sexta-feira, 18 de setembro de 2020

URCA inicia agenda técnica para implantação do curso de Medicina em Crato


A Universidade Regional do Cariri (URCA) avança no processo de implantação do Curso de Medicina e nesta quinta-feira, dia 17, e na sexta-feira, 18, realiza agenda com diversas ações e encaminhamentos, além de despertar novas parcerias para o fortalecimento do projeto. Uma agenda está sendo trabalhada durante os dois dias com reuniões da Comissão Especial de Criação do Curso, visitas técnicas a laboratórios da URCA, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), além de reunião junto à administração municipal do Crato e visita às instalações propostas para o funcionamento do curso de Medicina, no histórico prédio do Seminário São José, que acontece nesta sexta-feira, às 9 horas.
Durante reunião no mês passado, envolvendo a URCA, administração municipal cratense, técnicos com o Governador do Estado, Camilo Santana, foram autorizados todos os levantamentos técnicos no sentido de viabilizar a implantação do curso.  
A abertura dos trabalhos nesta quinta-feira foi iniciada com reunião no gabinete do Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, com a presença do coordenador da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, Carlile de Holanda Lavor, ex-secretário de Saúde do Estado e responsável pela implantação de cursos de Medicina, como o da Universidade Estadual do Ceará (UECE), considerado um dos melhores do Brasil. Também participaram da reunião o presidente da Comissão, Professor Dr. Galberto Martins, o médico e professor da UFCA, Marcos Cunha, além do Vice-Reitor, Professor Carlos Kleber de Oliveira. Em seguida, foi realizada visita ao curso de Medicina da UFCA.
Segundo o Professor Lima Júnior, esse é um momento de grande importância no encaminhamento desse projeto do curso, que beneficiará não apenas o Crato, mas toda a região do Cariri. Durante reunião com a gestão municipal cratense, que acolheu o projeto e garantiu total apoio, foi ressaltada a proposta de fortalecimento na formação de profissionais capacitados na atenção primária, além de ser criado um centro médico para atendimento de pacientes no bairro. 

Por Elizângela Santos 
Mais informações no site www.urca.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário