Por Adeildo de Sousa
A Cerâmica Norguaçu,situada na Avenida Padre Cícero, no distrito Buriti, em Crato,foi considerada durante muitos anos, um dos maiores empreendimentos cerâmicos do Cariri. Além disso, a sua criação se deu através de um plano de desenvolvimento industrial local, conhecido como "Plano Asimow", que tinha por objetivo, fomentar o desenvolvimento da região Sul Cearense em diversos segmentos.
Inaugurada em 30 de Julho de 1971,era de propriedade do Grupo Mogiguaçu de São Paulo, que a fundou com o apoio da Metalúrgica de Volta Redonda, do Rio de Janeiro. Os ladrilhos cerâmicos eram distribuídos para todo o Norte e Nordeste do Brasil. A empresa foi responsável pela geração de centenas de empregos locais, quando da sua criação. O empreendimento recebeu a visita do então governador do Ceará, César Cals.
Nos seus últimos anos de funcionamento, envolveu-se em questões financeiras e veio a declarar falência na década de 90. Sua estrutura foi demolida e seu antigo espaço é agora um terreno particular, que fica localizado ao lado da antiga boate PY Club.
Adeildo de Sousa - Historiador e Pesquisador.
Administrador da Página Crato de Ontem.
Legenda: : Registro da visita do então governador do Ceará, César Cals (1971 - 1975).Fotografia|Acervo O Democrato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário