sexta-feira, 20 de agosto de 2021

CRATO DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL


A Prefeitura Municipal do Crato, através do Gabinete do Vice-Prefeito, realizou encontro com a Coordenadora especial de Políticas Públicas para a Promoção de Igualdade Racial do Estado (CEPPIR) Mártir Silva. A temática central foi a apresentação do Projeto Ceará sem Racismo - Com foco na juventude negra do município do Crato.

A reunião contou com a presença do Vice-prefeito, André Barreto, o Secretário de Cultura, Amadeu de Freitas, a assessora técnica, Tammy Lacerda, o secretário adjunto da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJU), Felipe Correia, os coordenadores de Juventude, Renan Sales e Vitória Régia Coelho, representantes de comunidades quilombolas e indígenas e assessores técnicos, além da coordenadora do Gabinete do Vice-prefeito, Arlene Sampaio.

A Coordenadora especial de Políticas Públicas para a Promoção de Igualdade Racial do Estado (CEPPIR) Mártir Silva, apresentou os parâmetros da Campanha "Ceará sem Racismo- Respeite minha história, Respeite minha diversidade", e destacou o trabalho de enfrentamento que vem sendo feito no combate ao racismo, em todas as suas vertentes. Ela ressaltou que o apoio de todo o Estado é de fundamental importância. "Aponto o município do Crato como uma cidade aberta ao diálogo e que se mostra comprometida com essas questões" disse.

O Vice-prefeito, André Barreto, parabenizou o projeto, enalteceu a importância de sua aplicabilidade e assinalou o Crato como município apto a participar e desenvolver mais ações de combate ao racismo, lembrando inclusive que o prefeito Zé Ailton Brasil, enquanto deputado estadual, criou projeto de lei que propõe a adoção da política de cotas nas universidades e instituições de ensino superior estaduais.

O secretário adjunto de Esporte e Juventude, Felipe Correia, falou sobre a criação de uma comissão permanente para discutir e fomentar ações de combate ao racismo no Crato. "Precisamos planejar algo que não aconteça apenas durante um período, mas criar um instrumento com atuações constantes" explicou.

Uma nova reunião será marcada para o delineamento de ações alinhadas com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção de Igualdade Racial do Estado (CEPPIR).

Conheça o CEPIR

A entidade coordena a formulação e implementação de políticas públicas e de diretrizes para a promoção da igualdade racial no Estado; articula ações governamentais de enfrentamento e combate à discriminação racial de indivíduos e grupos étnicos, com ênfase nas comunidades quilombolas, indígenas, religiões de matriz africana, cultura cigana e demais comunidades tradicionais; monitora, acompanha e avalia a implementação das políticas e do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado; apoia e fortalece ações e deliberações do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e participa das ações voltadas para a integração das políticas no âmbito do Governo do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário