sexta-feira, 25 de março de 2022

Estudantes visitam o sítio Fundão na Semana da Água e da Árvore do Crato

Dentre as principais ações desenvolvidas pela Semana da Água e da Árvore 2022 do Município do Crato, é destaque a integração de crianças e adolescentes na programação. O público mais jovem representa o futuro e ao mesmo tempo a esperança de agentes protetores da natureza. Nesta perspectiva, foi realizado na última quarta-feira, 24, uma aula de campo no parque Estadual Sítio Fundão com os alunos da Escola Municipal Dom Quintino e da Escola Estadual Teodorico Teles, onde foi proposta atividades educativas sobre fauna e flora da nossa região, seguida pelo plantio de árvores nativas.

Quem esteve à frente da ação foi a ambientalista Vilani Moreira, que junto com a artista plástica Alba Alves, palestrou sobre risco de extinção dos biomas e desmatamento ambiental. "É preciso, primeiramente, de um despertar. Nós temos aqui no Ceará, mais precisamente no Cariri a vantagem, o privilégio e o perigo de termos uma Chapada, com os biomas Caatinga e Mata Atlântica. É preciso reforçar que em todo o mundo, o único lugar onde se encontra o bioma Caatinga é no Brasil. Hoje, além de menosprezada, a Caatinga está sendo devastada e corre de deixar de existir", explica a ambientalista.

Apaixonada pelo Cariri, Vilani sempre visitou a região e a pouco mais de um ano decidiu ter domicílio na região. "Aqui, meus olhos pousam em árvores e vegetação, que eu não vejo em nenhum lugar do mundo", compartilha a pesquisadora.

Tal entusiasmo, foi essencial para a interação dos estudantes. Pela primeira vez no sítio fundão, a discente Vitória Ísis, 12, que cursa o sétimo ano no colégio Dom Quintino, não esconde a alegria de poder ter essa experiência. "Nunca tinha ouvido falar no Sitio Fundão, até recebermos o convite para essa aula de campo. É bom caminhar, respirar ar puro, ter contato com a natureza. O ser humano é muito ganancioso só pensa no agora, as próximas geração vão sofrer muito com o nível de desmatamento, a gente precisa cuidar e respeitar as árvores", afirma a estudante.

A ação é uma realização da Prefeitura Municipal do Crato, através da secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), AQUASIS, Ceasa, Colégio Diocesano Conceito, Geopark Araripe, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Parque Estadual Sítio Fundão, Perboni, Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), Secretaria Estadual de Educação (SEDUC / CREDE 18), Secretaria Municipal de Educação (SME), Serviço Social do Comércio (SESC), Sítio Barreiras e Vila da Música.

E a programação da Semana da Água e da Árvore continua até o próximo domingo, 27, confira:

6º dia

Dia: (26/03) Sábado

Horário: 08h às 12h

Atividade: Plantio de mudas em escolas.

Parceiros: Escolas Estaduais

Propósito: Estimular o plantio de árvores nativas e orientar como elas devem ser cuidadas.

Local: Escola Álvaro Madeira

Agente Articulador: SEMA, SEUMA

7º dia

Dia: (27/03) Domingo

Horário: 08h às 12h

Parceiros: SEUMA, SAAEC, ICMBio, Secretaria Municipal de Educação

Atividade: Pedal (volta na FLONA) na Floresta Nacional do Araripe.

Local: Saída da Casa do Guarda do Belmonte com destino à Casa Sede.

Agente Articulador: SAAEC

Domingo, 27 - 8h às 12h

Atividade: Trilha ecológica com destino a Casa da Sede do Parque Estadual Sítio Fundão: Semana da Água e da Árvore.

Local: Parque Estadual Sítio Fundão

Agente Articulador: SEMA, AJAs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário