terça-feira, 26 de julho de 2022

Personalidades do protagonismo feminino negro cratense recebem a comenda Maria do Espírito Santo


A luta pelo protagonismo feminismo negro marca a entrega da Medalha Maria do Espírito Santo, solenidade realizada pela Prefeitura do Crato na segunda-feira, 25, no auditório do Paço Municipal, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Maria do Espírito Santo, mais conhecida como Madrinha Espírito Santo, era uma mulher negra que residiu em Crato, por mais de sessenta anos, servidora pública municipal, líder de religiosidades africanas (Mãe de Santo de Umbanda), benzedeira, teve sua vida pautada na solidariedade às pessoas em situação de vulnerabilidade social, protagonizando constantes ações humanitárias às pessoas em diferentes necessidades.

Na ocasião, Dona Edite Dias de Oliveira, Teresinha Alves da Silva (Dona Têca) e Francisca Alves da Silva receberam a referida comenda, que homenageia aquelas mulheres que desenvolvem um trabalho contra as desigualdades estruturais de raça e gênero.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, agradeceu a família de Maria do Espírito Santo por permitir que o seu nome seja símbolo e homenagem para outras mulheres, diante do reconhecimento de todo o trabalho que ela desenvolveu. Ele destacou esse como um momento especial, de reconhecimento às grandes mulheres que fizeram a diferença na cidade do Crato. "A partir de hoje, como Tereza de Benguela, Dona Maria do Espírito Santo passa a ser símbolo das mulheres negras da cidade do Crato, com garra e com coragem. Aqui tem três mulheres que não são ricas materialmente, mas que a riqueza está no coração e no amor ao próximo", disse.

As homenageadas agradeceram a comenda e destacaram a importância desta para enaltecer uma luta tão relevante para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo no município do Crato.

Também estiveram presentes, o filho da Dona Maria do Espírito Santo, Francisco das Chagas Silva; a Assessora Especial de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, Otonite Cortez; a Coordenadora da Casa da Mulher Cearense no Cariri, Mara Guedes; a Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Janaína Leite; a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense, Tammy Lacerda; a representante do GRUNEC, Valéria Carvalho; a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Celiane David; o vereador Flávio Bantim (Cajuí); secretários municipais, e movimentos sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário