quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Mostra Nacional Nas Terras do Cariri reúne contadores de 7 estados e 3 países


 

        Mesmo sem recursos e apoio do poder público, a VI Mostra de Contadores de Histórias “Nas Terras do Cariri” é realizada com a participação colaborativa, afetiva e generosidades da classe artística de narradores orais do Brasil e de outros países como Portugal e Argentina. São mais de 40 artistas dos estados da Ceará, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás. A Mostra acontece de forma gratuita de 23 a 26 de setembro, na plataforma virtual- Canal do You tube- Nas Terras do Cariri.  Esse ano ainda no contexto da Pandemia do Covid 19 a programação se dará no formato online, nos cômodos virtuais da sua casa com histórias para crianças, adultos, boas prosas, aulas públicas com professores da URCA e lançamento de livro. Acompanhe a programação no site: www.nasterrasdocariri.com.

          O evento é realizado pelo Balaio de Histórias e Narradores Cariri (grupo de pesquisa e performances de narrativas da região do Cariri Cearense) tem a parceria do Coletivo Camaradas e da Universidade Regional do Cariri- URCA, além de todos os narradores que partilha de forma afetuosa a sua arte através de palavras “bem ditas”.

       A Mostra “Nas Terras Cariris partiu de uma iniciativa da professora e contadora de histórias Elisabete Pacheco que, em 2014, mobilizou um grupo de narradores do Cariri e de Fortaleza, a fim de realizar oficinas, palestras e contação de história nas cidades de Barbalha e Crato, buscando também dar visibilidade a essa arte milenar.

      Três anos depois, em 2017, a Mostra teve continuidade em sua segunda edição, agora em parceria com o Coletivo Camaradas, organização política que promove atividades culturais e educativas na comunidade do Gesso, na cidade do Crato.

       O movimento de narradores no Cariri, vem crescendo e promovendo a circulação de saberes, fazeres e afetos através dos encontros, apresentações e oficinas com educadores e o público em geral.

 

         O evento tem uma dimensão educativa literária, pedagógica, narrativa e política. A narradora, Elisabete Pacheco, integrante do Coletivo Camaradas, destaca que nas edições de 2018 e 2019, a Mostra de Narradores nas Terras Cariris, realizou o Cortejo das Flores, na comunidade do Gesso, motivado pelo contexto político do país e até hoje abre o evento.

         De 2014 ano da criação da Mostra até a VI edição que acontece nesse ano de 2021, é evidente o seu crescimento, tanto em número de instituições e grupos artísticos envolvidos, quanto em número de oficinas, palestras, de narradores e, sobretudo, de público. Nessa edição da Mostra  consolidamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos narradores da região do Cariri.

       Para conhecer mais sobre a Mostra “Nas Terras do Cariri” e ver a programação completa: www.nasterrasdocariri.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário