sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Programa de controle promove a redução da incidência de zoonoses e estimula práticas de promoção a saúde ambiental



As Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SMADT) promovem um trabalho, por meio de ações educativas nas comunidades, no intuito de levar a população informações importantes sobre alguns programas de vigilância em saúde, zoonoses e meio ambiente.

No último dia 11 de novembro, foi introduzido na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Crato o programa de controle roedores e vetores, com o objetivo de planejar e executar ações intersetoriais preventivas e educativas, com a justificativa de auxiliar para com o bem-estar da comunidade, reduzindo a incidência das zoonoses, bem como estimular práticas de promoção a saúde ambiental.

Posteriormente, foi realizado um trabalho usando a técnica de desratização que tem como objetivo a minimização dos prejuízos sanitários e econômicos causados pela proliferação de roedores. Nessa quarta-feira (26), foi desenvolvido o trabalho no Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA) Crato.

Segundo uma das coordenadoras da ação, a educadora ambiental da SMADT, Alciene Saraiva, é de suma importância desenvolver tais ações que primam sobretudo pela diminuição de riscos a saúde do ambiente como um todo.

"Essa atividade foi de grande valia, tendo em vista ter sido uma ação de prevenção contra doenças transmitidas pelo rato. Agradecemos e esperamos contar sempre com essa parceria", destacou a coordenadora da APAE, Maria Edineide Tavares Gonçalves, que juntamente com a presidente da entidade, Maria Francelino Mendes dos Santos e a coordenadora do CEJA Crato, Neyla Cyrce Brito, elogiaram o programa, ressaltando o comprometimento e solicitude dos profissionais.

Também coordenaram as atividades, o biólogo Edimilson Silvestre e o Agente de Endemias, Marcos Aurélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário