
Local é o ponto turístico mais visitado do país pelos estrangeiros. Segundo pesquisa da FGV, o Cristo gera quase R$ 1,5 bilhão para a cidade do Rio por ano e mais de 21 mil empregos diretos e indiretos.

O monumento símbolo do país está completando 90 anos.
É o maior abraço do Rio. Do alto do Corcovado para o Brasil e o mundo. O monumento do Cristo Redentor chega aos 90 anos, e uma pesquisa inédita da Fundação Getúlio Vargas mostra que o santuário é muito mais do que um símbolo turístico e religioso.
“É um Cristo solidário, um Cristo que gera recursos, que agrega valor aos imóveis, ao nosso layout... A nossa propaganda. Ele é o garoto propaganda do Brasil”, afirma Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor.
Os números da FGV mostram isso: o Cristo gera quase R$ 1,5 bilhão para a cidade do Rio por ano. Mais de 21 mil empregos diretos e indiretos. São guias, funcionários de hotéis, motoristas. A pesquisa também avaliou que os turistas ficam um dia a mais na cidade só para visitar o Cristo.
“A primeira coisa que eu vim fazer é ver o Cristo, antes de ir na praia. É uma experiência muito maravilhosa ver o Cristo tão de pertinho. A gente só via pela TV”, conta a bancária Daniele Pacheco.
Nesse aniversário, a Globo, que nasceu aos pés do Redentor, homenageia esse símbolo de paz e união, mostrando um pouco do que ele já viu nesses 90 anos.
O Cristo Redentor é o ponto turístico mais visitado do Brasil por estrangeiros. Em média, 35% dos visitantes vem do exterior; 44% são brasileiros (mas de fora do Rio); e apenas 8% moram na cidade. Só que ele está sempre de braços abertos.
A quase 50 quilômetros do Corcovado, na Zona Norte do Rio, vive Dona Conceição. Da janela, nada de Cristo. Mas, nas rezas, ela nunca deixou de pedir uma visita ao Redentor.
“Eu tenho fé que não vai faltar oportunidade. Eu que já estou com 65. Então, já já está na hora de eu ir visitar o Cristo Redentor”, diz a cozinheira Conceição Aparecida.
Chegou o dia: “Eu nem acredito. Muito obrigada, gente! Olha, tem que me beliscar para eu saber que é verdade mesmo”, vibra Conceição.
“Emocionada porque eu estou realizando um sonho. Um sonho de criança. Só quem ama que pode sentir esse amor”, comemora Dona Conceição.
Ela conheceu também a capela do santuário, que tem o nome de Nossa Senhora Aparecida. O Cristo foi inaugurado no dia 12 de outubro, dia da santa, de quem Dona Conceição é devota.
“Quem está ganhando o presente sou eu! Conservadíssimo! Noventa anos, né?”, diz Conceição.
No g1, você encontra agora as curiosidades sobre o monumento do Cristo Redentor. É só acessar g1.com.br. Mas fica ainda mais prático ver os números impressionantes sobre a estátua no aplicativo do g1 no celular. Pode baixar agora se você ainda não tiver.
Por G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário