segunda-feira, 21 de outubro de 2019

SECULT Crato e Aliás Editora promovem trabalho literário visando o empoderamento de mulheres no bairro Alto da Penha




A Secretaria de Cultura do Crato (SECULT), em parceria com a Aliás Editora, está realizando trabalho de escrita e escuta afetiva com a comunidade de mulheres do bairro Alto da Penha.


De acordo com o gestor da SECULT, Wilton Dedê, o trabalho foi feito durante a semana (entre os dias 14 a 18 de outubro), junto às mulheres moradoras do referido bairro, que vão contando suas histórias e memórias afetivas costuradas a sentimentos de pertencimento ao território em que vivem desde a infância. “Esse projeto casou com o trabalho de propor uma nova dinâmica às Bibliotecas do Crato, nesse caso específico, me refiro a Biblioteca Luiz Cruz que fica no bairro Alto da Penha”, destacou.

Daqui a cerca de 30 dias, novos encontros acontecerão com mais depoimentos de mulheres da localidade e nesse pressuposto, a culminância do projeto será a publicação de um livro bilíngue salvaguardando as memórias afetivas dessas mulheres que alicerçam esse território.

“Uma ação que promove o empoderamento feminino, bem como melhorias na vida das pessoas que dela participam, e tendo como uma das premissas o incentivo à cultura”, reitera Dedê.



A Aliás é um coletivo editorial formado por mulheres - de diferentes origens e saberes - que surgiu no mundo para produzir livros, livros artesanais, zines e novos suportes para as literaturas. "Dez mulheres empenhadas e felizes em buscar audibilidade, vez, cor, ouvidos, abraços ao que - nós mulheres - quisermos ser. Publicações de mulheres. Ações de mulheres inspiradas e dispostas a criar novos suportes para textos e imagens literárias. Partindo da artesania e da produção de zines, nós publicamos contos, crônicas, cartas, receitas, poesias e narrativas do cotidiano escritas exclusivamente por mulheres. São elas, as escritoras e as artistas, que nos inspiram, que movem nossos mundos, que desbravam horizontes perto de nossos olhos. Mulheres que encontraram expressões e potências na palavra escrita, sentida e falada", descreve a página da editora, que tem base na capital cearense, Fortaleza, mas faz intercâmbio com Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

​Além do trabalho de confecção de objetos literários, a editora objetiva realizar encontros, saraus, debates, exibições, conversas e diversas ações em equipamentos públicos e particulares. A Aliás funciona não apenas como uma publicadora, mas, sim, como um centro de pulsão e propulsão de movimentos literários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário