celebra no próximo dia 03 de maio, a participação do Crato na Revolução Pernambucana de 1817
A programação contará com Ato Cívico, Entrega do Projeto de Lei que oficializa o dia 3 de maio como data cívica no município do Crato e a palestra "O que é ser revolucionário no contexto dos movimentos de independência do Brasil".
A Revolução Pernambucana de 1817, foi liderada, no Crato, pela heroína Bárbara de Alencar o movimento foi precursor da Confederação do Equador, em 1824. No dia 3 de maio de 1817, o diácono José Martiniano de Alencar, filho de Bárbara e emissário do Governo Revolucionário de Pernambuco, subiu ao púlpito, de batina e roquete, na Matriz de Nossa Senhora da Penha, e proclamou a Independência e a República do Brasil. A bandeira revolucionária foi hasteada sob uma rajada de tiros. Com esse ato, o Crato se antecipava ao Grito da Independência e a Proclamação da República.
Serviço
Celebração do Crato na Revolução Pernambucana de 1817
Programação
8h30 no Paço Municipal -Ato Cívico
9h30 na Câmara Municipal - Entrega do Projeto de Lei que oficializa o dia 3 de maio como data cívica no município do Crato
18h na Universidade Regional do Cariri - (URCA) Palestra: "O que é ser revolucionário no contexto dos movimentos de independência do Brasil", ministrada pelo Professor Iarê Lucas.
Seminário sobre o Povo Cariri marca o encerramento do "Crato Indígena"
Encerrando o "Crato Indígena - Existência e Resistência", a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com a Assessoria de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), e a Associação do Povo Cariri do Poço Dantas- UMARI, realizou na sexta-feira, 28, o Seminário "Povo Cariri: Existência e Resistência". A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).
Durante a apresentação dos painéis temáticos, os palestrantes Vanda Cariri, liderança e presidente da Associação do Povo Cariri do Poço Dantas- UMARI; e os professores Patrício Melo, Joedson Cariri e Tiago Abreu, compartilharam vivências com os indígenas e também conversaram sobre um intercâmbio entre aldeia e cidade.
Na ocasião representando o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito, André Barreto, enalteceu a importância de realizar um evento onde pudessem ser debatidas situações, políticas públicas, e fortalecer essa resistência. "Nós todos precisamos abraçar esse movimento. Tenho certeza que isso vai se expandir, que as pessoas possam tomar conhecimento sobre os guerreiros da tribo Cariri", disse.
Em sua fala, a secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, ressaltou a construção e realização das atividades durante o Crato Indígena. "Conseguimos plantar a semente da resistência, mostrar a população cratense a importância da comunidade do Poço Dantas, fortalecer o trabalho e as mudanças desses povos".
Para Paulo Vitor Cariri, da comunidade do Poço Dantas, poder participar de uma semana tão rica em conhecimento foi trazer temáticas com grande relevância para o nosso povo.
Também estiveram presentes no encerramento, a secretária adjunta de Saúde, Milenna Alencar; a representante da Secretaria de Cultura do Estado, Rosana Marques; a assessora dos Direitos Humanos e Movimentos Sociais da Prefeitura do Crato, Otonite Cortez; a coordenadora da Proteção Social Básica, Raíza Aquino; profissionais da assistência social e membros da comunidade do Povo Cariri do Poço Dantas - Umari.
Capacitação para porteiros e gestores fortalece a segurança nas escolas e creches do Crato
Para fortalecer a prevenção da violência e a promoção da paz no ambiente escolar, a Prefeitura do Crato, por meio das Secretarias de Educação e de Segurança Pública, realizou nesta sexta-feira, 28, Dia Mundial da Educação, uma capacitação para porteiros, gestores e/ou coordenadores das 62 unidades de ensino da rede municipal.
A capacitação aconteceu no Departamento de Artes Visuais Violeta Arraes, da URCA, e contou com a parceria da Polícia Militar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
"Nós vamos seguir intensificando ações preventivas e aproximando PM e Guarda Civil dos alunos, pais, professores e demais servidores. Com todos sentindo-se mais seguros, o processo ensino-aprendizagem é favorecido ", afirmou a Secretária de Educação, Germana Brito.
Mais diálogo
O Secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, destacou que "diante dos recentes ataques ocorridos, estimulados através das redes sociais, é preciso conversar e ver formas de prevenir e combater a violência que assola as escolas. Nesse sentido, os porteiros têm um papel fundamental."
Trabalhando na portaria do CEI da Vila São Bento, Edson Fidélis disse que a capacitação vai ajudá-lo a identificar sinais que possam representar riscos aos estudantes. Ele também acrescentou que "aqui, no Crato, essa interação de toda a comunidade escolar com a segurança pública do Estado e do Município é um grande diferencial. Deveria ser replicada em outras cidades."
sexta-feira, 28 de abril de 2023
Idosos do CRAS Solon Pinheiro compartilham experiências com indígenas Povo Cariri
Em uma manhã de muita troca de conhecimento e interação, foi realizada na manhã da quinta-feira, 27, no Centro Cultural do Cariri, visita guiada com os idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Solon Pinheiro ao Centro Cultural.
Na ocasião, os idosos do CRAS participaram da interlocução Aldeia x Cidade, onde os mesmos compartilharam experiências e vivências com os membros da Associação do Povo Cariri do Poço Dantas- UMARI.
Também estiveram presentes, a Secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido; e a Coordenadora da Proteção Social Básica, Raíza Aquino.
Crato inicia, neste dia 28, a vacinação com reforço bivalente da covid-19 em pessoas a partir de 18 anos
A vacinação com o reforço bivalente contra a covid-19 inicia, nesta sexta-feira, 28, em Crato para as pessoas com mais de 18 anos, que tenham o esquema básico (D1+D2) completo e o intervalo mínimo de 4 meses da última dose.
O atendimento será no Centro de Vacinação (Faculdade de Medicina - URCA), das 8h30 às 12h e 13h às 16h. As vacinas também estarão disponíveis nas UBS nos horários de funcionamento (zona urbana: 7h30-11h30 e 13h-16h; zona rural: 8h-13h), com exceção de Muriti 1 e 3, Grangeiro 2, Cohab, Fábio Pinheiro, Recreio, Belmonte, Palmeiral e Vila Padre Cícero
A SMS informa que é necessário apresentar documento com foto e cartão de vacinação.
Ceará alcança a maior cobertura vacinal contra a gripe no País; campanha segue até 31 de maio
25,69% da população-alvo foi imunizada em todo o Estado
Governo do Ceará e Ministério do Esporte discutem ampliação de parcerias para levar esporte e qualidade de vida para as comunidades
quinta-feira, 27 de abril de 2023
Com um bom acesso no governo de Elmano, Pedro Lobo busca investimentos para o Crato em secretarias estaduais
Pedro Lobo e Thiago Esmeraldo lutam por uma extensão do CIADI no município do Crato
Obras do Farias Brito serão iniciadas em Crato e colégio deverá estar funcionando em 2024
A Prefeitura do Crato esteve acompanhando nesta quarta-feira (26), a equipe de engenharia do Farias Brito. O terreno, no Muriti, já está recebendo limpeza e serviços de terraplagem, para o funcionamento da unidade educacional privada, que deverá gerar em torno de 300 novos empregos.
A gestão esteve juntamente com a construtora para analisar o terreno e começar a mobilização para dar início a obra de construção do prédio do Colégio Farias Brito.
A parceria com o município se deu por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com o objetivo de impulsionar a geração de emprego na cidade do Crato, seguindo todos os trâmites necessários, inclusive o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente.
Durante a visita, estiveram acompanhando os representantes do Farias Brito, o vice-prefeito do Crato, André Barreto, e secretários municipais. Segundo o prefeito Zé Ailton, todos os trâmites para a instalação do Farias Brito vêm sendo acompanhados e será mais uma empresa que possibilitará desenvolvimento e geração de novos postos de trabalho na cidade.
De acordo com Lucas Alves, representante do Farias Brito, a previsão é de que até o mês de dezembro já esteja com os dois prédios do colégio concluído. "Estamos chegando na Região do Cariri com o objetivo de levar o melhor da educação para a região", disse Lucas.
O vice-prefeito prefeito disse que é muito satisfatório acompanhar mais uma grande conquista para o município, esse que é um grande projeto que foi construído com a participação da Câmara Municipal do Crato, que desde o início acolheu essa proposta, que trará desenvolvimento para a cidade.
Inicialmente terá o Farias Brito Baby e Farias Brito Júnior. As atividades já serão iniciadas no começo de 2024.
Pedro Lobo participa de ato de entrega de viaturas e equipamentos para Patrulha Maria da Penha com a presença do Ministro Flávio Dino e Governador Elmano de Freitas
Salário mínimo vai subir em 1º de maio? Qual o novo valor e o que muda?
De onde vai sair o dinheiro para bancar o reajuste?
O governo ainda não informou como vai bancar o reajuste do salário mínimo. A estimativa é que o valor fique em torno de R$ 5 bilhões.
Desde o começo do ano, o governo analisa as contas para definir o que pode ser cortado para bancar o piso, que impacta também as contas da previdência e benefícios sociais. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse ao UOL que seria preciso cortar gastos para promover o reajuste. Procurado pela reportagem, o ministério não respondeu aos questionamentos.
Caso confirmado, o reajuste de R$ 18 garantirá aumento real de 2,8% em 2023. A mudança no valor do piso nacional mínimo terá reflexo não só nas aposentadorias e benefícios do INSS, mas também nas contratações com carteira assinada, no abono salarial e seguro-desemprego.
Qual a previsão para 2024?
O valor previsto para 2024 é R$ 1.389. O montante consta da proposta de Orçamento enviada pelo governo ao Congresso.
Se o reajuste for esse mesmo, a alta será de 5,2% sobre os R$ 1.320. Se forem considerarados os R$ 1.302, o aumento é de 6,68%.
A proposta não oferece aumento real. Ou seja, considera apenas a correção pela inflação projetada para este ano.
Em 18 de janeiro, Lula montou um grupo de trabalho para apresentar uma política permanente de valorização do salário mínimo. Ainda não está definida a fórmula para reajustar o mínimo ano a ano.
O aumento real do salário mínimo ocorre quando o reajuste oferece ganho acima da inflação.
Durante os governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer, o valor foi corrigido por um cálculo que considerava a inflação do ano anterior mais o crescimento médio do PIB nos últimos dois anos.
Em 2011, Dilma transformou a regra em lei e instituiu uma política de valorização do piso até 2014. Ela repetiu a iniciativa em 2015 e estendeu a medida até 2019.
Desde 2019, não há mais lei atrelando o resultado do PIB à correção do salário. Na época, a avaliação do então presidente, Jair Bolsonaro, foi de que o reajuste real prejudicaria as contas públicas. Ele assinou em dezembro o decreto com o valor do salário mínimo de R$ 1.302 para 2023.
Aliados de Lula, no entanto, diziam que seria possível aumentar o valor para R$ 1.320. No entanto, os custos estavam acima do previsto inicialmente.