quarta-feira, 16 de junho de 2021

Prefeito e vice de Araripe são cassados


Araripe. O juiz da 68ª Zona Eleitoral, Herick Bezerra Tavares, cassou ontem os diplomas do prefeito e do vice-prefeito deste Município do Cariri, a 518Km de Fortaleza. A decisão do magistrado deixa Giovane Guedes Silvestre e seu vice, Francisco de Sales Alves Andrade, inelegíveis por oito anos


. Segundo a sentença, a coligação "Araripe Novo Tempo, Novos Rumos" abusou do poder político e econômico ao contratar, em 2016, de janeiro a julho, "589 servidores sem concurso público ou processo seletivo, tendo essas contratações o real objetivo de angariar, de forma ilegítima, o voto desses eleitores e de suas famílias nas eleições do ano de 2016".

Além disso, a coligação do prefeito cassado contratou 42 veículos de propriedade de motoristas locais, por terceirização, "com o objetivo espúrio de interferir no pleito e assegurar um quantitativo suficiente de votos para a reeleição dos ora promovidos". A locação dos veículos ocorria a preço fixo, "sem sequer os contratados mencionarem a média de quantidade de quilômetros que poderiam ser rodados".

A argumentação de defesa, ao Ministério Público Eleitoral, afirmou que "as contratações realizadas pelo Município ocorreram por motivo excepcional de interesse público e para assegurar a continuidade dos serviços prestados à população local, tendo o gestor promovido se pautado no Decreto Emergencial, que legitimaria as contratações realizadas no ano das eleições".

Para a defesa, não há indício de lesão ao interesse público ou violação dos princípios administrativos, já que os contratados "estão efetivamente prestando serviços ao Município".

Com informações do Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário