Em uma noite de muita alegria e com sentimento de gratidão, a Prefeitura do Crato, por meio da Assessoria de Políticas Públicas voltadas para a população LGBT, realizou nesta segunda-feira, 16, no auditório da Prefeitura, o encerramento do primeiro Curso de Confeiteiro para o público LGBTQIA+ do município. O evento abre a Semana 17m Crato, em alusão ao Dia Internacional contra a LGBTFobia.
O curso contou com a parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), pertencendo ao Programa Criando Oportunidades, e que teve como instituição realizadora o Instituto Maria da Hora.
Em nome dos participantes, a aluna Elizângela Furtado agradeceu pela oportunidade em poder fazer um curso que irá abrir muitas portas. "Esse curso é um pontapé para nossas vidas. É um novo recomeço. E que a população também entenda que nós somos gente", disse.
O Assessor Especial de Políticas Públicas LGBT, André Lacerda, ressaltou o início da Semana 17M Crato, e quais ações serão realizadas. "Essa é uma semana de ações e reflexões contra o preconceito e todas as formas de discriminação. Esse curso foi destinado a atender a demanda de qualificação dessa população".
No ato representando o prefeito Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito André Barreto destacou o papel que a Coordenação de Direitos Humanos e Movimentos Sociais vem exercendo dentro da política de direitos das mais diversas populações. "O objetivo é promover a igualdade e diminuir o preconceito e a discriminação aqui no nosso município", frisou.
Na ocasião, foram transmitidas mensagens de algumas personalidades aos alunos concludentes, entre elas, da primeira-dama do Crato, Aldalice Pinheiro. E também fixada a placa que proíbe a discriminação, em estabelecimentos públicos e privados, por orientação sexual ou identidade de gênero.
Também estiveram presentes, a Coordenadora Especial de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, Otonite Cortez, o Coordenador do Programa Criando Oportunidades, Natanael de Holanda, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Social, Hermínio Brasil, o vereador Tiago Esmeraldo, a instrutora do curso de confeiteiro, Fernanda Medeiros, secretários municipais e familiares dos concludentes.
Descerramento de placa
Antes de iniciar a solenidade de entrega dos certificados aos concludentes, houve o descerramento da placa que estabelece a proibição na Prefeitura, de qualquer prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero, em cumprimento à lei musical 3825/2021 e a lei estadual 17480/2021. O paço municipal é o primeiro dos estabelecimentos do poder público municipal a receber a placa.
É o Crato na construção de uma sociedade justa na igualdade de oportunidades a todos os públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário