terça-feira, 20 de agosto de 2019

Aberto 2o Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense na URCA





Aconteceu na noite desta segunda-feira, 19, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA, a abertura do 2o Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense
O evento é promovido pela Universidade Regional do Cariri, através do Centro de Humanidades, Departamento de Línguas e Literatura, Curso de Letras e Casa de Fernando Pessoa no Cariri.
A abertura oficial contou com a apresentação do Coral da Urca e, em seguida, a realização da palestra do Dr. / professor Fábio José Cavalcanti de Queiroz, do curso de História da URCA.
Ele falou sobre a importância da música do cantor, compositor e pintor cearense, BELCHIOR, para o contexto artístico, político e filosófico nacional.
Fábio José argumentou que a obra musical de Belchior foi importante para incentivar a brasilidade revolucionária derrotada nos anos 60, bem como instigar a esperança e a luta pelo novo, pela mudança.



O Coordenador do seminário, professor Flávio Queiroz disse quel o objetivo do evento. é fazer a integração dos países de língua portugiesa, através da discussão da obra de uma figura importante, no contexto cultural e linguístico.
Já foi o Fernando Pessoa,na primeira edição. Hoje está sendo o Belchior e amanhã poderá ser o Patativa do Assaré, o Abdoral Jamacaru.
Para isso, na próxima quinta-feira, dentro do seminário, será realizada uma votação entre os aprticipantes do evento, para escoilher quem será o homenageado na 3a edição do seminário, que acontecerá em 2020.


O parente do homenageado, João Bosco Belchior, que reside em Crato, ressaltou o que significa para família tamanha homenagem..
Ele destacou o seminário comuma grande homenagem ao Belchior e a família fica muito sensibilizada com isso.

O 2o Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense prossegue até a próxima sexta-feira, no Salão de Atos  da URCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário