sábado, 20 de abril de 2019

Malhação de Judas da Rua Sagrada Família completa 128 anos de tradição e irreverência


No próximo domingo, em meio as comemorações da ressurreição de Jesus Cristo, acontece uma das festas profanas mais antigas da humanidade, a famosa malhação de Judas Escariotes.

No município do Crato, tanto no sábado como no domingo, centenas de bonecos simbolizando Judas, são explodidos.
No entanto, o mais tradicional é o Judas da Rua Sagrada Família, localizada as margens do canal do Rio Grangeiro, no centro da cidade.
A explosão acontece no final da tarde de domingo, ao lado do prédio da Prefeitura Municipal.
Este ano, a malhação do Judas da Rua Sagrada Família está completando 128 anos de muita irreverência.
Os preparativos já iniciaram há alguns dias.
A roupa ou corpo, bem como a cabeça do boneco já estão sendo confeccionados.


“A Festa conta com o apoio de diversos parceiros, principalmente da gestão municipal do Crato que está patrocinando toda infra-estrutura”, informou o coordenador do Grupo de Brincantes da Sagrada Família, responsável pela realização da malhação, André Ricardo Rodrigues.
André destacou a preparação do boneco e a coleta do material para ornamentação do sítio, onde o Judas é estourado..
Um grupo de brincantes saem do Crato, por volta das 13h, com destino à cidade Barbalha.
Na zona rural daquele município, em um sítio que André preferiu não revelar o nome, são coletadas palhas de coqueiro, palmeira, milho, cana-de-açúcar, entre outras folhas que são utilizadas para ornamentar o sítio do Judas.
Ele falou sobre a movimentação do domingo, a programação que contará com vários artistas locais até a explosão do boneco gigante.
Artistas com Gordinho da Pisadinha, Farra da Galera e Rafael Belo Xote se apresentarão no palco, que será instalado ao lado da Prefeitura Municipal.
Antes, haverá o cortejo por várias ruas da cidade, acompanhado pelas "filhas do Judas" e pela banda cabaçal Irmãos Aniceto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário