sábado, 21 de agosto de 2021

Coletivo Camaradas articula secretarias de Educação e 18ª CREDE para Mostra do Brincar


A IV edição da Mostra do Brincar realizada pelo Coletivo Camaradas que será realizada de 26 a 27 de agosto deste ano, tem como tema o “O brincar na Perspectiva da Psicologia Histórico Cultural”. O evento acontecerá de forma virtual e traz referencias nacionais da educação como é o caso do pesquisador e escritor Newton Duarte que é um dos difusores da Pedagogia Histórico-Crítica e da pesquisadora e escritora Zoia Prestes, filha do histórico comunista Luiz Carlos Prestes, a qual vem se destacando nas suas pesquisas sobre a Psicologia Histórico-Cultural, traduzindo obras clássicas do Russo. 

A intenção é que as discussões possam circular e envolver educadores da rede de Ensino Básico da região do Cariri, instituições de Ensino Superior e as comunidades escolares. Neste sentido, o Coletivo Camaradas está articulando com as secretarias municipais da Educação de  Barbalha, Crato, Potengi e a 18ª CREDE. De acordo com a coordenação do evento foram encaminhados ofícios a essas instituições, algumas já responderam e estão mobilizando suas redes de ensino.

Além das conferências com Newton Duarte e Zoia Prestes que aconteceram nos dias 26 e 27, respectivamente, às 15h, pelo canal do Coletivo Camaradas pelo YouTube, estarão circulando vídeos com narração de histórias e falas de pedagogos sobre o brincar nos grupos de whatsapp, além de estarem sendo disponibilizados nas plataformas virtuais do Camaradas.    

Esse evento faz parte das atividades do projeto Território Criativo do Gesso, aprovado no edital de Prêmio de Fomento  Cultura e a Arte do Estado do Ceará, da Secult/CE,  através da Lei Aldir Branc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário