domingo, 14 de março de 2021

Ceará 0 x 0 Altos: Um Ceará que ainda precisa de tempo para ajustes

Legenda: Saulo Mineiro é o melhor jogador do Ceará no início de temporada com 3 gols marcados
Foto: Fausto Portela / Ceará SC


Empate com o Altos fora de casa não agrada, mas faz parte de um processo de reconstrução de equipe que exige paciência e as melhores escolhas do treinador

Antes da temporada 2021 começar, apenas 4 dias depois do fim da Série A do Brasileiro, o técnico Guto Ferreira ressaltou que o início das competições para o Ceará seria de muita paciência e transição de trabalho. Com uma equipe alternativa nos jogos iniciais e titulares da boa campanha na Série A entrando gradativamente, o treinador afirmou que seria um desafio conseguir resultados positivos neste início.

E assim está sendo. Diante do Altos, o Ceará foi superior, mas só empatou em 0 a 0 em Teresina (PI), ficando uma sensação de que poderia ter saído com um resultado melhor se tivesse buscado mais, forçado mais.

Mas ficou nítido que neste início de temporada, com o time modificado a cada partida - contra o Altos foi a 4ª na temporada 2021 e nenhuma escalação repetida -, reduzir dano é o objetivo principal, ou seja, se não der para vencer, também não perde, principalmente fora de casa. 

Foi assim contra o ABC, na estreia da Copa do Nordeste. Placar de 1 a 1 em Natal. Hoje a postura se repetiu, embora tenha criado mais chances do que o adversário, principalmente no 1º tempo. Ter 5 pontos em 3 jogos no Grupo A da Copa do Nordeste não é ruim, mas poderia ser melhor, como a exibição diante do Vitória no Castelão mostrou.

Mudanças

Guto está procurando dar ritmo aos jogadores, que gradativamente estão se integrando ao grupo, sejam titulares que voltaram de férias - Bruno Pacheco, Fabinho, Luiz Otávio e Fernando Sobral - ou novos contratados - Jorginho estreou diante do Altos. A equipe ainda deve demorar para entrosar e ter um ritmo de jogo ideal. 

A derrota para o Ferroviário na estreia do Estadual, com time ainda mais modificado, foi ruim, mas faz parte da caminhada. Esperava-se, então, que ontem diante do Altos a equipe jogasse melhor.

De positivo, Saulo Mineiro continua jogando bem, criando as melhores chances e mostrando ser um atacante muito útil. Vizeu ainda está um pouco abaixo do companheiro mas também pode render mais.

O principal problema é o setor de criação. Mais uma vez, Wescley ficou abaixo e não criou nada, e Jorginho fez uma estreia regular. Tentou criar, buscar o jogo e ser o homem da bola parada, podendo ser mais útil no decorrer dos jogos. Os laterais mais "presos" também dificultaram a criação, mas Eduardo e Bruno Pacheco devem render mais quando readquirirem ritmo.

Um jogador como o Vina é essencial para a criação, por seu aproveitamento em assistências e faro de gol, ainda não estreando na temporada por ter recebido merecidas férias. Já treinando, Vina vai readquirir ritmo e elevar o nível no setor do meio-campo quando estrear.

Clássico-Rei

Mesmo ainda jogando o que pode, o Ceará tem pontuação de G4 na Copa do Nordeste e deve se classificar sem sustos quando estiver completo. Mas como o próximo desafio já é diante do Fortaleza, no próximo sábado (20), às 16 horas, no Castelão, no 1º Classico-Rei do ano, a cobrança tende a ser muito maior para este jogo, que é um campeonato à parte.

O técnico Guto Ferreira terá uma semana para trabalhar e escolher a melhor equipe possível para encarar o eterno rival. Portanto, as escolhas terão que ser certeiras, com o time mais próximo possível do que brilhou na Série A. 

Ficha Técnica

Altos-PI
Marcelo; Gean, Reinaldo Lobo, Rafael Araújo (Lucas) e Tiaguinho; Dos Santos, Ray (Gláucio) e Roger Gaúcho (Lucas Campos); Klenisson (Netinho), Manoel e Betinho
Técnico: Fernando Tonet

Ceará-CE
Richard; Eduardo, Gabriel Lacerda, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; William Oliveira (Fabinho), Fernando Sobral, Jorginho (Marlon) e Wescley (Victor Jacaré/Rick);
Saulo Mineiro e Felipe Vizeu (Cléber). Técnico: Guto Ferreira

Albertão, em Teresina (PI)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Maxwell Rocha Silva (AL) e Maria de Fátima Mendonça da Trindade (AL)
Cartões Amarelos: Roger Gaúcho, Manoel (Altos); Gabriel Lacerda, Saulo Mineiro (Ceará)


Jogada - DN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário