Proteção e auxílio: Governo do Crato adota medidas de enfrentamento ao COVID-19
Com o pensamento voltado para preservação da vida e em formas eficazes de auxiliar a comunidade cratense, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, vem adotando medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19) com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e, sobretudo, proteger.
Dentre as medidas estão o estabelecimento do decreto de estado de emergência, a suspensão das aulas da rede pública municipal (com a regulamentação das atividades escolares em domicílio, com orientação pedagógica aos pais e responsáveis dos alunos), bem como a interrupção das férias dos profissionais da saúde. Também foram suspensas viagens dos servidores públicos municipais para outros municípios e eventos onde possam gerar aglomerações em locais públicos e privados.
Foi disponibilizado treinamento para os profissionais da Saúde sobre protocolos de atendimento ao novo coronavírus, dada autorização para contratação de mais profissionais da saúde conforme necessidade, liberada as instalações de onde seria a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o funcionamento do ambulatório de referência para COVID-19 e para a disposição de 20 novos leitos para isolamento de pacientes com sintomas leves, constituição de convênio com o Hospital São Camilo para a reserva de ala exclusiva com 42 leitos disponíveis com possibilidade de ampliação para 53 leitos.
Outra ação importante foi a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde, bem como o recebimento de doações de instituições privadas. Está em andamento a aquisição de 1.000 testes rápidos para auxílio diagnóstico da COVID-19 e também a criação do programa "Crato com Máscara", onde o município comprará, inicialmente, 70 mil máscaras artesanais de costureiras autônomas cratenses para garantir renda a pessoas físicas, microempreendedores individuais e microempresas.
Em relação aos servidores municipais, foi oferecido adiantamento da primeira parcela do décimo terceiro dos aposentados pela PREVICRATO, o afastamento das atividades dos trabalhadores incluídos no grupo de risco e antecipação do pagamento dos servidores em geral, com o cuidado na organização do pagamento de acordo com as secretarias para evitar aglomerações nas agências bancárias.
O município tem administrado barreiras sanitárias nas divisas com os municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e municípios do Cariri Oeste, e determinou o fechamento do Terminal Rodoviário Wilson Roriz. A higienização dos locais públicos no município de maior fluxo de pessoas é feita regularmente, bem como foi determinado que a tropa da Guarda Municipal atue na cidade para evitar aglomerações, orientando a população para o cumprimento dos decretos estaduais e municipais. Em virtude dessas ações e da necessidade de execução efetiva, foi estabelecido no município decreto que multa pessoas físicas e jurídicas que não seguirem as orientações sanitárias no combate ao coronavírus.
Como um plano de auxílio a população cratense, a gestão municipal determinou a suspensão dos cortes de água dos clientes inadimplentes da SAAEC, organizou o adiamento da cobrança dos tributos de competência do município para o dia 10 de julho, determinou o adiamento por 90 dias do cumprimento de obrigações dos contribuintes quanto a entrega de certidões e arquivos e prorrogou a validade de certidões negativas de débitos. Nesse contexto, a administração pública cratense oferece seus serviços por meio de canais virtuais.
Pensando nos trabalhadores que atuam na informalidade, foi criado o Cadastro Econômico de Profissionais e Empreendedores do Mercado Informal (CEPEMI) e conglomerando os munícipes de forma geral foi providenciado, em parceria com a Pastoral do Menor, abrigo para atendimento e cumprimento do isolamento social dos que se encontram em situação de rua.
O Crato tem até o momento 24 casos suspeitos, 30 casos descartados e 2 confirmados, sendo que as pacientes já se encontram em isolamento domiciliar.
"A estratégia é de trabalho ininterrupto com avaliação e ação. As medidas que estamos tomando são para conter o alastramento da doença, reforçar a estrutura de atendimento à população com novos leitos, equipamentos e profissionais da saúde, ajudar as famílias vulneráveis e diminuir os impactos da pandemia na economia", disse o prefeito Zé Ailton Brasil.
Os profissionais que trabalham no cemitério local, todos sem equipamentos de proteção individual, segundo eles não receberam da prefeitura. É de se lamentar essa situação.
ResponderExcluir