Foto: Pedro Lobo discursa na Plenária Municipal do PT, em Crato
PT defende candidatura própria e prega união em Crato, durante Plenária
No processo de discussão da sucessão de 2024, o Vereador Pedro Lobo reafirmou sua pré-candidatura ao Executivo cratense e defendeu a unidade partidária
O Partido dos Trabalhadores (PT), diretório municipal do Crato, realizou na manhã deste sábado, 30 de setembro, a Plenária Municipal, iniciando o processo de organização do partido, visando as eleições de 2024.
O auditório do Colégio Objetivo, na Avenida José Alves de Figueiredo, no Centro, recebeu um grande número de filiados e filiadas, simpatizantes do PT, dirigentes de partidos aliados, vereadores, secretários do município, lideranças politicas e comunitárias.
As falas do deputado federal José Guimarães e do prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil, quando trataram da sucessão municipal de 2024, destacaram que o partido construirá o processo com união, diálogo, ouvindo as lideranças e com a participação popular, para que se escolha o melhor nome e vença as eleições. "O Crato não pode retroceder", enfatizaram.
O vereador Pedro Lobo reafirmou sua pré -candidatura a prefeito do Crato e também defendeu a unidade partidária.
" Hoje, nesta plenária, as palavras mais citadas foram união e diálogo e é neste clima democrático que a nossa pré-candidatura se coloca como natural, respaldada pela nossa história de luta, compromisso, de construção e reconstrução do partido em Crato e no Cariri", ressaltou Pedro Lobo.
O vereador e ex-deputado estadual afirmou que a sua pré -candidatura se fortalece pela base, federação PT, PC do B e PV e no meio da população.
Sobre os novos filiados que chegam já na condição de pré -candidatos, Pedro Lobo disse que o PT é um partido democrático e tem espaço para todas as pessoas que queiram construir uma sociedade mais justa. " No PT não tem briga, tem diálogo, debate, discussão de ideias e políticas públicas que beneficiem à população", concluiu.
Participaram da Plenária e comporam a mesa, o presidente do PT/ Crato, Maurício Ribeiro, vice-presidenta, Celiane Davi, ex-vereadora Mara Guedes, prefeito Zé Aílton Brasil, deputado federal José Guimarães, líder do presidente Lula na Câmara, deputado estadual De Assis Diniz, vereador Pedro Lobo, representantes de deputados estaduais e entidades sociais, a secretária estadual de Educação, Eliana Estreia, o assessor do gabinete do Prefeitura do Crato, Rondinele Brasil e os presidentes dos diretórios municipais do PC do B e do PV, respectivamente Samuel Siebra e Hildo Jr.
Trimestre encerrado em agosto registrou 1,3 milhão de empregados a mais que o observado no trimestre imediatamente anterior
Dado é da Pnad Contínua, que também aponta aumento de empregos formais e recorde da massa de rendimento dos trabalhadores. Já o Banco Central eleva projeção de crescimento do PIB de 2% para 2,9%
Não param de surgir números que confirmam: com Lula, o Brasil está no rumo certo. Nesta sexta-feira (29), o IBGE divulgou uma série de dados positivos sobre emprego no Brasil, com queda na desocupação, elevação do número de empregos com carteira assinada e recorde na massa de rendimento. E, ainda por cima, o Banco Central revisou de 2% para 2,9% a projeção de crescimento da economia brasileira neste ano.
Os dados divulgados pelo IBGE são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). O levantamento mostra que ataxa de desocupação foi de 7,8% no trimestre de junho, julho e agosto de 2023. É o menor índice desde fevereiro de 2015, quando foi de 7,5%.
Em relação ao trimestre anterior, houve queda de 0,5 ponto percentual (pp). E, em comparação ao mesmo trimestre dos anos anteriores, a melhora é ainda mais significativa. De junho a agosto de 2022, o desemprego estava em 8,9% (queda de 1,1 pp). E, no mesmo período de 2021, em 13,1% (queda de 5,3 pp).
Com a melhora da oferta de emprego, o contingente de pessoas desocupadas ficou em 8,4 milhões, o menor desde o trimestre móvel encerrado em junho de 2015, quando foi de 8,5 milhões. Segundo o IBGE, entre o trimestre de março a maio e o de junho a agosto, o número de desempregados foi reduzido em 1,3 milhão.
De acordo com a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílio, Adriana Beringuy, a população ocupada chegou a 99,7 milhões. “Esse quadro favorável pelo lado da ocupação é o que permite a redução do número de pessoas que procuram trabalho”, explicou a pesquisadora, destacando que o emprego cresceu ou permaneceu estável em todos os grupos de atividade.
Carteira assinada e massa de rendimento
Os dados divulgados nesta sexta-feira revelam ainda que o número de empregados com carteira assinada (excluindo trabalhadores domésticos) foi o maior desde fevereiro 2015: 37,248 milhões. Isso significa que, de um trimestre para outro, o total de empregos formais aumentou em 422 mil. O número de empregados sem carteira no setor privado também cresceu, passando para 13,2 milhões, aumento de 2,1% no trimestre (mais 266 mil pessoas).
Já o rendimento real habitual do trimestre encerrado em agosto ficou estável na comparação com o tri de maio e foi de R$ 2.947. No ano, esse valor significa um crescimento de 4,6%. A massa de rendimento real habitual, por sua vez, chegou a R$ 288,9 bilhões e bateu recorde da série histórica, crescendo 2,4% frente ao trimestre anterior e 5,5% na comparação anual.
Ouça o Boletim da Rádio PT:
Projeção do PIB é elevada
Confirmando que a economia do país está no rumo certo, o Banco Central revisou de 2% para 2,9% a projeção de crescimento do PIB este ano.
Segundo os analistas da autarquia, a revisão para cima se deve ao resultado surpreendente do PIB no segundo trimestre e a previsões “ligeiramente mais favoráveis” para a indústria, os serviços e o consumo das famílias no segundo semestre.
O BC aumentou de 10% para 13% a expectativa para o crescimento da agropecuária e de 0,7% para 2% o da indústria. Já o setor de serviços –que responde pelo maior impacto no PIB – a estimativa passou de 1,6% para 2,1%.
Do lado da demanda, o BC aumentou as projeções para o consumo das famílias em 2023. A estimativa de crescimento passou de 1,6% para 2,8%, influenciada pelo aumento da renda disponível das famílias no segundo semestre.
Com tantos dados positivos, resta a dúvida apenas de quando o Banco Central comandado pelo bolsonarista Roberto Campos Neto continuará freando a recuperação econômica, ao impor ao país a maior taxa de juros real do mundo.
Deputados do PT voltaram a cobrar o presidente do BC sobre o tema na quarta-feira (27), em audiência na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. “A alta taxa de juros está permitindo a transferência de recursos do setor produtivo para o setor rentista, e isso é muito negativo. A taxa de juros atual é opressiva e está segurando o crescimento do Brasil, impedindo o País de crescer de maneira sustentada”, observou o deputado Merlong Solano (PT-PI).
Encontro encerrou a 5ª rodada do programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)
O Ceará recebeu, agora pela manhã, o encontro Diálogos Exporta Mais Brasil, evento que encerrou a 5ª rodada do programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Durante o momento, foram discutidas questões relacionadas a novas oportunidades de investimentos para o estado. A solenidade, que aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do vice-presidente Geraldo Alckmin; da vice-governadora Jade Romero; do ministro da Educação, Camilo Santana; do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; entre outras autoridades.
Elmano de Freitas destacou o apoio do Governo Federal para o desenvolvimento contínuo do Ceará. Neste momento, as autoridades estão no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
O governador Elmano de Freitas destacou o apoio do Governo Federal para o desenvolvimento contínuo do Ceará.
Pedro Lobo na inauguração das cozinhas comunitárias, em Crato
O Vereador Pedro Lobo (PT) é um parceiro do governador Elmano de Freitas, na execução deste programa de combate à insegurança alimentar
O Ceará Sem Fome, programa permanente de combate à fome do estado do Ceará, inaugurou as primeiras Cozinhas Comunitárias no município do Crato.
As cozinhas dos sítios Guaribas e Serrinha, no distrito de Campo Alegre e o bairro Gisélia Pinheiro (Batateira) já estão funcionando e oferecendo 100 refeições, de segunda à sexta-feira, à famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e até de extrema pobreza.
O vereador Pedro Lobo (PT) participou das solenidades de inauguração, que contaram com a presença de representantes dos governos Estadual e Municipal, das comunidades beneficiadas e do Instituto Flor do Piqui, instituição responsável pela coordenação técnica dos equipamentos.
Pedro Lobo (PT) é um parceiro do governador Elmano de Freitas, na execução deste programa de combate à insegurança alimentar e desenvolve na Câmara do Crato um mandato compromissado com o social e entre suas ações, o combate à fome é uma de suas prioridades.
PAA MUNICIPAL MESA FARTA
O Programa de Aquisição de Alimento na esfera municipal, conhecido como Mesa Farta, é um projeto de Indicação.de autoria de Pedro Lobo, que permite à gestão municipal adquirir junto aos agricultores familiares sua produção de alimentos e, em seguida, repassar esses alimentos para entidades comunitárias, projetos sociais e cozinhas comunitárias, que repassarão para às famílias em vulnerabilidade social, através de cestas ou refeições nutritivas.
"A política social desenvolvida pelos governos Lula e Elmano de Freitas é a política que defendemos e trabalhamos para implementar em nosso município, onde o cidadão e a cidadã devem ser tratados com respeito e atenção e bem cuidados, principalmente em suas necessidades mais urgentes", afirmou Pedro Lobo.
Não perca sua chance de ficar em dia com o nosso município. A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento, reforça que a campanha Contribuinte Legal 2023 segue até o dia 31 de outubro. Sendo possível negociar impostos, como IPTU, ISS, ITBI, Taxas, Contribuições e outros, com desconto de até 100% no valor dos juros e multas, para pagamento à vista.
Em caso de dúvidas, a Prefeitura disponibiliza os seguintes canais para esclarecimentos e solicitações:
1 - O site: crato.ce.gov.br/tributos
2 - Whatsapp: (88) 3521-9600, opção 06;
3 - Presencialmente no CAC - Centro de Atendimento ao Cidadão, localizado na Rua José Carvalho, 348, Centro, Crato-CE, das 8h às 17h.
Mais informações acesse o link: http://crato.ce.gov.br/refis2023
Atenção, moradores dos Conjuntos dos Artesãos, Belas Artes, Padre Cícero e do bairro São José.
A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vai levar o Cata Treco até vocês, nesta sexta-feira, 29, a partir das 7h.
É o momento certo de descartarem, com facilidade e comodidade, sofás, eletrodomésticos e outros velhos objetos em desuso, que estão ocupando espaço em casa.
Somente na semana passada, o Cata Treco recolheu quase 1 tonelada de material, segundo o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo.
"Reforçamos que tudo ganha a devida destinação, beneficiando o meio ambiente", acrescentou.
A ação é inédita no município. Segue uma programação semanal, atendendo às zonas urbana e rural.
Em mais um momento de bate-papo semanal com o povo cearense, realizado de Limoeiro do Norte, pelas redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou, na tarde de ontem, a criação da Patrulha Rural da Polícia Militar do Ceará.
O objetivo do grupamento é atuar como Policiamento Ostensivo Geral (POG) mais próximo às comunidades rurais, tanto da região metropolitana quanto do interior do estado.
O chefe do Executivo cearense pontuou que a ação é fruto do diálogo com agricultores e produtores rurais. Ele falou também sobre novas bases do Comando de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (CPRAIO).
Os policiais militares que irão assumir vaga no Patrulhamento Rural da PMCE passaram por uma atualização dos conhecimentos teóricos, práticos e legais que envolvem o patrulhamento rural, com ênfase no policiamento de proximidade. O treinamento capacitou também os participantes a desempenharem suas funções com maior segurança nas ações e trabalharem com a proximidade da comunidade.
O secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, participou da conversa com o governador e explicou como se concebeu o projeto que agora vai ser executado.
Inicialmente, serão 25 patrulhas com ordem de implantação começando pela Região Norte, seguindo para a Região Metropolitana de Fortaleza, e por último as regiões Sul, Sertão Central e Inhamuns. A ideia é chegar a 100 patrulhas rurais em 2024.
Os 150 profissionais que vão atuar na Patrulha Rural já receberam treinamento na Academia Estadual de Segurança Pública, como informou o secretário Samuel Elânio.
A SAAEC realizou a implantação de adutora no sistema de captação da fonte Batateira nesta terça-feira (26-set), ampliando a disponibilidade de água para atender à população dos bairros Sertãozinho, Lameiro e Novo Crato.
A equipe técnica da empresa aproveitou a oportunidade para realizar limpeza e desobstrução do sistema, que por diversas vezes tem sofrido ações de vândalos prejudicando o abastecimento dos bairros por ele atendidos, situação que foge da competência da companhia.
O Diretor Técnico, Rafael Novais, ressalta que a empresa vem atuando sempre no sentido da melhoraria dos serviços prestados. “É importante podermos contar com a colaboração dos órgãos competentes para que atitudes como estas sejam coibidas, estando nossas fontes reservadas e preservadas”, pontua Rafael.
Numa caminhada ou no trânsito, o cearense vê pessoas em situação de rua como uma cena cada vez mais frequente. Essa percepção, inclusive, está registrada em dados: a quantidade de gente neste contexto passou de 1.541, em 2015, para 9.217, em 2022. Fortaleza tem a concentração daqueles que não possuem um lugar para viver com 6.334 pessoas.
As informações são do relatório "População em Situação de Rua", elaborado pelo Governo Federal e publicado neste mês, após o Supremo Tribunal Federal (STF) apontar a defasagem de dados sobre o assunto. Para isso, foram consultadas bases de dados sociais e de saúde, como o Cadastro Único.
Com a análise, foi observado um aumento de 6 vezes no número de pessoas em situação de rua no Estado, que tiveram as informações de perfil detalhadas no relatório. A maioria, no Ceará, é formada por homens (84,3%), de 30 a 49 anos (55,3%) e de cor parda (72,5%).
AS 10 CIDADES COM MAIS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NO CEARÁ
Fortaleza: 6.334
Caucaia: 547
Maracanaú: 393
Juazeiro do Norte: 262
Sobral: 190
Pacatuba: 172
Crato: 103
Maranguape: 99
Pacajus: 83
Russas: 58
Mas, afinal, o que leva essas pessoas a "morar" na rua? O levantamento destaca os problemas familiares como o principal motivo, tendo levado 4.574 para fora de casa. Na sequência, aparecem o desemprego (3.912), a perda de moradia (2.851) e o uso de álcool/drogas (2.850).
Messias Douglas Pessoa, mestre em Antropologia Social, contextualiza que a falta de investimentos para redução da pobreza extrema e moradias sociais, por exemplo, explicam o aumento.
“É uma herança da série de ataques às políticas sociais que tivemos nos últimos anos, como da assistência social, e do aumento do desemprego”, frisa.Além disso, ainda são sentidos os prejuízos sociais e econômicos causados pelo coronavírus. “Chegamos numa situação na pandemia em que as pessoas ou ficavam em casa morrendo de fome ou iam às ruas para se alimentar com a distribuição de alimentos”, completa Messias.
A falta de estrutura no Governo Federal também é um fator apontado por Verônica Ximenes, professora titular do departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (Nucom).
“Também temos o aumento da violência nas cidades, que impactam nos lugares de moradias, o desemprego estrutural que faz com que as pessoas não tenham como pagar o aluguel, além dos problemas familiares e uso de drogas”, analisa.
São vários elementos e as pessoas passam a viver nas ruas, porque é o único lugar que encontram formas de sobrevivência para pedir dinheiro, limpar vidro de carro, fazer serviço que outros não querem, tem possibilidade de alimentação com as doações que foram feitas
VERÔNICA XIMENES
Coordenadora do Nucom
PERMANÊNCIA NAS RUAS
Durante a atualização dos dados no Cadastro Único, 2.490 entrevistados informaram que estavam nas ruas há menos de 6 meses. No outro extremo, 1.334 estão sem uma moradia há mais de 10 anos.
“Temos gerações e gerações de famílias, pessoas que tiveram filhos que se criaram na rua e hoje tem até netos na rua. Se você conversar com elas, tem 2 elementos principais: emprego e moradia”, destaca Verônica.
Sem acesso a esses dois fatores básicos, a rotina nas ruas pode levar a um ciclo árduo de quebrar. “Quando uma pessoa chega nas ruas é apresentada ao sistema para poder ‘se virar’ e, por vezes, vão para o uso das drogas. Quanto mais tempo cria relação com as ruas, mais difícil fica retomar as relações familiares que tinha antes”, completa Messias.
Essa dependência das ruas prejudica o cotidiano de todos, mas para alguns a situação é ainda mais difícil: 871 pessoas em situação de rua têm deficiência física. Outras 279 foram diagnosticadas com algum transtorno mental e 202 convivem com baixa visão.
Em relação à origem dessas pessoas, 5.016 foram mapeadas vivendo no mesmo município onde nasceram, 4.150 em cidades diferentes e 51 são de outros países. Entre quem não possui moradia, há estrangeiros vindos, principalmente, da Venezuela (18), Argentina (11), Colômbia (6) e Uruguai (5).
Verônica completa que a falta de políticas públicas para essas pessoas nos municípios pequenos faz com que mais gente venha para a Capital. Isso acaba também dando a impressão de que não há população em situação de ruas nesses lugares.
“A Capital tem uma infraestrutura que dá uma qualidade de vida para quem está na rua, mas essa população aumenta e a política local não dá conta”, destaca.
O QUE PODE SER FEITO?
Evitar que uma pessoa vá viver nas ruas, ou reverter a situação, depende de ações intersetoriais e distribuição de renda, como avalia Messias Douglas.
“Maior reforço nas forças de trabalho da assistência social, porque a gente só vê um grande número de pessoas em situação de rua devido a uma defasagem nas políticas básicas. Tem que haver essa intervenção forte e um suporte maior para os indivíduos”, conclui.
Verônica acrescenta que precisam ser criados empregos inclusivos, porque é comum pessoas em situação de rua não conseguirem oportunidades devido à falta de moradia.
“Temos um movimento nacional que faz conscientização para que essa população possa reivindicar os direitos, porque ninguém melhor do que elas para dizer quais são as necessidades”, finaliza.
PLANO NACIONAL
Em julho deste ano, o STF definiu uma série de medidas, que compreendem os governos federal, estadual e municipal, para a implementação da Política Nacional para a População em Situação de Rua, em 120 dias. Confira 5 pontos:
Elaboração de um diagnóstico atual da população em situação de rua
Previsão de um canal direto de denúncias contra violência
Fomento à saída da rua através de programas de emprego e de formação
Fortalecimento de políticas voltadas à moradia, trabalho, renda, educação e cultura
Incentivos fiscais para a contratação de trabalhadores em situação de rua
Mariana Lobo, supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Ceará, analisa os pontos como uma conquista para lidar com o desafio social.
“É uma série de questões que visam fortalecer a assistência e também a condição em situação de rua. Temos que compreender que a recuperação depende de vários fatores, mas quem está nessa situação precisa ser protegido”, destaca.
A Defensoria Pública faz o acompanhamento, no Estado e nos municípios, para conferir o cumprimento dos pontos definidos para a política nacional. Mariana ressalta a importância de ações intersetoriais, que compreendam as áreas de saúde, segurança e educação, por exemplo, para diminuir essa quantitativo.
“Em Fortaleza, temos observado uma rearticulação da política com consultórios na rua, a tentativa de trabalhar política habitacional com aluguel social, mas um grande desafio ainda é a criminalização”, completa sobre o contexto de quem vive na rua.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Em resposta ao Diário do Nordeste, a Prefeitura de Fortaleza informou que identifica as pessoas em situação de rua por meio de Censos Municipais. Em 2021, o mais recente, 2.653 estavam nesse grupo.
“São considerados ainda os dados do Serviço Especializado de Abordagem Social, que realiza busca ativa, identificando as demandas desse público”, completou em nota.
O número é bem inferior ao levantamento do Governo Federal pois, conforme a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), foram usados os dados do Cadastro Único, que considera a autodeclaração.
A assistência para as pessoas em situação de rua na capital cearense acontece com 17 equipamentos municipais, que realizam diariamente cerca de 2.600 atendimentos.
São ofertados distribuição de alimentos, acolhimento, aluguel social, acompanhamento para acesso à documentação oficial, atendimento psicológico, encaminhamento para capacitação profissional e cadastro de emprego, dentre outros serviços.
A Secretaria da Proteção Social (SPS), do Governo Estadual, informou que tem como responsabilidade monitorar e assessorar os municípios cearenses no atendimento à população em situação de rua, mas "a execução da política de atendimento a essa população é de responsabilidade das gestões municipais".
A pasta informou que, como orientação, realiza visitas técnicas, capacitação com Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) e centros pop, e coletas de dados mensais. "A SPS sugere ações intersetoriais que perpassem políticas nas áreas de Saúde, Educação, Habitação, Qualificação Profissional e outras que o município identifique, a fim de atender às demandas dessa população específica", afirma nota enviada à reportagem.
A SPS planeja universalizar o cofinanciamento a todos os CREAS e do Estado e construir novos cinco CREAS regionais, reforçando o atendimento a situações de violações de direitos, sobretudo no interior do Estado. A SPS também integra e dá suporte ao Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEPOD), que realiza reuniões itinerantes do colegiado, reunindo e discutindo com pessoas em situação de rua, representações da sociedade civil e entes estaduais.
SECRETARIA DA PROTEÇÃO SOCIAL (SPS) DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Em Fortaleza, a SPS aponta a realização do programa Acolher, em que a população em situação de vulnerabilidade é atendida e acolhida. "A ação oferta diversos serviços da SPS, além de reunir parceiros em áreas de vulnerabilidade. Desde julho de 2022, já foram realizadas 53 edições do programa, atendendo mais de 41 mil pessoas", finaliza a nota.
Nesta terça-feira, 26, entram em operação os novos serviços da Zona Azul. A partir desta data, os usuários do estacionamento rotativo poderão adquirir os tíquetes nos valores de R$ 2 por uma hora e de R$ 3 por duas horas,
A operação Zona Azul se dará através de bilhetes físicos enquanto ocorre o processo de seleção de uma nova empresa, para que seja feita concessão pública. O DEMUTRAN, por ser o órgão que tem a competência primária, estará gerenciando o serviço.
Os bilhetes físicos serão adquiridos por meio de pontos de vendas credenciados, através de monitores autorizados pelo Demutran no centro da cidade para fazer as revendas.
Os governadores dos estados do Nordeste e o Banco Mundial assinaram, na manhã de ontem, em Brasília, um Memorando de Entendimento para estimular o desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde na Região.
A iniciativa pretende consolidar o Nordeste como um polo mundial da economia verde. A cooperação foi celebrada na reunião do Consórcio Nordeste, com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A cooperação estabelece as seguintes ações: desenvolver mecanismos financeiros que permitam futuros projetos relacionados com hidrogênio de baixo teor de carbono e à preservação do bioma Caatinga; explorar eventuais oportunidades de projetos de energia solar, água e saneamento; e promover a troca de experiências, conhecimentos e financiamento de infraestrutura pública digital para a expansão da conectividade, o desenvolvimento de plataformas digitais, melhores práticas em segurança cibernética e fomentar o desenvolvimento de habilidades digitais.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou que a mudança de matriz energética é uma oportunidade histórica e de justiça social para o Brasil e o Nordeste.
Em sua terceira reunião do ano, o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Condec) deliberou, nesta quarta-feira (20), sobre 95 novos pleitos. Durante o encontro, o colegiado aprovou protocolos de intenções, resoluções de benefícios, diferimento de impostos para importação de máquinas, equipamentos e matéria-prima, entre outros assuntos.
Ao todo, entre protocolos de intenções e resoluções de benefícios, 33 empresas tiveram seus pleitos validados pelo Conselho. Os novos empreendimentos são ligados a setores de fabricação de embalagens, tecidos, indústria metalúrgica, conserva de frutas, produtos alimentícios, geração de energia, comércio atacadista, entre outros.
O diretor de fomento da Agência de Desenvolvimento do Ceará, Luiz Eduardo Fontenelle Barros, fala sobre as deliberações do Conselho que podem gerar mais de R$ 2 bilhões em investimentos gerando mais de 4 mil empregos no Ceará.
Ruas do Sertãozinho, Gisélia Pinheiro, Parque Grangeiro e Sítio Campo Alegre estão recebendo pavimentação em pedra tosca com rejuntamento, através do Programa Caminhos do Crato, que vem transformando as dificuldades de locomoção de condutores e pedestres em mobilidade, em cada canto da cidade.
>
> A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está calçando um novo trecho da Rua Anúsia Pinheiro Rolim, no Parque Grangeiro. São mais de 125 m de extensão. Também serão executados meio-fio e sarjeta. Anteriormente, foram pavimentados 1.150 m². Nesse trecho, ainda estão em execução meio-fio pré-moldado, sarjeta e três passagens molhadas em concreto.
>
> No Sertãozinho, está sendo contemplada com calçamento a Rua Antônia Felipe Damasceno. São 2.440 m² de área. E, na estrada que liga o Sítio Campo Alegre ao bairro Gisélia Pinheiro (Batateiras), foram concluídos os serviços de pavimentação, meio-fio e sarjeta. A via tem 530 m.
> "Essas obras , que geram trabalho e renda, têm impactado na qualidade de vida dos cratenses e no desenvolvimento do município, pontua o Secretário da Seinfra, Ítalo Samuel.
Legenda :Pedro Henrique ao lado do seu pai Pedro de Gerson.
Foto: Arquivo pessoal.
Hoje é dia de comemorar e agradecer ao dom da vida de uma pessoa que tem pautado a sua vida pelos princípios do respeito e amizade. Pedro Henrique nunca deixou o poder subir à cabeça enquanto gestor de um município, muito pelo contrário, fez de sua posição um trampolim para cultivar amizades e conhecer mais ainda seus conterrâneos. Levado a risca os ensinamentos de seu pai Pedro de Gerson, de que o que o homem tem de mais precioso é a sua palavra e honra, Pedro Henrique tem mantido firme o seu caráter e sua sensibilidade humana.
Um homem que valoriza a sua família, suas amizades e respeita as pessoas.
Parabéns Pedro Henrique que Deus conserve a sua fé, a sua essência e continue com esta alegria de viver e semear o bem.
Nossa admiração! Felicidades, saúde e prosperidade para você e toda família.
Colaboradores que desempenham a função de motorista na SAAEC participaram na manhã do último sábado (23-set), de palestra abordando tema “Educação no Trânsito” com instrutores do setor de treinamento e capacitação do DEMUTRAN da cidade do Crato. A atividade objetivou aprimorar a utilização dos veículos da empresa, evitando acidentes através da prática de direção defensiva, e mantendo cuidados com a mecânica, prolongando a vida útil de peças e do próprio veículo.
O evento ocorreu no Dia do Agente de Trânsito, dentro da Semana Nacional do Trânsito, alertando os condutores para a consciência no trânsito com ações de cidadania e respeito às leis de trânsito para uma convivência pacífica, minimizando números estatísticos de ocorrências, e valorizando a vida.
Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Ambiental Crato promove uma semana cultural com a realização dos projetos Cine Bom de Praça e Teatro do Futuro. Oportunizar o acesso à cultura e ao entretenimento de forma acessível é o principal objetivo desses dois projetos, que contam com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, por meio das Secretarias de Cultura e Educação.
No Cine Bom de Praça, terá a exibição de dois filmes cearenses na praça da Sé, nos dias 25 e 26, a partir das 18h30. Proporcionando a experiência de cinema coletivo, gratuito e em espaço público, com direito à pipoca e à água durante a sessão. Três filmes cearenses serão exibidos no Crato: Pequenos Guerreiros, de Barbara Cariry, e a franquia de Cine Holliúdy (I e II), obra de Helder Sales.
_Democratização do Cinema_
O projeto Cine Bom de Praça também foi realizado pela Ambiental Ceará. Antes de chegar ao Crato, o cinema volante circulou por seis cidades da região do Cariri: Juazeiro do Norte, Barbalha, Farias Brito, Santana do Cariri, Nova Olinda e Missão Velha, levando acesso gratuito a produções que valorizam a cultura cearense.
“A transformação promovida pelo saneamento vai além das obras e operações que possibilitam mais saúde e qualidade de vida para a população. Nossa missão também envolve o social, por isso estamos sempre atuando junto às comunidades em projetos autorais e incentivados”, afirmou a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim.
_Teatro do Futuro_
Além das sessões de cinema gratuitas em dois dias, a semana cultural também vai oferecer artes cênicas. Entre os dias 26 e 28 de setembro, a Ambiental Crato realiza o projeto Teatro do Futuro, levando para três escolas públicas municipais uma experiência inovadora, que reúne teatro e tecnologia digital. O espetáculo, da Cia. Circo Teatro sem Lona, é encenado dentro de uma carreta climatizada para receber as crianças. A estrutura do veículo é equipada com recursos audiovisuais, permitindo projeções que tornam a peça mais lúdica.
É um projeto, realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, que tem por objetivo ensinar e orientar as crianças e adolescentes sobre a importância do saneamento básico para a melhora da qualidade de vida.
*Serviço:*
Cine Bom de Praça
Local: Praça da Sé
Data: 25 e 26 de setembro
Horário: a partir das 18h30
Teatro do Futuro – voltado aos alunos das Escolas
Dia 26: Escolas 18 de Maio e Educar Sesc
Local: Av. José Alves de Figueiredo, Nº 300, Centro.
Foto: Pedro Lobo entrega troféu à judoca, durante disputas do II Open Crato de Judô
"Esporte é vida, é saúde e aproxima as pessoas", disse Pedro Lobo, que acompanhou a abertura dos eventos, no sábado (23)
O vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) do município do Crato, Pedro Lobo, desenvolve um mandato com atuação voltada para o social. Na geração de renda, através da agricultura familiar e dos pequenos e micro negócios, no combate à insegurança alimentar, através dos programas Ceará Sem Fome e PAA, no acesso à moradia e na promoção do esporte,, Pedro Lobo procura sempre priorizar o bem-estar das pessoas, envolvidas em cada contexto.
II OPEN CRATO DE JUDÔ 2023
Na manhã deste sábado (23), Pedro Lobo participou da abertura do II Open Crato de Judô - por Equipes 2023.
O evento foi realizado no.Ginàsio Poliesportivo da URCA e contou com a presença de um bom número de atletas e simpatizantes da modalidade olímpica .
Em sua fala, Pedro Lobo ressaltou o excelente trabalho realizado pela Federação Cearense de Judô - FECJU, promotora do evento com o apoio da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Esporte e Juventude -Sejuv.
"É um momento importante de incentido ao esporte para os nosso jovens cratenses e caririenses pela importância do Judô para formação humana, no desenvolvimento físico e mental" ressaltou Pedro, quando destacou que o esporte não se restringe apenas a prática da atividade, mas envolve também uma série de ações, que vão do.lazer ao estímulo da economia local.
Participaram do evento, o Presidente da Federação Amaurilio Marques, o deputado estadual De Assis Diniz (PT), vereadores Pedro e Alex Saraiva, secretários municipais Tota Lobo (Serviços Públicos) e Henrily Rener (Esporte e Juventude).
COPA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE FUTEBOL
Ainda no sábado, no período da noite, na companhia do deputado estadual De Assis Diniz (PT) e uma multidão de desportistas, Pedro Lobo participou da abertura da Copa Nossa Senhora da Conceição de Futebol, na Areninha do Muriti Emanuel Messias Viola.
Hoje, dia 23 de setembro, é dia de darmos graças a Deus pela vida da filha de Santa Teresa Maria Sousa, Vice Superiora da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus e Diretora do CSTJ-Colégio Santa Teresa de Jesus.
Irmã Maria é uma mulher visionária, que traça a sua vida pelos princípios de sua congregação, que traz na sua vocação o carisma da caridade, da transformação de vida daqueles que precisam. Ela tem encantado a muitas pessoas através dos seus aconselhamentos e orientações nas suas andanças e através do Rádio, onde sempre nos oportuniza beber de sua sabedoria evangelizadora na FM 106,5 Somzoom FM Cariri no programa revista 106 aos domingos.
Apesar da sua juventude, tem uma experiencia de vida e evangelização muito robusta, adquirida pelo estudo, vivencia e obediência aos seus votos.
Irmã Maria traz no coração a serenidade, a compaixão, o amor acolhedor pelas crianças e jovens que lhe é característico e que tem feito a diferença na vida de muitos
“Viver intensamente cada dia que Deus nos oferece é a maior graça que podemos receber do Senhor. E especialmente hoje você precisa aproveitar esta jornada abençoada.
Desejo que a vida lhe seja sempre doce, leve e repleta de ternura. Não fuja dos desafios nem das dificuldades, até porque só assim descobrirá seu propósito neste mundo.”
Foto: Pedro Lobo acompanha a perfuração do poço profundo no sítio Caldeirão do Bom Sucesso, em Crato, com trabalhadores da agricultura familiar
Ação do Ver. Pedro Lobo (PT) Estado e Município viabiliza implantação de sistema de abastecimento d'agua na zona rural do Crato
"Com a parceria dos governos Estadual e Municipal estamos promovendo política pública, buscando melhorias nas estradas, capacitação, incentivo à produção e à comercialização, além de acesso à terra, à água e à energia", disse Pedro Lobo
A ações parlamentares do ex-deputado estadual e vereador Pedro Lobo (PT) voltadas para o campo têm produzido perspectivas positivas para o avanço da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município do Crato.
Com a parceria dos governos Estadual e Municipal, Pedro Lobo conseguiu junto à Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA.via Projeto São José IV, a perfuração de poços profundos e viabilizar a instalação de abastecimento d'agua, em várias comunidades.
SITIO CALDEIRÃO DO BOM SUCESSO EM PONTA DA SERRA
Após estudos realizados pelos técnicos da Superintendência de Obras Hídráulicas - Sohidra, os poços profundos começaram a ser instalados.
Sexta-feira, 15 de setembro, Pedro Lobo acompanhou a perfuração do poço do sítio Caldeirão do Bom Sucesso, junto de Galego do Caldeirão e Ze Wilson, agricultores da comunidade e de Nuclécio Silva, presidente da Associação Rural do Crato - ARC.
" Outras comunidades, entre elas, os sítios Matinha e Jenipapeiro, também serão contempladas," afirmou Pedro, quando ressaltou a importância da água potável para o consumo e a realização das atividades domésticas das famílias camponesas, como também na produção de alimentos, na criação de animais, na saúde e na geração de renda".
Pedro Lobo disse que segue a política do governo Elmano de Freitas e do presidente Lula, que é a universalização da água.
" O acesso à água é um direito de todos e em Crato, com a parceria do prefeito Zé Aílton Brasil, estamos trabalhando para garantir, além da água, melhores estradas, produção e comercialização de alimentos e acesso à energia, finalizou.
A Secretaria de Cultura do Crato vem a público esclarecer que a Escola de Música Maestro Azul não está finalizando seus serviços, como foi divulgado em alguns meios de comunicação. As aulas estão sendo suspensas temporariamente devido a queda nas transferências do Fundo de Participação dos Municípios e do ICMS, o que torna necessário conter despesas. A medida que atingiu a EMMA foi a suspensão do pagamento da gratificação dos professores, que são músicos da Banda Municipal do Crato. No entanto, as aulas serão retomadas no início do próximo ano.
O compromisso da Secretaria de Cultura e da administração municipal é preservar esse importante projeto cultural e garantir o acesso à educação musical para a comunidade do Crato.
Vale ressaltar que as medidas de contingenciamento visam, sobretudo, a preservação dos postos de trabalho dos servidores municipais, suspendendo temporariamente as gratificações, demonstrando o compromisso da gestão em preservar os empregos e manter os serviços essenciais para a população.
Agradecemos a compreensão de todos e estamos empenhados em superar os desafios atuais para continuar promovendo a cultura e a educação musical no município.
Legenda:Mudanças climáticas podem causar períodos com chuvas intensas e outros de calor elevado
Foto:Nilton Alves/Kid Júnior
Problemas de saúde e transtornos relacionados à chuva podem se multiplicar por causa da emissão de gases do efeito estufa
A rotina na capital cearense pode ser muito mais quente e prejudicada por chuvas intensas, devido às mudanças climáticas, no futuro. Isso porque Fortaleza pode elevar a temperatura média em 4°C e ter 40% a mais de chuvas até o ano de 2100. A estimativa, considerando os índices mais altos, é do portal Climate Information.
A plataforma “Informação Climática”, numa tradução para o português, é desenvolvida em parceria pelo Instituto Sueco de Meteorologia e Hidrologia, ligado à Organização Meteorológica Mundial, Programa Mundial de Pesquisa Climática e Fundo Verde do Clima, e usada por cientistas cearenses. Os dados consideram o histórico entre 1981 e 2010 para analisar as mudanças.
No momento, Fortaleza tem 27ºC de temperatura média e 1.600 milímetros (mm) de chuvas todos os anos, conforme registros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Caso o modelo preditivo seja confirmado, a temperatura média será de 31ºC, e a precipitação anual deve alcançar 2.224 mm.
Uma onda de calor, causada por uma área de alta pressão, afeta grande parte do Brasil e eleva a temperatura entre os Estados brasileiros nesta semana. Até o momento, não há uma definição sobre impactos para o Ceará. Os dados e análises apresentados nesta reportagem são referentes às mudanças climáticas com efeitos a longo prazo, e não causadas pelo fenômeno recente.
A projeção considera os indicadores mais altos onde há prejuízo da capacidade de dissipar calor com relação às emissões de gases causadores do efeito estufa. Mas qual deve ser o impacto prático no dia a dia do fortalezense?
“É difícil de responder porque modificaria praticamente tudo”, explica Marcelo Soares, pesquisador no Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC).
“Desde (a proliferação) de doenças, como zika, chikungunya e dengue, até a modificação do sistema econômico, porque todas as áreas litorâneas têm o risco de perda de negócios e movimentação pela possibilidade de alagamentos”, detalha o especialista.
Alexandre Costa, professor na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e doutor em Ciências Atmosféricas, pondera que, apesar da vantagem de estar no litoral, a população pode enfrentar problemas de saúde por desidratação e ondas de calor.
“Temos máximas que vão até os 34°C e, se sobrepor 4ºC, vai para uma temperatura maior do que a do corpo humano. Com a umidade alta a maior parte do ano, o suor não evapora, e o corpo perde essa capacidade regulatória”, analisa.
A reportagem procurou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a respeito do tema, mas não há estudos sobre mudanças climáticas na instituição.
TRANSTORNOS COM CHUVAS
Alexandre Costa considera que a estimativa em relação à precipitação é mais incerta, mas diversos modelos climáticos apontam o aumento de chuvas no litoral nordestino. Avisos sobre esses efeitos, inclusive, não são recentes. No início dos anos 2000, o especialista já abordava o assunto.
“Por que não nos ouviram? No Rio Grande do Sul, há uma tragédia sem limites. Estamos vendo sistematicamente, e isso é a ‘digital’ do aquecimento global produzido pelo aumento de gases do efeito estufa”, questiona o pesquisador.
Chuvas intensas e enchentes atingiram várias cidades do Rio Grande do Sul, onde além da devastação de casas, pontes, lojas e outras infraestruturas, causaram quase 50 mortes. Os desastres estão relacionados a um ciclone extratropical.
Já na Líbia, país no Norte da África, as chuvas torrenciais causaram milhares de mortes e cerca de 10 mil pessoas estão desaparecidas. Os dois locais foram afetados no início deste mês.
“Com chuvas mais severas, há o risco maior de alagamento, e todas as áreas mais próximas de rios ficam muito mais sujeitas a alagamentos e enchentes. Temos uma cidade construída numa lógica de impermeabilização, de asfalto e concreto”, detalha Alexandre sobre a situação de Fortaleza.
Sem o cuidado com as margens de lagoas ou outros corpos hídricos, como acrescenta, as chuvas concentradas são capazes de multiplicar os “episódios de caos na cidade”. Além disso, há mais problemáticas com a elevação do nível do mar.
CARACTERÍSTICAS DE FORTALEZA
Para entender o impacto das mudanças climáticas em Fortaleza, é preciso analisar as características reunidas no Plano Local de Ação Climática, elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seuma) e publicado em 2020.
Uma delas é o fato de a cidade ter uma das maiores densidades populacionais do País, com 8.579,59 habitantes por quilômetro quadrado, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, 78,8% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização.
O documento também considera o desafio das ocupações em áreas de risco e da população vivendo em assentamentos precários. Fortaleza possui 89 pontos considerados de risco, monitorados pela Prefeitura, como mostrou o Diário do Nordeste.
Também foi notado que os fortalezenses dão prioridade ao transporte individual motorizado em relação ao transporte público, segundo análise da Pesquisa Origem-Destino de 2019. Os resultados mostram que 26% das pessoas se locomovem de carro, 9% de motocicleta e 28% das pessoas usam ônibus.
O QUE É POSSÍVEL FAZER PARA EVITAR ISSO?
Estamos numa emergência na qual a população em situação de vulnerabilidade social está mais exposta. Por isso, as ações precisam sair do debate e ganhar ações práticas, como analisa Alexandre Costa.
“É preciso fazer uma transição ecológica profunda e isso não é algo mais que pode ser adiado, é algo que envolve mudança nas formas de energia e de produção de alimentos, precisamos encerrar o desmatamento, recuperar áreas degradadas com reflorestamentos, rever a agropecuária”, lista.
Marcelo Soares acrescenta que é preciso manter as áreas verdes e aumentar a arborização em Fortaleza porque esses espaços protegem contra o calor e absorvem carbono – elemento químico associado às mudanças climáticas.
“O incentivo ao transporte público tem que ser prioridade máxima, porque a maioria das emissões são de carro, por exemplo”, completa Marcelo. O transporte coletivo, inclusive, pode substituir o uso do diesel e gasolina por eletricidade, hidrogênio ou energia solar para reduzir as emissões.
“Outra questão é o modo de energia, incentivar cada vez a energia solar nas casas, embora a gente tenha muita energia renovável, ainda usamos muito o carvão, como a termelétrica que gera uma emissão imensa”, completa.
Toda orla está sob risco, desde a Barra do Ceará até o Cocó, Praia do Futuro e tudo. Estamos fazendo só coisas paliativas e já estão aparecendo outras tecnologias que podem proteger melhor.