O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo potencial" em razão de chuvas intensas de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia acompanhada de ventos intensos de 40 a 60 km/h em 30 municípios cearenses. De acordo com o Inmet, os fenômenos tiveram início pouco depois do meio-dia desta segunda-feira, 2, e vão até às 11 horas de terça-feira, 3. O instituto disse ainda que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O aviso registra alerta para os seguintes municípios do Ceará: Ararendá, Arneiroz, Baixio, Boa Viagem, Cariús, Catarina, Cedro, Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Icó, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipueiras, Jucás, Lavras Da Mangabeira, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Orós, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Poranga, Saboeiro, Senador Pompeu, Tamboril, Tauá, Umari e Acopiara. Além do Ceará, o Instituto também alerta para os estados de João Pessoa, Pernambuco e Piauí.
Conforme orientações do Inmet, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate a Defesa Civil por meio do telefone 199 e o Corpo de Bombeiros no número 193.
O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário