Por decisão judicial, foram afastados três parlamentares, dentre eles o presidente e o vice do Legislativo
Com o afastamento de três vereadores de Juazeiro do Norte após operação da Polícia Civil contra esquema de jogo do bicho, nesta quinta-feira (18), os suplentes dos parlamentares se preparam para tomar posse na semana que vem. Entre eles, Romão França (PTB) que tenta o cargo no Parlamento desde 2004 e está na suplência há 13 anos, ausente apenas de 2017 a 2020.
Por uma decisão judicial, foram afastados do cargo Darlan Lobo (PTB), presidente da Câmara; Capitão Veira (PTB), vice-presidente, e Beto Primo (PSDB). O afastamento é de no mínimo 180 dias, podendo ser prorrogado pela Justiça.
Em meio às suspeitas, apenas um dos vereadores se manifestou, e negou participação na exploração do jogo do bicho na região do Cariri.
De acordo coma a assessoria jurídica da Casa, na próxima terça-feira (23) os suplentes serão convocados. A decisão do dia da posse, no entanto, cabe ao atual presidente, vereador William Bazílio (PMN), que assume o Legislativo Municipal de forma interina.
A expectativa é de que os suplentes tomem posse até o final da próxima semana. Todos eles têm histórico de tentativas de exercer o cargo de vereador no município.
SUPLENTES
França havia assumido uma subprefeitura regional em Juazeiro, ainda em 2010, no governo de Dr. Santana (PT). Entre 2016 e 2020, foi secretário de desenvolvimento Agrário na gestão do ex-prefeito Arnon Bezerra (PTB).
O vereador faz parte do grupo político do governador Camilo Santana (PT) e ainda não se posicionou sobre ser oposição ou base na Câmara. " A intenção é construir uma agenda positiva e propositiva, apresentar o pouco espaço para construir um projeto popular, com inclusão", disse.
Também do PTB, Auricélia Bezerra foi vereadora de 2016 a 2020, e ficou na suplência ao tentar reeleição.
No PSDB, Jesualdo Duarte se candidatou ao cargo em 2016 e 2020, e agora assegura o exercício do mandato por até 180 dias como suplente.
DEFESA
Até a tarde desta sexta-feira (19), Capitão Vieira (PTB) foi o único entre os afastados que se manifestou sobre o assunto. Ao Diário do Nordeste, ele se defendeu das acusações e negou fazer parte da exploração do jogo do bicho na região.
"Não foi apreendido dinheiro, arma ou joia, não foi apreendido nada na minha casa. Não tem nenhum equipamento relacionado a jogo na minha casa. Estou tomando conhecimento do processo, nós não tínhamos tido acesso", disse o parlamentar. A decisão judicial que elenca possíveis crimes praticados corre em segredo de Justiça.
O parlamentar disse ainda que irá entrar com processo para recorrer da decisão e reaver o cargo na Câmara.
Segundo as autoridades policiais, foram cumpridos 97 mandados judiciais contra 52 investigados de envolvimento em suposta organização criminosa. A ação contou com 203 policiais espalhados nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Várzea Alegre e Fortaleza.
Segundo a polícia, as investigações apontaram que os 52 investigados movimentaram mais de R$ 400 milhões no período de 2014 a 2020.
Entre os crimes investigados estão fraudes à licitação e outros crimes contra a administração pública no município de Juazeiro do Norte, entre 2014 a 2020.
OPERAÇÃO PÚBLIO VATÍNIO:
- 43 mandados de busca e apreensão;
- Cinco de medidas cautelares diversas da prisão (monitoramento eletrônico);
- Seis de afastamento das funções públicas (vereadores e servidores públicos);
- 43 mandados de sequestro criminal para apreender veículos, imóveis, bloqueio de contas bancárias e fundos de investimento.
Por Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário