A Universidade Regional do Cariri (URCA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) abriram, na manhã desta quarta-feira, o II Seminário de Pesquisa da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA – Araripe), no Salão de Atos da Instituição. O evento acontece até o próximo dia 4 de julho, e contará com a presença de pesquisadores, técnicos e ambientalistas de vários estados brasileiros e estudiosos da Região, além de estudantes da Universidade.
Autoridades municipais, regionais e os principais articuladores para a criação da APA estiveram presentes na abertura, com homenagens para o professor da URCA e ex-chefe do ICMbio, Jackson Antero, o ex-diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Campelo, funcionário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o presidente da Fundação Araripe Pierre Gervaiseau, um dos grandes articuladores e criadores da APA Araripe.
O Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, destacou que a APA é uma unidade de conservação federal, de uso sustentável, o que faz com que o acesso ao uso dos recursos naturais para o processo de desenvolvimento seja permitido. “A lógica da sua existência é produzir desenvolvimento humano e sustentável”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário