quinta-feira, 22 de agosto de 2019

II Mostra do Brincar começa nesta quinta-feira em Crato / Brincadeiras ocuparão Território no Crato


Durante o período de 22 a 25 de agosto, no Território Criativo do Gesso, no Crato, acontecerá a II Mostra do Brincar. Brincadeiras, jogos, oficinas, intervenções urbanas, feira, apresentações artísticas e cortejo com os grupos da tradição popular fazem parte da programação que acontecerá no Colégio Municipal Pedro Felício, ETI 18 de Maio, Escola Estado da Bahia, Escola Dom Quintino, Escola Profissionalizante Violeta Arraes,  ONG Projeto Nova Vida, SOAFAMC, Museu e Escola de Arte Raimunda de Canena, Quadra do Gesso e no Terreiro do Coletivo Camaradas.            
Cerca de 50  estudantes da Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-reitoria de Extensão – PROEX  estarão atuando na Mostra como mediadores de oficinas, ações lúdicas e de intervenções urbanas,  além de conhecerem a experiência exitosa que vem sendo desenvolvida no Território Criativo do Gesso que abrange os bairros Centro, São Miguel, Santa Luzia e Pinto Madeira, onde está situada a comunidade do Gesso. 
A Mostra idealizada pelo Coletivo Camaradas visa promover a integração comunitária através da ludicidade e da ocupação criativa do espaço urbano. A brincadeira segundo os organizadores do evento, é indispensável para o desenvolvimento intelectual, social, emocional e motor das crianças.       
Outro aspecto importante esse ano,  é o cuidado com o Meio Ambiente, será feito   o plantio de mudas frutíferas, oficinas, ações educativas e a distribuição de mudas de plantas, através de parcerias com a Aquasis, SAAEC, Geopark Araripe, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial.  
A Mostra é realizada de forma colaborativa e conta com a parcerias da UFCA, URCA, secretarias municipais  de Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, CRAS Vila Alta, Coletivo Trapiche, Coletivo Casa Tempo, SCAN, Marcatu Raizes, SESC, SPAC, Balaio de Histórias, Associação Mensageiras da Paz, ONG Nova Vida, Soafamc e rede ColetivoS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário