terça-feira, 13 de agosto de 2024

Montadora vai produzir 40 mil carros elétricos por ano e gerar até 9 mil empregos no CE


Investimento inicial é de R$ 400 milhões, com foco na produção de veículos híbridos e elétricos de diversas marcas. Primeiros carros já devem ser entregues no 1º semestre de 2025


O Ceará fechou acordo para receber uma indústria automotiva multimarcas, que produzirá carros elétricos e híbridos, com um investimento inicial de R$ 400 milhões, assinado com a Comexport, uma gigante do comércio exterior.

Esta Coluna antecipou em primeira mão o empreendimento, cujos detalhes estão sendo revelados pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, e pelo governador Elmano de Freitas, nesta sexta-feira (9), em Fortaleza.

A projeção é que os primeiros carros já saiam da linha de montagem no primeiro semestre de 2025. A indústria terá capacidade de produzir 40 mil veículos na primeira fase.

A implantação dessa planta multimarcas no Ceará é pioneira no Brasil e representa mais desenvolvimento econômico e oportunidades para o nosso povo. É resultado de um trabalho de articulação e planejamento para atrair esse importante empreendimento, que é muito maior do que uma indústria automobilística. O Polo Automobilístico é um modelo, bem-sucedido em outros países. O nosso compromisso é atrair mais empresas, oferecendo mão de obra qualificada e uma localização estratégica privilegiada."
Elmano de Freitas
Governador do Ceará

Liderada pelo governador, a prospecção do investimento passou por diversas etapas, entre viagens, reuniões no Brasil e exterior, negociações e ajustes burocráticos, tendo como como um dos principais articuladores o presidente da Adece, Danilo Serpa.

O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que o novo polo deve fazer o Ceará avançar no processo de neoindustrialização. “É um marco importante. O Ceará tem questões fundamentais: energia limpa, renovável, tem tudo para avançar no hidrogênio de baixo carbono, a questão do aço, e também educação de qualidade, isso faz a diferença nos recursos humanos”, disse.

Entenda o modelo de multimarcas

Montadora
Foto: Divulgação

O projeto do Polo Automobilístico do Ceará, a ser construído em Horizonte, na Região Metropolitana, vai operar sob um modelo inovador para o Brasil.

Trata-se, portanto, de um novo despertar da indústria cearense, que gerará frentes inexploradas de renda e emprego para a população.

Para a deputada estadual Jô Farias, de Horizonte, o empreendimento será crucial para mudar a realidade de milhares de pessoas no município. 

“É um projeto que traz desenvolvimento para a cidade. É a oportunidade de gerar emprego com carteira assinada e botar comida na mesa de muita gente”, diz a parlamentar.

Por Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário