quinta-feira, 29 de julho de 2021

Com dois gols de pênalti, Fortaleza vence CRB e abre vantagem na Copa do Brasil


Atacante Wellington Paulista comemora gol no jogo Fortaleza x CRB, na Arena Castelão, pela Copa do Brasil(foto: Fábio Lima/O POVO)

Leão sai atrás do placar, mas Wellington Paulista marca duas vezes e decreta virada por 2 a 1. Tricolor precisa apenas de empate no duelo de volta para avançar às quartas de final

OFortaleza tomou um susto e saiu atrás do placar, mas contou com a eficiência do experiente artilheiro Wellington Paulista em cobranças de pênaltis para virar o jogo e bater o CRB-AL por 2 a 1, nesta quinta-feira, 29, na Arena Castelão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado deixa a equipe do Pici em vantagem no duelo de volta para avançar à próxima fase.

O Tricolor dominou a partida, mas sofreu gol de Nicolas Careca na reta final do primeiro tempo. Na segunda etapa, com a entrada do camisa 9, as duas penalidades foram convertidas e asseguraram o resultado positivo dentro de casa.

O confronto de volta entre as equipes será na próxima quarta-feira, 4, às 16h30min, no estádio Rei Pelé, em Maceió. O time de Juan Pablo Vojvoda precisa apenas de um empate para garantir vaga. O classificado avança às quartas de final do torneio regional e embolsa premiação de R$ 3,45 milhões.

Antes disso, porém, o Leão volta a campo para disputar Clássico-Rei contra o Ceará, no próximo domingo, 1º, a partir das 20h30min, no Castelão, pela 14ª rodada da Série A.

O jogo

Sem contar com o zagueiro Marcelo Benevenuto, que já atuou na Copa do Brasil pelo Botafogo-RJ, o técnico Juan Pablo Vojvoda deu vez a Jackson na defesa do Fortaleza. Romarinho apareceu no posto de Matheus Vargas, poupado, e Marcelo Boeck se manteve entre os titulares.

Em busca do resultado positivo, o Tricolor se lançou ao ataque desde os primeiros instantes. Logo aos 50 segundos, David fez jogada individual pela esquerda, encarou dois marcados e invadiu a área para chutar por cima do gol de Diogo Silva. O CRB-AL respondeu aos dois minutos, quando Boeck errou passe na saída de bola, Nicolas Careca aproveitou e rolou para Diego Torres, que arrematou de primeira para fora.

Daí em diante, com maior posse de bola e presença absoluta no campo ofensivo, o Leão assumiu as rédeas da primeira etapa e dominou. Aos 11, David recebeu passe na área, fintou o marcador e reclamou de pênalti ao ser tocado. O árbitro Paulo Roberto Alves Júnior foi acionado para revisar o lance na cabine do VAR, manteve a decisão de campo e não marcou pênalti.

Quatro minutos depois, após troca de passes, Yago Pikachu recebeu bola na ponta direita, cruzou, David tentou desviar, mas Reginaldo cortou na frente do gol e mandou para escanteio. Aos 22, Éderson arriscou chute colocado por cima do gol e levou perigo.

Com ritmo de menor intensidade na reta final do primeiro tempo, o Galo da Pajuçara aproveitou um lance de bola parada para abrir o placar: aos 40 minutos, Gum cobrou falta da intermediária e fez lançamento para Nicolas Careca, que emendou de primeira e encheu o pé para superar Boeck e abrir o placar. O assistente apontou impedimento, mas o lance foi revisado pelo VAR e o gol foi validado.

Na volta do intervalo, o Fortaleza mostrou volume de jogo para tentar balançar as redes e também cedeu espaços, o que quase permitiu ao time alagoano a chance de ampliar o placar. Ainda no primeiro minuto, Lucas Crispim fez cruzamento, a zaga visitante cortou mal, Romarinho pegou a sobra e encheu o pé dentro da área, mas Diogo Silva se esticou para fazer boa defesa.

Cinco minutos depois, Robson recebeu passe rasteiro em profundidade, tocou para Romarinho, que rolou para David, e o camisa 17 finalizou cruzado para defesa do goleiro alvirrubro. No contra-ataque, Nicolas Careca partiu em velocidade pela esquerda, invadiu a área e tocou para Diego Torres, que recebeu livre e mandou por cima da meta tricolor.

Aos oito minutos, Lucas Crispim cobrou falta colocada da entrada da área, e Diogo Silva apareceu novamente para defender. Aos 13, Pikachu experiementou chute de perna esquerda por cima da meta. Sete minutos mais tarde, Crispim achou Pikachu na entrada da área, e o camisa 22 rolou para Matheus Vargas, que bateu colocado, de primeira, à esquerda de Diogo Silva com perigo.

A pressão dos donos da casa surtiu efeito e se traduziu em bola na rede. Aos 24 minutos, Wellington Paulista recebeu lançamento na área, caiu em disputa com Gum, e o árbitro marcou pênalti. O próprio camisa 9 cobrou forte no canto superior e converteu. Cinco minutos depois, Yago Pikachu chutou para o gol, a bola desviou na mão de Reginaldo, e o VAR acionou o árbitro, que marcou novo pênalti. Wellington Paulista bateu de novo para fazer 2 a 1.

Com a mudança no placar, o CRB-AL se lançou ao ataque para tentar arrancar o empate, o Fortaleza aproveitou os espaços nos contragolpes. Aos 35, Felipe avançou com a bola até a entrada da área e tocou para Robson, que finalizou rasteiro e viu Diogo Silva evitar o terceiro gol com o pé. Nos minutos finais, o Tricolor segurou as investidas do time alagoano e garantiu o triunfo.

Fortaleza e CRB-AL disputam a primeira partida pelas oitavas de final da Copa do Brasil na tarde desta quinta-feira, 29, a partir das 16h30min, no Castelão. Forte em casa, o Tricolor tentará construir uma vantagem para o jogo da volta, em Alagoas, na próxima semana. Já o clube Regatiano está 100% como visitante na competição e pensa em levar pelo menos um empate para casa.

Fortaleza

3-5-2: Marcelo Boeck; Tinga, Jackson, Titi; Pikachu, Felipe, Éderson, L. Crispim, Romarinho; Robson, David. Téc: Vojvoda

CRB

4-3-3: Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Caetano, Marthã; Guilherme Romão, Erik, Jean Patrick; Careca, Diego Torres e Bressan, Erick. Téc: Alan Aal

Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 29/7/2021
Horário: 16h30min
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior-PR
Assistentes: Rafael Trombeta-PR e Victor Hugo dos Santos-PR
VAR: Adriano Milczvski

OMaracanã vai abrir as portas esta quinta (29), às 20h (horário de Brasília), para Flamengo e ABC-RN. É a primeira partida do duelo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe carioca estreia na competição deste ano, já o time potiguar deixou para trás Rio Branco de Venda Nova (ES), Botafogo e Chapecoense.

Rádio Nacional transmite Flamengo e ABC com transmissão de André Luís Mendes, comentários de Waldir Luiz e plantão Bruno Mendes.

 O técnico Renato Gaúcho tenta a quinta vitória consecutiva desde que assumiu o clube, mas deve poupar alguns titulares para enfrentar o Corinthians no próximo domingo (1° de agosto), no Itaquerão, pelo Campeonato Brasileiro.

“Nós estamos no caminho certo. O objetivo maior é a Libertadores, mas não vamos abrir mão da Copa do Brasil e do Brasileiro. Com o elenco montado vamos andando em todas competições”, analisou Renato.



Futebol (CBF), mesmo sem um presidente de fato em exercício, avança na discussão sobre público nos estádios. A entidade quer usar as quartas de final da Copa do Brasil, previsto para o dia 25 de agosto, como teste para validação. A torcida do Fortaleza teria a oportunidade de participar, caso o Leão elimine o CRB nas oitavas.

A ideia da confederação é de colocar no máximo 30% da capacidade do estádio nas partidas. Ainda haveria um setor exclusivo para pessoas completamente imunizadas. Para os que não tiverem tomado a vacina, a comissão médica planeja pedir o PCR realizado com 72 horas de antecedência ou um antígeno com 48 horas prévias. Independentemente da área, a ideia é de ter ao menos quatro cadeiras de distância entre torcedores.

A comissão médica da CBF já está desenvolvendo um protocolo de segurança para as 12 possíveis cidades que poderão estar nas quartas de final (Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juazeirense, Maceió, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Santos e São Paulo). Os números considerados para as meditas tomadas serão: infecções por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mortalidade por milhão e número de imunizados.

Enquanto as ideias não se consolidam de maneira formal, o Fortaleza busca a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. O Tricolor encara o CRB nesta quinta, 29, às 16h30min, na Arena Castelão, fazendo o jogo de ida da competição.


Por O Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário