sábado, 11 de setembro de 2021

Hoje é Dia Nacional do Cerrado


(Foto: WWF-Brasil / Bento Viana)

Nesta sábado (11), é comemorado o Dia Nacional do Cerrado. Instituída em 2003, a data tem como objetivo incentivar a preservação do Cerrado, caracterizado pela vegetação esparsa com árvores baixas, retorcidas, de casca grossa e com folhas verdes e pelas grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem grandes aquíferos e bacias hidrográficas, entre elas a Amazônia, Mata Atlântica e o São Francisco.

Presente em 13 estados ou ¼ do território nacional, o bioma é a savana mais rica em biodiversidade do mundo e é a segunda maior vegetação da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km² – cerca de 22% do território e responsável por 30% da biodiversidade nacional.

De acordo com a WWF-Brasil, o Cerrado já perdeu metade da vegetação original, 40% do seu território estão ocupados pela agropecuária e menos de 3% estão protegidos em unidades de conservação, sendo o desmatamento, as queimadas e a extração ilegal de madeira e de carvão os principais fatores que o destroem. Estima-se que se a degradação ambiental continuar desenfreada, o bioma poderá desaparecer completamente de 40 a 50 anos, afetando mais de 11 mil espécies de plantas e 2.500 espécies de animais.

Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem uma grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, mais de 220 espécies têm uso medicinal, mais de 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados ou para criar habitat de predadores naturais de pragas, e mais de 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos.

Por isso e muito mais, precisamos proteger os nossos biomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário