A Diocese de Crato promove ate o dia 04 de agosto uma “Semana de Atualização Teológica”, como parte da formação do clero e seminaristas do 4º ano de Teologia. A iniciativa é organizada pelo vigário geral, Padre José Vicente, o representante dos presbíteros, padre Edson Bantim, e os cinco vigários forâneos.
Para as reflexões, dois temas foram escolhidos: a carta do secretário de Estado do Papa Francisco, Cardeal Pietro Parolin, que fala do Padre Cícero Romão e as romarias, e o documento do Papa sobre a vida conjugal e o matrimônio na atualidade. Ambos serão abordados numa perspectiva teológica-pastoral. O intuito, segundo o bispo, Dom Gilberto Pastana, é ajudar na missão do clero, dando-lhes renovado impulso à evangelização, a fim de que o povo continue a crescer e a amadurecer na fé.
A primeira palestra, proferida pelo padre Geraldo Luiz Borges Hackmann, do clero da Arquidiocese de Porto Alegre – RS e professor do curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tratou da carta sobre a reconciliação do padre Cícero, fazendo uma reflexão a partir da “Evangelli Nuntiandi (Anúncio do Evangelho, escrita em 1975, pelo Papa Paulo VI) e Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho, 2013, do Papa Francisco) e da piedade popular. Também citou os Documentos da Conferência de Puebla e sua influência no documento de Aparecida.
Outros escritos abordados foram a Constituição Dogmática Lumen Gentium (Luz dos Povos), que fala da Igreja olhando pra si mesma (mistério da Igreja, Povo de Deus, Hierarquia e Leigos, Cristo e Maria). Depois a Constituição Pastoral Gaudium et Spes (Alegria e Esperança), onde a Igreja olha para fora de si, para poder compreender sua missão. APA Araripe completa 20 anos e realiza II Seminário de Pesquisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário