terça-feira, 31 de agosto de 2021

Festejos de Nossa Senhora da Penha: Programação desta quarta, dia 1o de setembro

Crato realiza homenagens à Padroeira 'Mãe da Penha', com missa e peregrinação nesta quarta-feira, dia 1º


Nesta quarta-feira,1º, dia de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Crato, será celebrada missa, com ato de consagração à santa, às 16h, e a peregrinação com a imagem pelas ruas da cidade. O evento acontece com transmissão pelas redes sociais da Diocese do Crato.

Origem das celebrações

A paróquia estará completando 253 anos, além de 276 anos da chegada da imagem principal de Nossa Senhora da Penha, em Crato, trazida pelos capuchinhos, em 1745. Desde que foram iniciados os festejos, foi realizada uma programação em cada noite de orações nas comunidades. Além dos noitários, em diversas repartições e comunidades.

Mais de 300 anos de devoção

A devoção a Nossa Senhora da Penha começou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos. A primeira imagem veio para o Crato da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda-PE, e ainda existe preservada na paróquia.




Jogos de futebol hoje, quarta, 1° de setembro; onde assistir ao vivo e horário

Entre os jogos de hoje, quarta, 1° de setembro (1°/09), o Coritiba enfrenta o Londrina pela Série B do Brasileirão. (foto: Divulgação)>

Eliminatórias 2022

  • 11h - Cazaquistão x Ucrânia - Estádio.com
  • 15h45min - Noruega x Holanda - Estádio.com
  • 15h45min - Rússia x Croácia - Estádio.com
  • 15h45min - França x Bósnia e Herzegovina - Space, Tik Tok e Eleven Sports
  • 15h45min - Dinamarca x Escócia - Estádio.com
  • 15h45min - Portugal x Irlanda - Estádio.com
  • 15h45min - Eslovénia x Eslováquia - Estádio.com
  • 15h45min - Moldávia x Áustria - Estádio.com
  • 15h45min - Turquia x Montenegro - Estádio.com
  • 15h45min - Luxemburgo x Azerbeijão - Estádio.com
  • 15h45min - Olhas Faroé x Israel - Estádio.com
  • 15h45min - Letónia x Gibraltar - Estádio.com
  • 15h45min - Malta x Chipre - Estádio.com

Brasileirão Série B 2021

  • 19h - Confiança x CRB - Premiere
  • 21h30min - Londrina x Coritiba - Premiere e SporTV

Brasileirão Feminino Sub-18

  • 15h30min - Corinthians x Ferroviária-SP - SporTV e Eleven Sports

Copa do Brasil Sub-17

  • 16h - Atlético-MG x Londrina - Eleven Sports


Vereador Pedro Lobo discute implantação de programas de segurança alimentar com prefeito Zé Aílton Brasil, secretário Carlos Freires e 20.entidades socioassistenciais do Crato

Programas PAA Leite e PAA Mesa Farta garantirão alimento para famílias em situação de vulnerabilidade no município do Crato.

Aconteceu na manhã desta terça-feira (31) uma importante reunião, onde o vereador Pedro Lobo (PT),  prefeito Zé Aílton Brasil (PT) e o secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do município, Carlos Freires, conversaram com representantes de 20 entidades que devem ser contempladas pelo  Programa de Aquisição de Alimento - PAA Leite. 

De acordo com as informações de Pedro Lobo o programa ainda não foi retomado no município, por conta de uma defasagem no valor pago aos agricultores familiares, produtores de leite. Durante a reunião desta terça, o gestor municipal se prontificou a encontrar uma alternativa legal para subsidiar o reajuste do preço e viabilizar a distribuição diária do leite, que deverá beneficiar cerca de 1000 famílias todos os meses. 

Participação do Vereador Pedro Lobo 

Para o PAA Leite ser reimplantado no município do Crato, contou com o apoio do vereador Pedro Lobo, que enviou um ofício á Secretaria de Desenvolvimento Agrário do estado (SDA), e em anexo, o seu requerimento, aprovado na Câmara, solicitando o benefício para as famílias de baixa renda. 

O Programa PAA Mesa Farta foi outro ponto discutido,  pelo vereador, gestor municipal, secretário e entidades. 

O projeto é de autoria co vereador Pedro Lobo, dentro da perspectiva das ações de segurança alimentar, que tem entre seus principais  objetivos,  levar ás famílias mais carentes, alimentos de qualidade, adquiridos dos produtores da agricultura familiar. 

Pedro Lobo considerou a reunião como bastante proveitosa, pois gerou boas  expectativas para retomar o PAA Leite e implantar mais ações  do PAA Mesa Farta e assim aliviar a fome de muitas famílias cratenses, que por conta da pandemia e da ausência de políticas públicas de segurança alimentar do governo Bolsonaro, padecem com o a falta de emprego e de alimento na mesa.

Crato realiza aplicação de segunda dose de Astrazeneca, durante drive-thru, nesta terça-feira, 31

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Saúde do Crato, realiza nesta terça-feira, 31, a aplicação da segunda dose de Astrazeneca para população geral e pessoas com comorbidades. No ato da vacinação, é necessário apresentar um documento com foto e cartão de vacinação.

Campanha de vacinação em Crato

Até o último dia 27, o município do Crato aplicou 127.634 doses da vacina contra a Covid-19. Destas, 86.655 são primeira dose (D1), 38.443 segunda dose (D2) e 2.536 são do tipo dose única.

Solidariedade

A equipe da campanha "Receba Vacina, Doe Amor" estará no parque recebendo doações de alimentos. Esta é uma ação voluntária, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, destinada às famílias cratenses mais vulneráveis.

A SMS ressalta ainda que, até que todos recebam a vacina, os cuidados contra a Covid-19 devem ser reforçados: uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

NOTÍCIAS MAIS RECENTES

Jogos de futebol hoje, terça, 31 de agosto; onde assistir ao vivo e horário


Entre os jogos de hoje, terça, 31 de agosto, Gama e Flamengo se enfrentam pela Copa do Brasil Sub-17. (foto: Jhon Lennon/Flamengo)>

Copa do Brasil Sub-17 2021

  • 15h - Athletico-PR x CRB-AL - Eleven Sports
  • 15h - Porto Vitória-ES x São Raimundo - Eleven Sports
  • 15h - Jacuipense x São Paulo - Eleven Sports
  • 15h - Criciúma x Fluminense - Eleven Sports
  • 15h30min - Gama x Flamengo - Eleven Sports
  • 19h - Palmeiras x Confiança - SporTV
  • 21h30min - Sport x Cruzeiro - SporTV


Fluminense bate Bahia e encerra jejum de vitórias no Brasileirão


Loading video
O Fluminense conseguiu se recuperar no Campeonato Brasileiro. O Tricolor derrotou o Bahia por 2 a 0, hoje (30), no Maracanã, e voltou a vencer depois de 50 dias na competição. Lucca, em cobrança de falta, e Bobadilla marcaram os gols decisivos.

O Fluminense não vencia há cinco partidas no Brasileirão. A equipe tricolor vinha de empate com o Atlético-MG, mas, antes disso perdeu para Grêmio, Palmeiras, América-MG e Internacional. O último triunfo havia sido em 10 de julho, por 2 a 1 contra o Sport. Curiosamente, os dois gols marcados na ocasião também foram de Lucca. Considerando todos os torneios em disputa, o jejum tricolor era de seis jogos.

Com o resultado, o Fluminense respirou na tabela de classificação. O time dirigido por Marcão chegou aos 21 pontos e ocupa a 13ª colocação, com 17 jogos. O Bahia, que só ganhou um ponto nas últimas oito partidas, continua em situação complicada, ocupando o 16º lugar, com 18 pontos em 18 partidas.

O próximo jogo do Fluminense acontece nesta quinta-feira (2), contra o Juventude, novamente no Maracanã, em partida atrasada da 14ª rodada. O Bahia só volta a atuar no sábado (4), no estádio Pituaçu, em Salvador (BA), contra o Fortaleza.

Monotonia toma conta do jogo

O duelo tricolor começou vazio de lances perigosos. Com uma forte disputa no meio-campo, a criatividade de ambas as equipes não apareceu. E a prova disso foi o primeiro chute a gol dado apenas aos 19 minutos, com Martinelli, que, de fora da área, mandou por cima do gol.

Gilberto é o primeiro a assustar

Um dos artilheiros do Brasileirão, Gilberto foi o primeiro a protagonizar um lance de emoção no Maracanã. Em boa jogada de Lucas Mugni pela esquerda, ele fez um cruzamento rasteiro para o meio da área. Gilberto se antecipou a Luccas Claro, desviou e viu a bola passar pela direita, aos 22 minutos.

Fred dá o troco para os cariocas

Parecia que o Fluminense esperou o Bahia se lançar para ter também sua primeira chance de gol. E ela começou nos pés do colombiano Jhon Arias, que estreou como titular com a camisa do Fluminense. Ele acionou Fred e fez boa tabela com o ídolo tricolor. Da marca de pênalti, o centroavante girou e chutou em cima do goleiro do Bahia aos 25 minutos.

Lucca volta a marcar pelo Flu

Não é que o Fluminense fosse muito agressivo em campo. Mas conseguiu abrir o placar aos 35 minutos, numa cobrança de falta de Lucca, acertando o ângulo direito de Matheus Teixeira. Esse foi o terceiro gol dele no Brasileirão. Os outros dois haviam saído justamente na última vitória do Tricolor na competição, contra o Sport, na Ilha do Retiro.

VAR anula segundo gol

O panorama do jogo não se alterou no segundo tempo. Seguia uma partida fraca e de pouca inspiração no Maracanã. Mesmo assim, o Fluminense quase ampliou a vantagem aos 7 minutos, quando Fred desviou para o gol um cruzamento de Samuel Xavier. No entanto, o lance foi invalidado por impedimento após consulta ao VAR.

Jogo sem imaginação

O gol anulado do Fluminense foi a única jogada bem armada nos primeiros 30 minutos. O Bahia tentava jogar pelos lados, mas esbarrava na forte marcação. E com isso, seu melhor lance saiu em um chute de Rodriguinho da intermediária. Mas Marcos Felipe caiu bem para fazer a fácil defesa no canto esquerdo.

A trave salva e Bobadilla resolve

Mais desgastado fisicamente, o Fluminense foi pressionado pelo Bahia nos 15 minutos finais. E um dos lances de perigo gerou um escanteio para o Bahia. Na cobrança, Rossi encontrou Luiz Otávio, que cabeceou no travessão, após saída do gol desastrada de Marcos Felipe. Três minutos depois, o Bahia teve nova boa chance para empatar. Após cruzamento da esquerda, Egídio chutou a queima-roupa, mas Marcos Felipe fez grande defesa, com a bola batendo no travessão antes de ir para escanteio.

Nos acréscimos, para assegurar de vez a vitória, o Fluminense ampliou em mais um lance de bola parada. Cazares cobrou falta para exigir grande defesa de Matheus Teixeira. No rebote, Bobadilla, que havia entrado no lugar de Fred, trombou com os zagueiros, levou a melhor e definiu o 2 a 0.

Ficha técnica

Fluminense 2 x 0 Bahia
Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 30 de agosto de 2021 (segunda-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Juíza: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Leila Moreira da Cruz (DF)
VAR: Oberto da Silva Santos (PB)
Cartões amarelos: Rossi (Bahia); Nino, André (Fluminense); Rossi, Patrick de Lucca, Gilberto (Bahia)
Gols: Lucca, aos 35 minutos do primeiro tempo, e Bobadilla, aos 52 minutos do segundo tempo

Fluminense: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro, Danilo Barcelos; André, Martinelli (Nonato), Yago Felipe, Arias (Manoel); Fred (Bobadilla), Lucca (Cazares). Técnico: Marcão

Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio, Juninho Capixaba; Patrick de Lucca (Ruiz), Daniel, Lucas Mugni, Rodriguinho (Rodallega); Rossi, Gilberto. Técnico: Diego Dabove


UOL ESPORTE

Fortaleza e Cuiabá empatam sem gols na Arena Castelão pelo Brasileirão


Fortaleza e Cuiabá ficaram no empate sem gols na noite desta segunda-feira (30), na Arena Castelão, em Fortaleza, no jogo que completou a 18ª rodada do Brasileirão.



O empate em casa mantém o Fortaleza na terceira posição, mas permitiu ao Palmeiras se isolar na segunda posição. Com 33 pontos somados em 18 jogos, a equipe de Juan Pablo Vojvoda segue no G4 da competição nacional, com dois pontos na frente do Flamengo - quinto lugar, mas com dois jogos a menos que o Leão do Pici.

O empate fora de casa estacionou o Cuiabá na 15ª posição, com 21 pontos (mesma pontuação de Fluminense e Juventude, 13º e 14º, respectivamente) em 18 jogos disputados. A igualdade no placar deixou a distância do Dourado para o América-MG, primeiro time dentro do Z4, em três pontos.

Primeiro tempo:

O jogo começou com o Fortaleza pressionado o Cuiabá e assustando o goleiro Walter em duas oportunidades com menos de sete minutos. A primeira com Robson com apenas um minuto e a segunda com Lucas Crispim, aos sete minutos. As duas finalizações não tiveram a direção do gol, mas passaram muito perto da meta visitante.

Dono das ações ofensivas do jogo, o Leão do Pici chegou novamente aos 26 minutos dando muito trabalho a Walter. David ficou com a bola na esquerda, levou até o outro lado do campo e cruzou para Yago Pikachu cabecear livre dentro da pequena área e obrigar o goleiro visitante a operar um grande milagre no Castelão.

A primeira chegada do Cuiabá saiu apenas aos 39 minutos e por muito pouco não foi o suficiente para a abertura do placar. Após cobrança de escanteio, a defesa do Fortaleza afastou e a bola sobrou na entrada da área para Yesus Cabrera soltar uma bomba e obrigar Marcelo Boeck a operar um milagre no canto esquerdo para evitar o gol visitante.

O Cuiabá se soltou nos minutos finais do primeiro tempo e quase abriu o marcador aos 43 minutos. Pepê deu um lindo lançamento João Lucas dentro da área. O lateral chegou chutando e obrigou Marcelo Boeck a salvar mais uma vez o Fortaleza.

Segundo tempo:

Diferente dos 45 minutos iniciais, o primeiro lance de perigo da etapa complementar saiu apenas aos 15 minutos. Após cobrança de escanteio de Lucas Crispim, Tinga subiu mais alto que a defesa do Cuiabá, mas a bola saiu por cima da meta de Walter.

Diferente dos 45 minutos iniciais, o primeiro lance de perigo da etapa complementar saiu apenas aos 21 minutos e o Cuiabá quase abriu o placar. Após ótima tabela com Osman, o lateral-esquerdo Uendel chutou de perna direita da entrada da área e obrigou Marcelo Boeck a se esticar para evitar o gol do Dourado.

Melhor no segundo tempo, o Cuiabá chegou novamente ao ataque aos 34 minutos. Após dividida com a defesa, Rafael Elias ficou com a bola e finalizou, mas a bola saiu por cima da meta de Marcelo Boeck.

Ainda tentando tirar o zero do placar, o Fortaleza chegou novamente aos 42 minutos. Após cruzamento pela direita de Romarinho, Igor Torres conseguiu o cabeceio, mas a bola ficou nas mãos de Walter.

Aos 44 minutos o Leão do Pici perdeu sua melhor chance do jogo. Após cobrança de falta, Yago Pikachu colocou uma bola no travessão de Walter.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA X CUIABÁ:


Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data e hora: 30/08/2021 - 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Rafael Traci (SC)
?Cartões amarelos: Igor Torres (FOR); Clayson, Jenison, Yuri Lima, Pepê, Rafael Elias (CUI)

FORTALEZA (Técnico: Juan Pablo Vojvoda)

ESCALAÇÃO: Marcelo Boeck; Tinga, Jackson e Titi; Yago Pikachu, Éderson (Lucas Lima, aos 0/2ºT), Felipe, Matheus Vargas (Romarinho, aos 18/2ºT) e Lucas Crispim (Ángelo Henríquez, aos 42/2ºT); Robson (Igor Torres, aos 25/2ºT) e David (Wellington Paulista, aos 0/2ºT).

CUIABÁ (Técnico: Jorginho)

ESCALAÇÃO: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão (Wálber, aos 39/2ºT) e Uendel; Auremir (Yuri Lima, aos 22/2ºT), Pepê, Camilo (Jonathan Cafu, aos 22/2ºT) e Clayson; Yesus Cabrera (Osman, aos 0/2ºT) e Jenison (Rafael Elias, aos 29/2ºT).

UOL Esporte

Tiago Nunes é o novo técnico do Ceará

Tiago Nunes técnico  — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Tiago Nunes técnico — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Ele chega para substituir Guto Ferreira


Guto Ferreira deixa o Ceará após 1 ano e cinco meses

Tiago Nunes é o novo técnico do Ceará. Ele chega para substituir Guto Ferreira, demitido na noite deste domingo (29). O técnico deixou o clube após a derrota para o América-MG (assista acima). O Ceará tem 24 pontos na Série A do Brasileiro, em oitavo.

A diretoria acertou a contratação de Tiago Nunes até dezembro de 2022. O gaúcho de 41 anos comandou o Grêmio na atual temporada e conquistou o campeonato gaúcho. O novo comandante alvinegro foi campeão da Copa Sul-Americana e do Campeonato Paranaense em 2018, e da Copa Sul-Americana e Copa do Brasil em 2019.

- O técnico chega à capital cearense ao longo da semana para iniciar os trabalhos com o elenco alvinegro e trará a comissão técnica. Tiago Nunes também contará com a comissão técnica permanente do Vozão, liderada por Daniel Azambuja - informa o Alvinegro.


Por G1 CE 

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Nesta segunda, 30: CRM do Crato promove blitz pelo Dia D de combate à violência contra a mulher


A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e do Centro de Referência da Mulher (CRM), convida para participar do Dia "D" de conscientização para o fim da violência contra a mulher, em alusão ao encerramento das atividades da campanha do Agosto Lilás, e que conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense (CMDMC).

O momento acontecerá no próximo dia 30 de agosto, a partir das 8h, na Praça São Vicente, e contará com uma blitz a ser realizada pelo CRM, distribuição de máscaras, exposição do pintor Roberto Rodrigues, que tem como tema "SOS Mulheres - do realismo para realidade".

A ação conta com a parceria do SESC, que estará disponibilizando a tenda da saúde, com distribuição de preservativos e de brindes, e orientação sobre alimentação saudável e DST's. E também com a parceria da Associação de Defesa, Apoio e Cidadania dos Homossexuais do Crato e Região do Cariri (ADACHO), que levará o Projeto Inovação nos serviços não governamentais para a prevenção do HIV no município.

Hoje tem Fortaleza x Cuiabá pela Série A: onde assistir, horário, escalações e arbitragem


Fortaleza vem de empate com o Juventude em Caxias (RS) - LUCA ERBES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Fortaleza vem de empate com o Juventude em Caxias (RS)Imagem: LUCA ERBES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Fortaleza e Cuiabá se enfrentam na noite de amanhã (30), às 20h (de Brasília), na Arena Castelão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Fortaleza soma 32 pontos e briga entre os primeiros colocados, enquanto o Cuiabá tem 20 pontos e luta para se afastar da zona de rebaixamento.

Onde assistir

O duelo será transmitido pelo canal Premiere. Além disso, o Placar UOL também acompanha o jogo em tempo real.

Estádio e horário

Arena Castelão, em Fortaleza (CE), às 20h (de Brasília)

Prováveis escalações

Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Titi e Marcelo Benevenuto; Felipe, Matheus Vargas, Éderson, Yago Pikachu e Lucas Crispim; Robson e David. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Cuiabá: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Auremir, Pepê, Rafael Gava, Clayson e Cabrera; Jenison. Técnico: Jorginho

Arbitragem

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Celso Luiz da Silva (ambos de MG)
VAR: Rafael Traci (SC)
Quarto árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)

Últimos resultados

O Fortaleza vem de empate por 1 a 1 com o Juventude, em Caxias, enquanto o Cuiabá surpreendeu o Palmeiras no Allianz Parque e venceu o jogo por 2 a 0.

UOL Esporte 

Jogos de futebol hoje, segunda, 30 de agosto; onde assistir ao vivo e horário



Entre os jogos de hoje, segunda, 30 de agosto, o Fortaleza recebe o Cuiabá pela Série A do Brasileirão. Boeck será titular no jogo do Tricolor do Pici. (foto: Aurelio Alves)>

Jogos estão acontecendo sem torcida para evitar aglomerações de pessoas

Brasileirão Série A 2021

Brasileirão Feminino Série A1 2021

  • 20h - Internacional x Palmeiras - SporTV

Brasileirão Feminino Série A2 2021

  • 17h - RB Bragantino x Atlético-MG - Eleven Sports e SporTV

Brasileirão Série C 2021

  • 20h - Santa Cruz x Volta Redonda - DAZN

Brasileirão Sub-20 2021

  • 15h - Flamengo x Fluminense - Eleven Sports

Guto Ferreira não é mais técnico do Ceará



O Ceará anunciou que Guto Ferreira não é mais o treinador do Vozão. O anúncio foi feito pelas redes sociais e pelo site oficial do clube cearense. Guto foi campeão invicto da Copa do Nordeste 2020, chegou nas quartas de final da Copa do Brasil 2020 e classificou a equipe para a Copa Sul-Americana 2021. Veja o comunicado do time:

O técnico esteve a frente do Ceará por um ano e cinco meses e era o treinador mais longevo no cargo no Brasil. O posto agora é de Barbieri, do Red Bull Bragantino, com 11 meses de trabalho. Guto se despede com 41 vitórias, 30 empates e 23 derrotas em 94 jogos no comando do Ceará.

TNT Esportes 

domingo, 29 de agosto de 2021

Diego Costa estreia com golaço, e Atlético-MG empata com o Bragantino


Diego Costa comemora gol com Hulk em empate entre Red Bull Bragantino e Atlético-MG - Diogo Reis/AGIF
Diego Costa comemora gol com Hulk em empate entre Red Bull Bragantino e Atlético-MGImagem: Diogo Reis/AGIF
  • Um duelo entre dois times que brigam na parte de cima da tabela só poderia ser um jogo acelerado, disputado e até mesmo nervoso. Assim, Bragantino e Atlético-MG ficaram no 1 a 1, na noite de hoje (29), no estádio Abi Nabi Chedid, em Bragança Paulista. Os gols da partida, válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, foram marcados por Nathan Silva, contra — a favor do Bragantino —, e do estreante Diego Costa, para o Galo.

O resultado faz o Bragantino ficar na quarta colocação com 32 pontos, três atrás da vice-liderança, ocupada atualmente pelo Palmeiras. Já o Galo, que se mantém líder, chega aos 39 pontos e fica distante quatro pontos do Verdão.


FICHA TÉCNICA

RB BRAGANTINO 1 X 1 ATLÉTICO-MG

Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Abi Chedid, em Bragança Paulista
Horário: 20h30 (de Brasília)
Data: 29 de agosto de 2021 (domingo)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Kléber Lúcio Gil (SC) e Thiago H. N. Correa Farinha (SC)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Gols: Nathan Silva (contra, aos 15' 1ºT); Diego Costa (39' 2ºT)
Cartão amarelo: Tchê Tchê, Sasha (CAM); Jadsom, Aderlan, Léo Ortiz (BGT)
Cartão vermelho: Não houve

RB BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Edimar (Luan Cândido); Jadsom, Ramires, Praxedes (Vitinho) e Arthur; Alerrandro (Hurtado) e Cuello (Helinho). Técnico: Maurício Barbieri

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano (Eduardo Sasha), Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Tchê Tchê, Zaracho (Nathan) e Nacho (Guga); Savarino (Diego Costa), Vargas (Keno) e Hulk. Técnico: Cuca.

UOL Esporte

Após meio século sem operações, ruínas do Aeroporto de Crato resistem na Floresta do Araripe

Aeroporto do Crato

Inaugurado em 1953, equipamento foi o primeiro aeroporto regional do Cariri e protagonizou episódio curioso: a menor escala área do país: entre Crato e Juazeiro do Norte     

Com presença do então vice-presidente da República Café Filho, representando o presidente Getúlio Vargas, o Aeroporto Regional de Crato foi inaugurado em 17 de outubro de 1953 e fechou 18 anos depois.

Sob as bênçãos e o batismo de Nossa Senhora de Fátima, o equipamento funcionou com voos comerciais, até a Viação Aérea Rio-Grande, a Varig, encerrar suas operações na cidade, em 1971. 

Hoje, após meio século, restaram as ruínas do seu terminal de passageiros e os resquícios do asfalto do pátio dos aviões e de sua pista de pouso.

O aeroporto do Crato, fincado em plena Floresta Nacional do Araripe, foi um marco para a aviação no Sul do Ceará. Apesar de localizado a cerca de 14 quilômetros do Centro da cidade, em local de difícil acesso, foi instalado em cima da Chapada do Araripe.

O equipamento possuía uma pista com 1.600 metros de distância e 20 metros de largura. Sua estação de passageiros também tinha 120 metros quadrados, o que representava uma boa estrutura para a época.  


Aeroporto do Crato

A inauguração do equipamento representou a realização de uma demanda aérea do Cariri. De acordo com o historiador Roberto Júnior, que está escrevendo um livro sobre a aviação na região, o primeiro voo registrado aconteceu em fevereiro de 1933, no campo de pouso construído no sítio Fernando, atual região do bairro Palmeiral, em Crato.

Um outro campo, também foi instalado na vizinha Juazeiro do Norte, naquele mesmo ano, batizado de Marechal Farias. Posteriormente, outras cidades também dispunham destes espaços para receber aviões de pequeno porte, como Brejo Santo e Mauriti. 

IDEALIZAÇÃO

Em 1950, o campo de voo Marechal Farias, recebeu a empresa maranhense Aeronorte, que realizou suas primeiras viagens ao Cariri com voos comercias. Diante disso, lideranças de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte se articularam para a construção de um aeroporto regional.

A ideia inicial era que o equipamento fosse construído no Sítio Santa Rosa, no limite entre os três municípios. “Assim, os louros da iniciativa ficariam com as lideranças destas três cidades”, explica Roberto. No entanto, a Aeronáutica descartou o terreno pela proximidade com a Chapada do Araripe.  

Como plano B, Crato e Juazeiro do Norte construíram seus terminais aeroviários. O primeiro, em plena Chapada do Araripe, ganhou o título de “aeroporto regional”, pelas fortes influências de suas lideranças políticas, principalmente Antônio Alencar Araripe e Wilson Gonçalves, “que tinham poder político a níveis estadual e federal”, ressalta o historiador.  


Aeroporto do Crato

Apesar de ressalvas técnicas pelas questões climáticas, como os ventos na sua altitude de 900 metros acima do mar e os nevoeiros, Crato largou na frente e inaugurou o Aeroporto Nossa Senhora de Fátima em 1953.

Um ano depois, Juazeiro do Norte construiu seu próprio equipamento no Sítio Brejo Seco, onde se mantém, até hoje, o Aeroporto Regional Orlando Bezerra de Menezes. “Foi a maior festa do Crato com programação extensa. As rádios transmitiram para todo o Estado”, lembra o memorialista e radialista Huberto Cabral.  

No Crato, a pista de pouso era feita de piçarra — piso feito com mistura de areia, terra e pedras — até 1962, quando recebeu asfaltamento. “Como o Crato tinha as principais lideranças políticas e financeiras do Cariri, o equipamento recebia melhorias sempre antes de Juazeiro”, explica Roberto Júnior.

Na época, a cidade recebia rotas de viagens para o Rio de Janeiro, São Paulo, Petrolina, Fortaleza e Brasília, por exemplo.  

Historiador Roberto Júnior

DECLÍNIO 

Na década de 1960, enquanto Juazeiro do Norte se situava melhor politicamente, conseguindo maior aporte de verbas para investir no seu aeroporto, o equipamento Crato enfrentou problemas com sua infraestrutura.

“Tinha a questão do acesso. A estrada era muito ruim e conhecida por acidentes, principalmente com veículos pesados. Além disso, a própria estrutura do voo, porque estava na Chapada do Araripe, sujeita às intempéries climáticas, com ventos e a questão da visibilidade pela neblina. Tudo isso atrapalhava. Acontecia, muitas vezes, de a aeronave não conseguir decolar ou mesmo de não conseguir pousar”, explica o historiador.  

Em uma de suas duas visitas ao Crato em seu mandato como presidente, Castelo Branco não conseguiu descer no aeroporto com o Vickers Viscount FAB VC-90, aeronave que trazia a comitiva presidencial, por não ter condições de pouso.

De acordo com Roberto Júnior, foi necessário retornar para Fortaleza, onde parte do grupo que visitaria o Cariri ficou, e o restante embarcou em um novo avião, de menor porte, retomando a viagem. “Se foi um incômodo para uma aeronave presidencial, avalie para uma aeronave comercial”, pontua o pesquisador.  

“Os custos de operação aeronáuticos sempre foram muito altos, aqui no Brasil, e sempre estiveram atrelados a modas estrangeiras. Essas coisas de botar aeronave para cobrir operação de outra que não conseguiu pousar é desgastante e cara”, reforça.  

Antigo terminal de passageiros hoje é coberto pela vegetação

MENOR ESCALA ÁREA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA

Paralelo a isso, as lideranças de Juazeiro do Norte já pressionavam as empresas aéreas a, por exemplo, não embarcarem no Crato, obrigando a Varig a fazer a ligação entre as duas cidades, se configurando na menor escala área da história da Aeronáutica no Brasil, com cerca de 30 quilômetros de distância entre os dois aeroportos.

Este dado foi é do antigo Departamento de Aviação Civil (DAC), atual Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Porém, essa operação simultânea durou menos de uma década”, observa o pesquisador.  

Em 1970, o aeroporto de Juazeiro do Norte ganhou o “título” de aeroporto regional, quando a influência política nas operações aéreas já era menor. No ano seguinte, a Varig encerrou os voos comerciais no Crato.

“Quando as empresas conseguem se livrar desta influência, corta linhas em vários locais, não só no Crato”, pontua. A partir disso, o equipamento cratense vai entrando em desuso. 

Com o encerramento das operações, há registros de voos privados, com aviões de menor porte, principalmente em comitivas do Governo do Estado, mas já não há o mesmo interesse dos governantes em mantê-lo funcionando.

“É uma atividade muito onerosa”, pontua Roberto Júnior. Ainda houve uma tentativa de tornar o Aeroporto Nossa Senhora de Fátima em uma espécie de Parque Municipal, mas a iniciativa não durou muito tempo.

No dia 22 de junho de 1982, foi publicada a portaria 106 do DAC, revogando a portaria de 4 de fevereiro de 1960, que concedia o funcionamento do Aeroporto de Crato. A partir da decisão do brigadeiro José Brandão Lisboa Filho, a pista não teria mais condições legais de receber voos.

Aquele espaço só voltaria a ser ocupado na década de 1990 com o Festival Chapada Musical do Araripe, o Chama. Uma missa também é realizada, anualmente, no monumento de Nossa Senhora de Fátima, erguido em 1978, que fica ao lado das ruínas do terminal de passageiros.  

Em 1975, a Varig também interrompeu suas atividades em Juazeiro do Norte, mas por outro motivo: a estrutura do aeroporto. A empresa área estava interessada em colocar aeronaves maiores, mas sua pista não tinha condições de suportá-las.

A Nordeste Linhas Aéreas chegou a operar em 1976, mas, pela baixa procura, encerrou os voos. Apenas na década de 1980, após estudos, as obras de ampliação foram executadas com a estrutura similar à que o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes tem hoje.  

Pátio de aviões no antigo Aeroporto de Crato

MEMÓRIA 

Apesar do pouco tempo de atividade, o Aeroporto de Crato traz lembranças, principalmente aos que puderam acompanhar seus pousos. “Era o aeroporto mais bonito do mundo. Era paradisíaco. Pela natureza, clima e por ser exótico, no meio da floresta”, lembra o empresário Roberto Celestino, que chegou a utilizá-lo quando era criança.  

Segundo Celestino, os voos costumavam chegar às 17h, mas os atrasos eram comuns. Por isso, quando as aeronaves apontavam na Chapada do Araripe, a pista já estava escura. Para driblar o problema, a área de pouso era sinalizada com as luzes de candeeiros feitos de querosene.

Em uma de suas viagens, o empresário conta que retornava de Salvador, numa noite de São João, e o grande número de fogueiras confundiam os pilotos e passageiros. “Não sei com ele conseguiu enxergar”, brinca o empresário.

Já nos voos pela manhã, havia grande dificuldade de visibilidade pelo nevoeiro que cobria a Chapada do Araripe nas primeiras horas do dia. “Você só enxergava, no carro, cinco metros adiante. Era totalmente fechado”, descreve.

Ao chegar no terminal, os passageiros ainda tinham que esperar o tempo melhorar para os pilotos terem condições de pouso. “Mas são muito boas lembranças”, exalta Celestino.  

Para Roberto Júnior, embora tenha tido os problemas técnicos, o Aeroporto Nossa Senhora de Fátima “é um marco da aviação no Cariri”. “É um produto do seu tempo. A população deve se apropriar daquilo para enxergar sua história. Ver os momentos da aviação do Cariri, o contexto político da época, que mudou bastante”, acredita.

Contudo, com o local em abandono, sugere: “Como aeroporto, já mostrou que não serve. Agora, ele pode ser um parque municipal, estação de camping e é fonte histórica é importante”, completa.

Por Diário do Nordeste 


Vereador Pedro Lobo se reúne com a juventude do PT


Na manhã deste sábado (28), o vereador e suplente de deputado estadual, Pedro Lobo (PT), participou do encontro com a juventude do Partido dos Trabalhadores (PT / Crato), no auditório do Sindicato dos Bancários do Cariri. 

Durante o encontro, foram discutidos diversos pontos de interesse do segmento juvenil, como a conjuntura nacional, enfatizando a ausência de políticas públicas para o público jovem, por parte do governo Bolsonaro. Também for feita uma reflexão sobre as reformas Trabalhista e da Previdência e os suas consequências para o trabalhador, bem como o aumento do desemprego no país. 

Pedro Lobo apresentou e debateu com os jovens os  projetos de lei de sua autoria, recentemente aprovados na Câmara, o "Parlamento Jovem" e "Diálogos para Juventude", a movimentação do Conselho Municipal da Juventude e a realização do Congresso da Juventude do PT, do Crato, que deverá acontecer no mês de outubro deste ano. 

Pedro Lobo tem pautado o seu mandato na promoção do diálogo, se aproximando cada vez mais das comunidades urbanas e rurais. Intensifica também o encaminhamento de demandas emergenciais e extruturais e está focado nas causas de segmentos como mulheres, juventude, esporte e agricultura familiar. 

Hotel tem ás 11h: América-MG x Ceará: onde assistir, horário, escalações e arbitragem

América-MG tenta se recuperar de derrota para o Bragantino no Independência - Alessandra Torres/AGIF
América-MG tenta se recuperar de derrota para o Bragantino no IndependênciaImagem: Alessandra Torres/AGIF

América-MG e Ceará se enfrentam amanhã de manhã (29), às 11h (de Brasília), no estádio Independência, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com 15 pontos em 17 jogos, o América-MG é o vice-lanterna da tabela, enquanto o Ceará aparece na parte de cima da tabela, com 24 pontos nas mesmas 17 partidas.

Onde assistir

O duelo será transmitido pelo canal Premiere. Além disso, o Placar UOL também acompanha o jogo em tempo real.

Estádio e horário

Independência, em Belo Horizonte (MG), às 11h (de Brasília)

Prováveis escalações

América-MG: Matheus Cavichioli, Patric, Ricardo Silva, Bauermann e João Paulo; Ramon e Juninho Valoura; Ademir, Rodolfo, Fabrício e Felipe Azevedo. Técnico: Vágner Mancini

Ceará: Richard; Fabinho (Buiú), Luiz Otávio, Messias, Bruno Pacheco; Sobral, William Oliveira, Vina, Rick, Lima e Cléber. Técnico: Guto Ferreira

Arbitragem

Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis (ambos de SP)
VAR: Pericles Bassols Pegado Cortez (SP)
Quarto árbitro: Ronei Candido Alves (MG)

Últimos resultados

O América-MG vem de derrota por 2 a 0 para o Red Bull Bragantino no próprio Independência, enquanto o Ceará empatou por 1 a 1 com o Flamengo no Castelão.

Por UOL Esporte 

Teleférico do Horto está com 76% das obras concluídas

A uma altura de 200 metros, equipamento possibilitará aos usuários vista privilegiada de Juazeiro do Norte e da Chapada 

As obras do Teleférico do Horto, em Juazeiro do Norte, já estão 76% concluídas. A informação foi divulgada na noite deste sábado, 28, pelo governador Camilo Santana (PT). Ele informou, por meio das redes sociais, que as primeiras cabines do equipamento foram recebidas ontem.


Percurso entre as estações Romeiros (inferior) e Horto (superior) é de 2 km, de acordo com o governador, a uma altura de 200 metros. De lá, público poderá ter vista privilegiada de Juazeiro do Norte e da Chapada do Araripe. 


"O equipamento será muito importante para incrementar o turismo religioso em toda a região do Cariri, movimentando a economia e gerando empregos aos cearenses", descreveu Camilo. 

Orçado em cerca de R$ 70 milhões, o projeto do empreendimento é de autoria da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e tem o andamento supervisionado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). Obra foi viabilizada por meio orçamento compartilhado entre o Estado e o Governo Federal.

 

O Povo