segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Grupos de capoeira ocupam comunidade do Gesso


Desde o ano passado os grupos de capoeira vêm ocupando a comunidade do Gesso, no Crato. As rodas dos capoeiristas acontecem na quadra da localidade. O último encontro aconteceu no domingo, 09 de janeiro, reunindo nove grupos da região do Cariri. O evento aconteceu durante a Trocaria, a feira de sustentabilidade que é realizada mensalmente pelo Coletivo Camaradas. 

A intenção das rodas de capoeira é aproximar os grupos da região do Cariri e reafirmar a identidade cultural e ancestral desta prática que envolve pessoas de várias idades e gêneros numa junção de dança, música, prática esportiva, luta, história e arte. O encontro protagonizados pelos capoeiristas também contribui para o fortalecimento do Território Criativo do Gesso que é composto pelos Bairros Pinto Madeira, Santa Luzia, São Miguel, Palmeiral e Centro.  Os capoeiristas também contribuem para a movimentação da economia local, foi adotada durante a feira a moeda social “Lourenço”, em homenagem ao beato negro José Lourenço, líder do movimento comunitária Caldeirão da Santa Cruz.     

A rodas de capoeira acontecem uma vez por mês reunindo capoeiristas das cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha.

Grupos presentes na última Roda de Capoeira: Embondeiro Capoeira, Ponto de Cultura Espaço Capoeira, Associação de Capoeira Ginga do Cativeiro, Associação de Capoeira Gunga Médio e Viola, Terreiro Capoeira, Mulheres em Movimento, Associação de Capoeira Alforria, Filhos de Zambi Capoeira e Pura Capoeira em Movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário