O Centro Cultural do Banco do Nordeste – CCBNB, em Juazeiro do Norte, receberá exposição do artista/educador, Alexandre Lucas. A abertura será no dia 01 de junho, às 19h, na galeria do 5º andar.
A exposição de caráter interativo possibilitará que o público tenha a oportunidade desenhar, carimbar, pintar e levar parte da exposição para casa. Essa interatividade com o público é uma característica da poética desenvolvida pelo artista.
A exposição denominada “Xela” reúne desenhos reproduzidos em lambe-lambe, carimbos, adesivos, imãs e fotocópias. As imagens remetem a relação do artista com a pichação e ao mesmo a multiplicação de silhuetas de rostos.
Para a professora Fernanda Maria Macahiba Massagardi, pós-doutora em Artes, a linha, muitas vezes ininterrupta, das obras de Alexandre Lucas convida o olhar do espectador ao movimento. Ela destaca que esse trabalho é uma abstração que convida à busca da forma e diz que associar a linha precisa às constelações de Miró ou aos desenhos de Matisse é inevitável. Fernanda enfatiza que o aspecto do jogo está presente, na medida em que desperta no público o desejo de interação, seja nos espaços que podem vir a ser cor como na continuidade da linha.
Alexandre Lucas é integrante do Coletivo Camaradas e tem um trabalho estético que visa aproximar a relação artista, obra e público, tanto no campo da literatura como nas artes visuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário