Foi aberto na manhã desta segunda-feira, dia 28, na Biblioteca Publica do Crato, o curso de leitura e escrita em Braille. É uma realização em parceria, entre a administração municipal, através da Secretaria de Cultura e o sistema estadual de bibliotecas. O curso de Braille será encerrada na próxima quarta-feira.
Coordenadores de bibliotecas públicas municipais e comunitárias, bem como monitores e professores de diversos municípios do Cariri e Centro-Sul como (Iguatu, Jucás, Farias Brito, Assaré, entre outros), estão participando do curso.
O instrutores do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, com sede em Fortaleza, Marcos Rodrigues e Lúcia Frota deverão falar sobre a importância do criador do sistema de leitura em Brailler, Louis Braille, para as pessoas portadoras de deficiência visual; ainda deverão orientar os participantes sobre o sistema, bem como vão ensinar como escrever e ler no sistema Braille.
Hoje, muitas pessoas com deficiência querem levar uma vida normal e aprender a ler e a escrever que é fundamental para melhorar as relações das pessoas com deficiência visual com o seu contexto social e com o mundo mais distante.
Rayara Góis é do município de Assaré. Ela acredita que com a aprendizagem que o curso de Braille deve oferecer vai facilitar a repassar para todas aquelas pessoas que sonham em escrever e ler, mais ainda não foi possível. Agora vamos poder realizar seu sonho.
Maria do Carmo é do município de Jucás. Ela disse que existem várias crianças do deficiência visual no município de Jucás e todas estão aguardando de poder ler e escrever. "o curso de Braille aqui em Crato, através da secretaria de Cultura e Biblioteca Pública vamos realizar o sonho dessas crianças", disse Maria do Carmo.
A secretária adjunta de Cultura do Crato, Cléa Feitosa, que participou da abertura do curso,disse que o objetivo é capacitar as pessoas e ao mesmo tempo fazendo inclusão; Também permite as pessoas ajudar as pessoas que é o mais importante.
O secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê , que está de viajem á Recife a serviço do município, destacou a parceria da administração do prefeito Zé Aílton Brasil com o Sistema Estadual de Bibliotecas e as diversas ações e projetos desenvolvidos pela pasta. Dedê enfatizou o Alpendre Literário, a Oficina de Contação de História, entre outros. "Já realizamos curso de inglês básico, de informática básica para melhor idade, curso de leitura em Libra, todos gratuito para comunidade, afirmou Wilton Dedé.
Próximo curso
O secretário de Cultura finalizou informando que o próximo curso será na área de educação ambiental para alunos de escolas públicas. Na oportunidade eles aprender a fazer uma horta suspensa com aproveitamento de material reciclável
Nenhum comentário:
Postar um comentário