sábado, 20 de junho de 2020

Camilo anunciou neste sábado (20): Fortaleza segue para fase 2 da retomada; RMF entra na etapa 1; Sobral e Juazeiro do Norte vão ficar em lockdown, anuncia Camilo


Todo o restante do Ceará continua na fase de transição, segundo informações divulgadas pelo governador neste sábado (20).

O governador do Ceará Camilo Santana anunciou em live neste sábado (20) que Fortaleza vai para fase 2 do plano de retomada da economia, sendo que municípios da região metropolitana seguem para a primeira fase. Todo o restante do estado está na etapa de transição, exceto Juazeiro do Norte e Sobral, que ficam em isolamento social rígido por mais sete dias. (veja abaixo o que pode funcionar em cada fase).

Fortaleza entra na segunda etapa da retomada econômica; confira o que abre
Cariri apresenta maior crescimento de casos e óbitos por Covid-19 no Ceará na última semana
Taxas da Covid-19 caem e Fortaleza e deve progredir na flexibilização, diz secretário da Saúde
As medidas estão no novo decreto de isolamento social do Ceará que deve ser publicado neste sábado e passam a valer na segunda-feira (22). O decreto acentua o caráter regionalizado do plano de reabertura, deixando o estado em quatro diferentes estágios.

Veja como fica o plano por região/cidade:
Fortaleza entra na fase 2 do plano, com abertura de restaurantes e igrejas, por exemplo;
Região metropolitana vai para a primeira fase;
Todo o restante do Ceará continua na fase de transição, exceto Sobral e Juazeiro do Norte, que estão em isolamento rígido.
Restaurantes e igrejas
Com a mudança, em Fortaleza, os restaurantes vão poder atender ao público a partir de segunda-feira (22), das 9h às 16h, com 40% dos funcionários, e as celebrações religiosas voltam a ocorrer, mas com 20% da capacidade do templo.

"Alerto que, mesmo onde houve melhora do cenário, a pandemia continua. Os riscos continuam. É preciso evitar aglomerações e só sair de casa quando necessário. E sempre usando máscara. O Governo do Estado continua trabalhando fortemente para ampliar a rede pública de atendimento, principalmente no interior. Fundamental que todos colaborem para, juntos, superarmos essa crise", disse Camilo.

Desde 1º de junho, o Ceará começou a implementar o plano gradual de retomada das atividades não essenciais suspensas desde 20 de março para conter a escalada da Covid-19. Os municípios do Ceará estão em diferentes estágios em relação ao plano conforme a gravidade do cenário da doença, sendo a capital a cidade com maior nível de reabertura (fase 2).

O plano prevê uma transição e mais quatro etapas. Cada fase dura 14 dias. A passagem de uma fase a outra é avaliada conforme o números de internações, de óbitos e de ocupação de leitos em uma visão regionalizada.

O Ceará contabiliza 92 mil diagnósticos positivos da Covid-19 e acumula 5.499 mortes pela doença. Os dados são da última atualização da plataforma IntegraSUS, feita às 14h42 desta sexta-feira (19). As cidades com maior número de casos são Fortaleza (32.754), Sobral - que neste sábado superou os 5 mil casos e Caucaia (3.070 infectados).

Isolamento rígido em Sobral e Juazeiro do Norte
Camilo mostrou ainda preocupação com o avanço de casos confirmados na Região do Cariri. Por isso, segundo o gestor, a cidade de Juazeiro do Norte passará por isolamento mais rígido, a partir de segunda-feira. Serão utilizadas barreiras sanitárias para diminuir o fluxo de pessoas entre Juazeiro do Norte e municípios vizinhos. Em Sobral, as ações também continuam apesar dos números de casos terem diminuído.

"Sobral que é a maior cidade da Região Norte vai continuar em ações mais restritivas, no isolamento social rígido. Portanto, Sobral continua por mais uma semana. Lá melhorou a situação, mas é importante, por questão de segurança, manter por mais uma semana. E entrará também no isolamento mais rígido, a partir de segunda-feira, a cidade de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri", disse. "Há um crescimento dos casos lá na região principalmente em Juazeiro. Portanto, também vamos fazer ações mais restritivas, com apoio do Estado, com barreiras sanitárias em Juazeiro em relação a outros municípios, um maior controle para que possa diminuir a velocidade da evolução da pandemia na região”, afirmou o governador.

A Região do Cariri apresentou o maior crescimento de casos e óbitos por Covid-19, com 56, 8% e 48,8% de incremento, respectivamente, na última semana. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), divulgado na noite desta quarta-feira (17).

Conforme o boletim, apesar de o aumento nos dois indicadores, os números foram menores em comparação com a semana passada, quando a região registrou 61,4% de casos confirmados pelo novo coronavírus e 50% de mortes pela doença. Duas áreas do Cariri se destacaram na incidência de casos confirmados. São elas: Juazeiro do Norte (61,8%) e Crato (43,6%), a última pela segunda semana consecutiva.

G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário