Animal: a espécie de Jonathan é originária das Seychelles e bastante rara
Jonathan vive na ilha de Santa Helena, território ultramarino britânico, no Atlântico Sul e mora na residência oficial do governo local, uma mansão georgiana
Reconhecido desde 2019 pelo Guinness World Records como o animal terrestre mais velho do mundo, Jonathan, uma tartaruga gigante Aldabra, completou 189 anos no mês passado.
Por conta da avançada idade, Jonathan apresenta cegueira, falta de olfato e outras deficiências causadas pela longevidade. Isso tem dificultado a alimentação do animal, que precisou passar por uma dieta hipercalórica rica em vitaminas, incluindo maçãs, cenouras, pepinos, bananas e goiaba, para recuperar sua saúde e vigor, revelou o veterinário Joe Hollins à revista National Geographic.
Animal: a espécie de Jonathan é originária das Seychelles e bastante raraAnimal: a espécie de Jonathan é originária das Seychelles e bastante rara (Saint Helena’s Info/British Veterinary Association/Divulgação)
"Uma vez por semana eu o alimento na mão para aumentar sua ingestão de calorias. Depois de sua refeição, eu limpo seu queixo, coço sua garganta e desejo-lhe tudo de bom", explicou Hollins. Jonathan se recupera bem com essa nova alimentação.
Apesar dos problemas de saúde, Jonathan tem uma excelente audição e parece estar forte para viver muito mais. A expectativa de vida de sua especie é de 150 anos e o animal já superou mais de 40 anos desse marco. A tartaruga já viveu mais que a pessoa mais longeva registrada no mundo: a francesa Jeanne Calment (1875-1997), que atingiu 122 anos.
Outros animais de vida longa incluem a hidra (um animal marinho que pode ser imortal) e um coral do fundo do mar de aproximadamente 4.200 anos que vive na costa havaiana.
Animal: a espécie de Jonathan é originária das Seychelles e bastante raraAnimal: a espécie de Jonathan é originária das Seychelles e bastante rara (Saint Helena’s Info/Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário