Ao todo, dezesseis equipes nordestinas divididas em dois grupos miram o título da Lampions. Ceará e Fortaleza, em 2022, serão os únicos participantes do Nordestão que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro
A Copa do Nordeste 2022 tem início neste fim de semana com quatro jogos da primeira rodada. O trio cearense, Ceará, Fortaleza e Floresta, só estreia nos dias 29 e 30 de janeiro, após pedidos do Vovô e Leão pelo adiamento das partidas. Ao todo, dezesseis equipes nordestinas divididas em dois grupos miram o título da Lampions.
Os estados do Ceará e Paraíba são quem mais possuem representantes na competição, com três clubes cada um. Os paraibanos são representados pelo Botafogo, Campinense e Sousa.
Com dois clubes cada estão os estados da Bahia, de Alagoas e de Pernambuco. A dupla baiana é formada por Bahia e Atlético de Alagoinhas. Os alagoanos têm o CSA e CRB na Copa do Nordeste, enquanto os pernambucanos, Sport e Náutico.
Com um representante, estão Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe: Sampaio Corrêa-MA, Altos-PI, Globo-RN e Sergipe.
Ceará e Fortaleza, em 2022, serão os únicos participantes da Copa do Nordeste que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro. Com o rebaixamento de Bahia e Sport em 2021, a Lampions terá seis integrantes da Segundona. Além do Esquadrão e do Leão da Ilha, estão na Série B: CSA, CRB, Náutico e Sampaio Corrêa.
O Nordestão terá ainda quatro clubes da Série C, entre eles o Floresta. Os outros são: Altos, Botafogo-PB e Campinense. Os clubes da quarta divisão são: Atlético de Alagoinhas, Sousa, Globo e Sergipe.
Com Ceará e Fortaleza como os principais favoritos da edição 2022, o futebol cearense pode somar a quarta final consecutiva de Copa do Nordeste. Desde 2019, Vovô ou Leão disputa a decisão. Há três anos, o Tricolor superou o Botafogo-PB e conquistou o primeiro título do certame regional.
Nos últimos dois anos, o Alvinegro enfrentou o Bahia na final. Em 2020, o time do Porangabuçu conquistou o bi da competição. Em 2021, o Esquadrão levou a melhor e se tornou tetra do Nordestão.
Detalhe para a presença do Floresta na Lampions deste ano. O Verdão da Vila Manoel Sátiro conseguiu a classificação para a fase de grupos após superar o Santa Cruz e o Ferroviário na pré-Copa do Nordeste. Desta forma, o futebol cearense terá pela primeira vez três representantes no torneio.
Jogos da primeira rodada
1ª RODADA
22/1
CRB x Sport - 17h45min (Rei Pelé)
Bahia x Sampaio Corrêa - 17h45min (Fonte Nova)
>>> VEJA A TABELA COMPLETA DA COPA DO NORDESTE 2022
23/1
Altos x Atlético de Alagoinhas - 16 horas (Felipão)
Sousa x CSA - 18 horas (Marizão)
25/1
Náutico x Campinense - 20 horas (Aflitos)
26/1
Botafogo-PB x Sergipe - 19h30min (Almeidão)
1/2
Ceará x Globo (Castelão)
2/2
Floresta x Fortaleza (Castelão)
*Após solicitações de Ceará e Fortaleza, os jogos dos cearenses na primeira rodada foram alterados para o início de fevereiro. Desta forma, a estreia do Vovô, Leão e Floresta no Nordestão será na segunda rodada. O Alvinegro visitará o Sergipe, no dia 29 de janeiro, enquanto o Verdão viajará até a cidade de Ceará-Mirim-RN para encarar o Globo. Em 30 deste mês, o Tricolor receberá o Sousa em casa.
Grupos
A primeira fase da Copa do Nordeste divide as equipes em dois grupos, A e B, cada um com oito clubes. As chaves foram definidas após sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, no último dia 6 de dezembro.
O Fortaleza está no grupo A junto com: Atlético de Alagoinhas, CSA, Campinense, Globo, Sampaio Corrêa, Sergipe e Sport.
Ceará e Floresta integram a chave B junto com: Altos, Bahia, Botafogo, CRB, Náutico e Sousa.
Campeões
Nove clubes ergueram a taça da Copa do Nordeste em 18 edições realizadas. Os baianos são os maiores vencedores da competição. Com título conquistado em 2021 sobre o Ceará, o Bahia igualou os quatro títulos do Vitória, que era até então o maior campeão do certame. O Ceará tem dois troféus, enquanto o Fortaleza, um.
Veja abaixo a lista completa de campeões:
- Vitória - 4 (1997, 1999, 2003 e 2010)
- Bahia - 4 (2001, 2002, 2017 e 2021)
- Sport - 3 (1994, 2000 e 2014)
- Ceará - 2 (2015 e 2020)
- América-RN - 1 (1998)
- Campinense - (2013)
- Santa Cruz - 1 (2016)
- Sampaio Corrêa - 1 (2018)
- Fortaleza - 1 (2019)
Regulamento
Os clubes enfrentam os adversários da chave oposta. Portanto, os times do grupo A encaram as equipes do B. Os quatro melhores posicionados de cada lado avançam para o mata-mata. A classificação é definida após oito rodadas.
Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes no fim da primeira fase, o desempate para efeito de classificação será definido observando os critérios abaixo:
- Maior número de vitórias
- Maior saldo de gols
- Maior número de gols pró
- Menor número de cartões vermelhos recebidos
- Menor número de cartões amarelos recebidos
- Sorteio
Com exceção da decisão, disputada com ida e volta, as quartas de final e semifinal serão realizadas em jogos únicos.
Nas quartas, os times enfrentarão oponentes da mesma chave, com o primeiro colocado encarando o quarto, enquanto o segundo jogará contra o terceiro. Veja abaixo:
- 1º do grupo A x 4º do grupo A
- 2º do grupo A x 3º do grupo A
- 1º do grupo B x 4º do grupo B
- 2º do grupo B x 3º do grupo B
Já nas semifinais os clubes de chaves opostas voltarão a se enfrentar. Veja abaixo:
- Vencedor do 1º do grupo A x 4º do grupo A enfrenta o vencedor do 2º do grupo B x 3º do grupo B
- Vencedor do 1º do grupo B x 4º do grupo B encara o vencedor do 2º do grupo A x 3º do grupo A
Em caso de empate nas partidas disputadas nas quartas de final e semifinal, a classificação será definida através das cobranças de pênaltis.
Na final, em caso de empate em pontos ganhou entre os dois times após os confrontos de ida e volta, a definição sobre o campeão observará os seguintes critérios:
- Maior Saldo
- Cobrança de pênaltis
Nenhum comentário:
Postar um comentário