O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 21 profissionais:
- Ricardo Mota (foto).
- Márcio Dorneles.
- Paulo Sadat.
- Wânnifer Monteiro.
- Gleudson Rosa.
- Tereza Tavares.
- Marcos Li
- Melquíades Júnior.
- Vanessa Pinheiro.
- André Alencar.
- Paulo Ernesto
- Fabiano Rodrigues.
- Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.
- Jornalista Melquíades Júnior - Com muita gratidão, alívio e carinho, encerro ciclo de 18 anos no Diário do Nordeste (@diarioonline), onde colecionei amigos, histórias, prêmios e aprendizados. Saio por motivo de sonhos, pelo desejo de viver novas histórias. Seguir travessias e me sentir vivo por isso.
- Jornalista Luiz Esteves-Magão - Receba meu abraço. Tu és um gigante. Sucesso, sempre.
- Médico Odorico Monteiro - Grande jornalista, brilhará por onde for.
- Jornalista Iracema Sales ex-SVM - O que esperar de uma empresa que não tem empatia com os seus colaboradores? A população deve ficar atenta para não ser enganada. Jornalismo se faz com bons profissionais. Uma vergonha para o SVM realizar demissao em massa durante o pico de uma pandemia. Merece um apagão de telespectadores/leitores. Ou perder a concessão.
- Radialista Paulo Oliveira - Liguei para meu filho Paulo Sadat e disse que estamos vivos e sobrevivemos, depois desse tsunami. Pior é na guerra... Entrei no Sistema Verdes Mares em primeiro de junho de 1987. Farei 35 anos. Passei por muitas intempéries. Quando Deus tira os dentes, alagar a goela".
- Na semana passada, o SVM tinha sido demitido, Almir Gadelha, totalizando ai 22 dispensados em uma semana.
- Na TV Diário foram descontinuados os programas policiais Rota 22 e Comando 22.
- O esportivo 'A Grande Jogada' entrou no lugar do policial 'Comando 22' ao meio-dia na TV Diário nesta segunda-feira (17).
- No lugar do Rota 22, Cine Diário.
- Na Rádio 810 Verdinha AM, Gleudson Rosa já foi substituído por Daniela de Lavor, no Show da Manhã.
- No Nordeste Rural, da TV Verdes Mares, no lugar de Tereza Tavares apresentou neste domingo (16), Biana Alencar.
- Nota Sindjorce-Fenaj - O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público condenar as demissões ocorridas, nesta segunda-feira (17), no Sistema Vedes Mares (SVM). Até o fechamento desta nota, pelo menos 12 jornalistas de diversos veículos do grupo já haviam sido demitidos. O número chega a 13 trabalhadores do Jornalismo, levando em consideração outra dispensa realizada neste mês. Há também informações de baixas em outros setores do conglomerado, com demissão de radialistas, motoristas e profissionais que atuavam em setores estratégicos como Recursos Humanos, call centers e na engenharia das empresas da Capital e da Região do Cariri. De 2018 para cá, essa é a terceira onda de demissão em massa registrada no SVM, que, desde a chamada integração das redações dos veículos jornalísticos, vem dispensando sistematicamente profissionais. O último “passaralho” ocorrido, datava do fim da edição impressa do Diário do Nordeste, há quase um ano, em fevereiro de 2021. Mais uma vez, os cortes nas redações causaram profunda indignação e comoção em toda a categoria dos jornalistas no Ceará, por enviar o forte recado de que trabalhadores são descartáveis na engrenagem do negócio da Comunicação. Além disso, outra mensagem evidente é que as empresas jornalísticas estão acabando com o próprio Jornalismo. Uma das facetas mais cruéis das demissões no Sistema é que elas ocorrem em meio a uma crise econômica sem precedentes e em plena Pandemia do Novo Coronavírus. Para piorar, os profissionais foram demitidos na data-base dos jornalistas de Rádio e TV, que é janeiro de cada ano. Entre os colegas dispensados estão profissionais premiados e figuras de destaque da imprensa local, considerados referência no Jornalismo Regional e Nacional, com trabalhos de qualidade. Os donos da mídia não levam em consideração que o Jornalismo sério só se faz com jornalistas. E em um cenário de tanta dificuldade, com a proliferação de Fake News, é imprescindível a presença de profissionais com comprovado saber do Jornalismo nas redações. O Sindjorce informa que a estrutura da entidade está à disposição dos colegas demitidos, assim como a assessoria jurídica do sindicato está de plantão para analisar possíveis irregularidades cometidas pelo grupo empresarial durante as demissões. Prestamos solidariedade aos profissionais dispensados dos mais variados setores do SVM. Lamentamos e vemos com pesar o desmonte deste que era um dos maiores empregadores de jornalistas do Nordeste. O Sindjorce reforça, por fim, que esse dia triste para o Jornalismo e para os jornalistas cearenses não passará despercebido. Aos que continuam empregados, o sindicato destaca a necessidade de união e participação ativa na luta contra a precarização da nossa profissão".
- Associação Social dos Profissionais da Imprensa Municipalista - CORTES DE PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO - NO SISTEMA VERDES MARES DE FORTALEZA. O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu nesta segunda-feira, 17 de janeiro, 21 profissionais de Comunicação:
- Ricardo Mota.
- Márcio Dorneles.
- Paulo Sadat.
- Wânnifer Monteiro.
- Gleudson Rosa.
- Tereza Tavares.
- Marcos Lima.
- Melquíades Júnior.
- Vanessa Pinheiro.
- André Alencar.
- Paulo Ernesto.
- Fabiano Rodrigues.
- Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.
- Na semana passada tinha sido demitido, Almir Gadelha.
- Na TV Diário foram descontinuados os programas policiais Rota 22 e Comando 22.
- O esportivo A Grande Jogada entrou no horário do Comando 22 já hoje (17) com apresentação de Mateus Aragão.
- Na Rádio 810 Verdinha AM, Gleudson Rosa já foi substituído por Daniela de Lavor, no Show da Manhã.
- No Nordeste Rural no lugar de Tereza Tavares apresentou neste domingo (16), Biana Alencar.
- Radialista Cláudio Teran - FACÃO NO SVM - Deixei o Sistema Verdes Mares em 1993 em um pacote que demitiu 80 de uma vez. 29 anos depois o mesmo facão eliminou 22. Naquele tempo como agora o SVM alega o de sempre: contenção de gastos/custos. Do meu tempo pra cá essa empresa e outras de mídia raramente cortaram na cúpula onde se abrigam parentes e apaniguados. Então a cimitarra sempre é brandida na base, e com isso demite-se sempre mal, justo nos postos que fazem o negócio fluir. Em 2022 assim como em 1993 eliminaram quadros competentes e capacitados. Gente calejada e nomes bem promissores. O subproduto dessa distorção de mercado é que mais uma vez a imprensa cearense perde talentos e se empobrece. Talvez o Ceará seja o pole position entre os Estados cujos melhores jornalistas ou mudaram de profissão ou se viram como assessores de imprensa por aí. Uns se arrependem do diploma pelo qual batalharam para obter. Outros sentem o vazio da frustração de estar produzindo e trabalhando fora das redações. Por trás de tudo um segmento parado no tempo, mal administrado, que nunca respeitou nem respeita o munus do Jornalismo, sua mão de obra...
- QUEM O FACÃO PEGOU
- Ricardo Mota.
- Márcio Dorneles.
- Paulo Sadat (filho do Paulo Oliveira).
- Wânnifer Monteiro.
- Gleudson Rosa.
- Tereza Tavares.
- Marcos Lima.
- Melquíades Júnior.
- Vanessa Pinheiro.
- André Alencar.
- Paulo Ernesto.
- Fabiano Rodrigues.
- Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.
- Almir Gadelha.
- CONSEQUÊNCIAS - Na TV Diário foram descontinuados os programas policiais Rota 22 e Comando 22.
- O esportivo A Grande Jogada entrou no lugar do policial Comando 22 ao meio-dia na TV Diário.
- Na Verdinha AM, Gleudson Rosa já foi substituído por Daniela de Lavor, no Show da Manhã.
- No Nordeste Rural, da TV Verdes Mares, no lugar de Tereza Tavares ficou a jovem Biana Alencar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário