O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, esteve realizando visita ao Mercado Governador Adauto Bezerra (Mercado Central), na manhã desta terça-feira, acompanhado do Secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Ivan Bezerra, e da Secretária de Infraestrutura, Gizele Menezes, com o objetivo de realizar levantamentos relacionados ao equipamento, além de verificar os principais problemas e necessidades do local.
Na oportunidade, o prefeito conversou com proprietários de boxes de vários setores, onde os permissionários expuseram as principais condições do equipamento, um dos espaços mais valorizados do comércio de Juazeiro do Norte e que, há vários anos, se busca a possibilidade de promover melhorias no local.
Para o chefe do executivo, o intuito é poder desenvolver um projeto de melhorias que venha beneficiar as pessoas do equipamento e consequentemente valorizar mais o comércio local. Fazer com que o espaço seja uma referência no comércio da cidade e um atrativo turístico.
Adequação
De acordo com a secretária de Infraestrutura, para que seja realizada alguma intervenção no mercado, há necessidade de adequação, que envolve os mais diversos setores. Tanto que foram avaliados, juntamente com o secretário Luiz Ivan Bezerra, pontos relacionados ao processo de abastecimento, com possibilidades para o comércio fluir da melhor maneira e de forma organizada.
A feira de verduras e hortaliças, que há alguns anos passou a ser realizada num espaço construído num anexo ao mercado, no primeiro andar, se tornou pouco visitado e vendedores reclamam os consumidores não vão ao local. Com isso, o problema de desocupação da rua São Paulo, ao lado do Mercado Central, não ficou totalmente resolvido. Esse é um dos aspectos que merecem atenção do poder público e precisa ser resolvido, conforme a secretária.
Para a secretária de Infraestrutura, o equipamento ocupa uma área privilegiada e o processo de organização, para maiores intervenções, no sentido de promover uma melhora e valorização do prédio, requer planejamento e um uso mais disciplinado. Dentro do que quer a municipalidade, há uma necessidade de haver um diálogo constante com os ocupantes. Segundo ela, o próprio prefeito disse que não fará nada no mercado para prejudicar ninguém. Nesse sentido, se não for para melhorar, conforme o gestor, é melhor deixar como está.
A visita foi importante para avaliar, nesse primeiro momento, as condições de ocupação do espaço, organização e condições de limpeza. Uma das propostas em estudo, com uma possível reforma do local, será a inserção de uma praça de alimentação, no segundo andar, além da abertura de uma via de acesso ao local, pela Rua São Pedro. Uma das situações a serem avaliadas é a desobstrução dos espaços que não estão inseridos no prédio do mercado. Nesse primeiro momento, o prefeito e os secretários buscam ouvir os permissionários, para que possam propor soluções qualificação do Mercado Central. Com isso, serão ampliadas as possibilidades de melhorias e o que poderá ser feito, para se propor no projeto.
Reestruturação
A reestruturação dos mercados públicos de Juazeiro do Norte tem sido uma das finalidades da administração municipal de Juazeiro do Norte, perseguida desde o começo da gestão do prefeito Arnon Bezerra. Ele esteve em fevereiro deste ano, junto com o Governador do Estado, Camilo Santana, fazendo uma visita ao local. Na ocasião, o gestor ressaltou a necessidade de melhoria e a parceria para investimento num dos equipamentos mais importantes presentes no Centro comercial. Além dele, o Mercado José Teófilo Machado (Senhora Santana) e o Mercado do Pirajá. “No caso dos mercados, não serão imediatos, mas estarão dentro de uma sequência de projetos que vamos acompanhar”, afirma o prefeito.
Fotos: Hélio Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário