Estamos passando por um período de maior temperatura na nossa região. Somado ao calor, também atravessamos uma pandemia, que necessita ainda mais de limpeza pessoal e no ambiente em que vivemos. As duas situações têm aumentado, consideravelmente, o uso de água em Crato e, em alguns casos, desabastecido as partes mais altas do Crato.
Por esta razão, a equipe técnica da SAAEC tem aplicado diversas estratégias para melhorar a pressão da água nessas localidades para garantir que a população tenha acesso à água. “Hoje, estamos instalando um equipamento para induzir pressão dentro do sistema de abastecimento nos bairros mais altos do Crato”, comenta Rafael Novaes, diretor técnico.
Com o alto consumo, acaba ocasionando uma baixa pressão da água, que afeta diretamente as residências das partes mais altas do município. Além da intervenção da SAAEC, a participação da população é muito importante para se evitar o desperdício de água.
“A economia de água pode ser feita com ações simples em casa, como fechar o chuveiro ao ensaboar-se, por exemplo, reduz o consumo de 180 litros para apenas 48 litros a cada banho; além disso, feche a torneira ao escovar os dentes e ao lavar mãos e rosto; verifique vazamentos em canos e torneiras; use a vassoura para limpar a calçada; feche a caixa d’água para evitar evaporação e, claro, a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti; e utilize a mangueira de forma moderada, pois sua utilização por 15 minutos consome cerca de 180 litros de água limpa”, afirma Novaes.
A ação conjunta, entre SAAEC e sociedade cratense, pode melhorar o consumo de água em todo o município. Mas, caso você identifique falta de água ou desperdício, inclusive vazamentos, a empresa dispõe de canais de comunicação para receber estas demandas. São eles:
Telefone fixo: (88) 3523.2044
WhatsApp: (88) 9.9928-0974
Nenhum comentário:
Postar um comentário