1. Melhora a digestão
A mandioca cozida é uma fonte de amido resistente. Esse tipo de amido alimenta as bactérias benéficas da flora intestinal, o que gera uma série de benefícios: melhor funcionamento do intestino, redução de inflamações e fortalecimento do sistema imune. Mas atenção, para melhor aproveitar esses benefícios do alimento, é necessário inclui-lo na alimentação regularmente, preferencialmente cozido, mas sem exageros.
2. É benéfica para a saúde cardiovascular
Por ser rica em potássio e ter fibras, a mandioca também é um alimento benéfico para o coração. O potássio regula os fluídos e ajuda a aliviar a tensão nos vasos sanguíneos e artérias. As fibras, por sua vez, ajudam a equilibrar os níveis de ácidos graxos e reduzir os níveis de colesterol, promovendo assim um sistema cardiovascular saudável. Outros elementos do alimento que são benéficos para a saúde cardiovascular são o zinco, o magnésio, o cobre, o ferro e o manganês.
3. Ajuda a combater a artrite
Por ser rica em polifenóis e saponinos, substâncias que têm ação anti-inflamatória e analgésica, seu consumo ajuda a combater a artrite e aliviar seus sintomas. Um artigo publicado na revista Nutrients aponta a importância dos saponinos no combate à osteoartrose e à artrite reumatoide. A mandioca, sendo uma boa fonte natural desse nutriente, é indicada assim na dieta de quem sofre dessas doenças ósseas.
4. Faz bem para quem tem diabetes
Esse benefício também acontece devido ao alto teor de amido resistente. Em primeiro lugar, esse composto contribui para aumentar a sensação de saciedade, ajudando assim a moderar o apetite e controlar o peso, que é um fator importante para quem tem diabetes. A digestão do amido resistente libera a glicose de forma gradual, evitando os picos de açúcar no sangue. O fato de ser um alimento rico em fibras também é importante: a digestão da mandioca libera energia aos poucos, deixando a digestão mais lenta e controla a glicose no sangue.
5. Ajuda na prática de exercícios físicos
Com 125 calorias em 100 g (considerando a versão cozida), a mandioca é uma excelente fonte de energia, além disso, tem um alto teor de carboidratos (30 g na mesma quantidade). Por isso, contribui para a prática de atividades físicas de alta intensidade. Outro benefício é que o alimento é rico em fósforo, que ajuda a combater o cansaço e a fadiga, e cálcio, que melhora a saúde óssea.
6. Fortalece o sistema imunológico
A mandioca é uma boa fonte de vitamina C, que apresenta diversos benefícios ao organismo, entre eles fortalecer o sistema imunológico. A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, contribuindo para fortalecer o sistema de defesa de organismo no combate a diversos agressores, incluindo a proliferação de células cancerosas. E o alimento é rico em folato, que pertence à classe das vitaminas B e também contribui para o fortalecimento do sistema imune.
7. Ajuda a melhorar o humor
O consumo de mandioca eleva os níveis de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pelo prazer e bem-estar. Isso ocorre devido sua concentração de fibras que mantém o bom funcionamento do intestino, local onde a serotonina é produzida. Há também a presença de vitaminas do complexo B, como a vitamina B9 (ácido fólico) que participa de importantes funções no sistema imunológico e nervoso auxilia também no controle do estresse, o que melhora o humor.
8. Faz bem para a pele
A mandioca é benéfica para a pele, pois é um alimento rico em polifenóis, principalmente o resveratrol. Este componente combate os radicais livres que causam danos celulares e aceleram o envelhecimento. O resveratrol retarda os efeitos da radiação ultravioleta na pele.
9. É indicado para gestantes
O consumo, desde que moderado, da mandioca durante a gravidez também é benéfico. A presença dos folatos auxilia na formação do tubo neural do feto. O alimento fornece uma boa quantidade de energia para a mãe e para o bebê sem causar picos de glicemia, prevenindo o diabetes gestacional.
Viva Bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário