segunda-feira, 10 de junho de 2019

Lançado em Crato Programa Águas do Araripe



A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SMADT), em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), realizou na última sexta-feira, 7, o lançamento do Programa Águas do Araripe, uma iniciativa que se propõe a beneficiar proprietários de terras com nascentes, levadas e áreas de recarga do aquífero, que nesse pressuposto serão remunerados para promover a conservação e o reflorestamento, vislumbrando melhorar a qualidade e ampliar a disponibilidade dos recursos hídricos no Crato.

Foram apresentadas as vertentes e a aplicabilidade do programa pelo gestor da SMADT, Brito Júnior, e pelo diretor-presidente da SAAEC, Yarley Brito.

O Águas do Araripe, versa no Pagamento por Serviço Ambiental, conceito criado pela Agência Nacional das Águas (ANA), um reconhecimento econômico pela preservação e recuperação de áreas naturais. Nesse contexto, além do ganho financeiro, o produtor melhora a quantidade e a qualidade da água na sua região, beneficiando toda a população, bem como auxilia na preservação de espécies da fauna local ameaçadas de extinção, como é o caso do Soldadinho do Araripe, ave típica da região que se reproduz necessariamente sobre cursos d’água.

A remuneração dos produtores será disponibilizada pelo Fundo Municipal Produtor de Água (FMPA), instituído pela Lei Municipal Nº 3.296, que já recebe aportes da SAAEC no percentual de 0,3% da tarifa para cada metro cúbico arrecadado, sendo 0,1% cobrado do usuário e 0,2% de sua receita.

Na ocasião, foram entregues certificados para os produtores participantes do programa.

Um dos proprietários, Coronel Lúcio Flávio, vê essa iniciativa do município do Crato como algo grandioso. “Uma ação inteligente que só trará benefícios para todos, trata-se de um programa fabuloso de suma importância não só para os cratenses, mas é algo que engloba todo nosso Brasil”, ressaltou.

“Estamos desenvolvendo projetos e ações para que possamos conservar nossa água, bem como a qualidade do nosso ecossistema”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato, Brito Júnior.

Também presentes no momento, Dr. Cláudio Esmeraldo, representando o Gabinete do Prefeito; o vereador Amadeu de Freitas; representantes de associações de preservação; imprensa e comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário