sábado, 8 de março de 2025

Sob as bênçãos do Justo José, Seminário diocesano celebra 150 anos de história, fé e missão

Osesquicentenário casarão que repousa no coração do Cariri cearense ergueu suas colunas sobre um alicerce que transcende o tempo: a fé. Há um século e meio, o Seminário Diocesano São José tornou-se a “carpintaria de vocações”, moldando sacerdotes e lideranças religiosas para a Igreja e desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento cultural e social da região. Foi desejo do primeiro bispo do Ceará, Dom Luiz Antônio dos Santos, e do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista, que esta casa de formação fosse erguida. O sonho se consolidou em 7 de março de 1875, tornando-se solo fértil para a formação de pastores e homens de Deus.

Um dia jubilar

Transcorrido um século e meio de história, neste 7 de março de 2025, o Seminário São José amanheceu em júbilo. No despertar matutino, as Laudes Solenes ecoaram como um cântico de gratidão nos corredores da casa que já acolheu tantos vocacionados. A oração foi presidida por Dom Edimilson Neves, bispo da Diocese de Tianguá, marcando o início das comemorações.

Ao meio-dia, sob a luz que atravessava os vitrais da capela do seminário, a Oração das Doze Horas (Hora Média) foi rezada, conduzida por Dom Magnus Henrique, bispo diocesano de Crato. Foi um momento de louvor e profunda gratidão pelos 150 anos deste augusto Casarão de São José, que resistiu ao tempo e segue firme na missão de ser berço de formação sacerdotal.

Memórias do Casarão

Ao longo dos anos, o Seminário São José testemunhou grandes marcos e acontecimentos que moldaram a trajetória da Igreja no Cariri. Para manter viva essa memória, historiadores e seminaristas resgataram momentos significativos desde a fundação da instituição até os dias atuais. O resultado desse trabalho foi um documentário especial, trazendo à tona o rico legado deixado por aqueles que, um dia, caminharam por seus corredores, alimentaram seus sonhos nos bancos da capela e moldaram sua vocação à sombra do Justo José.

No altar do Senhor, uma prece em Ação de Graças

Ao anoitecer, os fiéis devotos se reuniram para os exercícios espirituais em honra a São José. O momento de oração e louvor foi conduzido por Dom José Vicente, bispo de Salgueiro-PE, filho da Diocese de Crato e antigo reitor do Seminário São José.

A noite culminou na Santa Missa Solene em Ação de Graças pelo sesquicentenário, presidida por Dom Magnus Henrique. No altar, além do bispo diocesano, estavam também Dom José Vicente, bispo de Salgueiro-PE, Dom Edimilson Neves, bispo de Tianguá-CE, Dom Aurélio Pinto, bispo de Quixadá-CE, e Dom Geraldo Freire, bispo de Iguatu-CE. Na assembleia, religiosos(as), o clero diocesano e padres de outras dioceses, seminaristas e uma multidão de fiéis, que, presencialmente ou através das redes sociais, uniram-se em oração pelo Seminário São José.

Em sua pregação, Dom Magnus recordou a importância do seminário como uma casa de discernimento e entrega.

“Há 150 anos, esta casa de formação tem sido um sinal vivo da graça de Deus, um canteiro onde são cultivadas vocações e moldados os corações daqueles que, como Pedro, ouvem o chamado do Mestre: ‘Não tenhas medo! De hoje em diante, serás pescador de homens’ (Lc 5,10). O Seminário São José não é apenas uma instituição de ensino, mas uma frágua de amor espiritual, onde Deus trabalha a argila dos corações, transformando discípulos hesitantes em pastores firmes e generosos. Somos herdeiros de uma coragem que não esmorece, de uma esperança que não se apaga e de uma fé que não se curva. Que cada um de nós, nutrido pelo exemplo destes gigantes espirituais, também se torne pedra viva na construção do Reino de Deus”, destacou o pastor diocesano.

O Seminário São José segue sua missão como casa de discernimento, formação e oração. Seu legado, construído sobre a fé e o compromisso com a evangelização, permanece como um farol que ilumina as futuras gerações de sacerdotes para a Igreja do amanhã.

Jornalista Mychelle Oliveira \ ASCOM Diocese de Crato

Fotos: Equipe de Comunicação para o Jubileu do Seminário

Nenhum comentário:

Postar um comentário