quinta-feira, 7 de maio de 2020

Sesa divulga boletim epidemiológico semanal


Em pouco mais de um mês, houve um aumento de 400% no Ceará da ocupação de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com Covid-19 e a pessoas que necessitam de ventilação mecânica. Os dados foram registrados entre os dias 2 de abril e 5 de maio e estão disponíveis no boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (6). Confira o informe aqui.

O boletim destaca, ainda, a abertura contínua de novas vagas de UTI. Atualmente, o Estado conta com 800 leitos de enfermarias e 621 de UTI, além disponibilizar 419 ventiladores mecânicos. O investimento em infraestrutura tem sido fundamental para oferecer atendimento especializado para pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus na rede de saúde pública e privada.

Ainda conforme o boletim, a curva epidemiológica de Covid-19 mostra que houve aumento no número de casos suspeitos a partir do dia 4 de março, atingindo dois picos nos dias 23 de março e 20 de abril. Entre os dias 23 e 29 de abril, a quantidade de pessoas com a doença permaneceu estável, voltando a crescer nos dias seguintes. O acréscimo pode estar associado ao descumprimento das medidas de isolamento social por parte da sociedade.

O boletim epidemiológico é realizado semanalmente pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). As informações disponíveis no informe foram apuradas até às 14h da última terça-feira (5). Os dados atualizados podem ser conferidos diariamente no IntegraSUS, plataforma de transparência da Sesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário