A Secretaria de Cultura do Crato (SECULT) em parceria com a Biblioteca Pública Municipal iniciaram na manhã desta quarta-feira, mais um curso com o objetivo de transferir conhecimentos básicos em área específica, preparar pessoas para se inserir no mercado de trabalho ou executar com competência atividades culturais e sociais, além de reforçar o elo da SECULT, Biblioteca Pública e a sociedade.
O curso de Elaboração de Projetos Culturais acontece de hoje até a próxima sexta-feira, dia 25, na sala de informática da Biblioteca Pública Municipal. Mais de 30 pessoas estão participando das aulas, coordenadas pelo professor João Bosco.
João Bosco Dumont facilitador do curso disse que a sua proposta é repassar uma síntese de um conteúdo extenso, onde será trabalhado desde os princípios básicos de elaboração de um projeto, questões fundamentais, o que é exigido nos editais, os critérios para uma boa aprovação, os princípios práticos e logísticos do projeto.
"As instituições geralmente pecam muito por não amadurecer a logística e não considerar as premissas dos projetos, afirmou João Bosco, acrescentando que durante o curso serão tratadas questões de gestões, capitação de recursos, os fundos existentes, as fontes, os meios legais e principalmente, a adequação ao marco regulatório das organizações da sociedade civil (MIROSC).
"A grande novidade da Mirosc hoje é a profissionalização do terceiro setor, bem como a facilitação para firmar parcerias com os poderes públicos", informou João Bosco.
Miguel Ferreira é aluno do curso de Administração Pública, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Ele afirmou que está participando do curso de Elaboração de Projetos Culturais para se qualificar dentro da fundamentação técnica e legal, uma vez que há informações que existem mais recursos que projetos bem elaborados. Neste caso, há carência de pessoas com conhecimento para elaborar bons projetos e capitar os recursos para sua execução., finalizou Miguel.
Liana Mandes falou que o objetivo é adquirir conhecimento para aplicar na prática do dia a dia, em favor das instituições.
O coordenador da Biblioteca Pública do Crato, Cícero Silva, informou que o curso vai habilitar os alunos para redação e formatação de projetos sociais e culturais. Disse ainda que trinta pessoas estão participando do curso que será concluído na próxima sexta-feira, com aulas de 8h às 11h.
O secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê Conrado, falou sobre a importância do curso que rapidamente teve as vagas preenchidas, por isso já está pensando em abrir uma segunda turma.
Dedê afirmou que o curso faz parte de um projeto maior que visa aproximar a biblioteca da população, através de transmissão de conhecimento e que uma segunda turma será formada para que amplie o número de pessoas contempladas pelas informações tão preciosas.
Blog do Marcus Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário