quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Justiça nega a Roberto e Erasmo posse de 72 músicas, incluindo clássicos


A Justiça de São Paulo rejeitou pedido feito pelos cantores e compositores Roberto Carlos e Erasmo Carlos para recuperar a posse de 72 músicas, entre as quais "Namoradinha de Um Amigo Meu", "É Preciso Saber Viver" e "Se Você Pensa".

A dupla queria rescindir contratos assinados entre 1964 e 1987 com a editora Fermata, alegando que não havia cedido os direitos autorais, mas apenas dado o direito de exploração e gestão comercial das obras. Cabe recurso à decisão.

Outras canções da dupla, como "Vou Ficar Nu para Chamar sua Atenção" e "Sentado à Beira do Caminho", famosas na voz de Erasmo, também estão na lista de posse da editora.

O juiz Rodrigo Ramos, da 2ª Vara Cível, disse que os contratos são bastante claros e que, houve, sim, a transferência dos direitos autorais para a editora, que paga rendimentos aos músicos, mas tem direito patrimonial sobre as obras. Ou seja, a editora é a proprietária das músicas.

Roberto e Erasmo conseguiram recuperar a posse apenas de uma única canção, "Preciso Urgentemente Encontrar um Amigo". Nesse caso, a Justiça considerou que o contrato era diferente e que não houve a cessão dos direitos, mas apenas permissão para a sua exploração comercial. Sendo assim, os autores têm o direito de rescindir o contrato.

Veja abaixo quais músicas não pertencem mais a Roberto e Erasmo Carlos:

A Bronca da Galinha
A Tristeza do Pinduca
A Volta
Allting Forandras Utom Varens ( versão)
Alô Benzinho
Canção de Enganar o Coração
Champagne (Namoradinha de um Amigo Meu)
Coqueiro Verde
Deixe-me Outro Dia, Menos Hoje
Dejame Otro Dia
Desamarre meu Coração
Dizem que Um Homem não pode Chorar (versão)
Du Bist Die Sonne in Meinem Augen
É Difícil Amar na Minha Idade
É Duro ser Estátua
E Por Isso Estou Aqui
É Preciso Saber Viver
Edifício Carinho
El Regreso (versão)
Ela É Boa
Emoção
Enamorado de La Novia de Un Amigo Mio (versão)
Es Preciso Saber Vivir (versão)
Estoy Enamorado de Ti (versão)
Estou Apaixonado por Você
Gotta Love Feeling (versão)
I'll Just Sit Here (versão)
Io Mi Sento Abbandonato (versão) 1966
Johnny Furacão
Láppuntamento
La Donna de Uno Amico Mio
La Enamorada de Un Amigo Mio (versão)
Largo Tudo e Venho te Buscar
Le Rendez-Vous (versão)
Lo Importante Es Saber Vivir
Lucinha
Meu Primeiro Amor
Milhões de Vezes
My Existence (versão)
Namoradinha de um Amigo Meu
Não Adianta mais Ficar me Esperando
Não Adianta Nada
Não é Papo para Mim
Não Quero mais Saber de Mim
Necesito Llamar su Atención (versão)
O Dono da Bola
Muro de Berlim
Papai Noel Apanhou um Resfriado
Peço a Palavra
Preciso Chamar sua Atenção
Preciso Encontrar um Amigo
Promessa
Promessa (versão)
Que Bobo Fui
Se Você Pensa
Sentado à Beira do Caminho
Sentado a la Vera del Camino (versão)
Sentado a la Vera del Camino (outra versão)
Se Tu Piensas
Sitting in This Ugly Road (versão)
Sou Feliz com Mamãe
Telefonema
Tenho Raiva do Mundo
Todo Mundo está Falando (versão)
Tomodachi no Koibito (versão)
Você Sabe que Eu Não Volto Outra Vez
Você Tem que Mudar meu Bem
Você Vai Perder seu Bem
Vou Deixar
Vou Fechar a Porta
Vou Ficar Nu para Chamar sua Atenção
Vou Recomeçar

Fonte: UOL 

"A Namoradinha de Um Amigo Meu", "Sentado à Beira do Caminho" e "É Preciso Saber Viver" são alvo de disputa de Roberto e Erasmo contra editora
Imagem: Divulgação/ TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário