O presidente do Senado, Eunício Oliveira, ao discursar, nesse sábado, no Encontro Regional do PMDB em Massapê, disse que faz política com amor e com o coração e não guarda ressentimento, nem rancor pelas críticas que recebe e pelo resultado adverso das eleições de 2014. O discurso, em tom moderado e conciliador, foi entendido por muitos como uma sinalização para aliança com o Governador Camilo Santana (PT) e o ex-governador Cid Gomes (PDT).
Eunício tem divergências políticas com Cid e Camilo, mas são conflitos que não os impedem de montar, em 2018, um palanque que reúna PMDB, PT e PDT, além de muitas outras siglas que estão na órbita da situação e da oposição. Durante a semana, Eunício recebeu, em Brasília, o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).
O encontro no Distrito Federal teve discussão sobre a liberação de recursos para o Estado e para o Município de Fortaleza. Está nas mãos de Eunício o destino de, pelo menos, R$ 1,5 bilhão que precisam de aval do Senado e Governo Federal para os recursos chegarem aos cofres do Estado e da Capital. O tom cordial adotado por Eunício, Camilo e Roberto Cláudio é o caminho para construção de uma aliança. Um dos interlocutores dessa aproximação é o deputado federal Anibal Ferreira Gomes (PMDB).
Diferente de encontros anteriores, marcados por fortes críticas ao modelo administrativo de Camilo e Cid, Eunício, na reunião do PMDB em Massapê, optou por palavras mais amenas, mais brandas e, ao falar sobre política sem ressentimento, deu a senha para quem quisesse entender: a política é feita de desavenças, de conflitos, mas, também, de entendimento e conciliação e o adversário de ontem pode ser o aliado de hoje ou de amanhã.
Eunício, que, em 2018, poderá ser candidato a governador ou concorrer à reeleição, fez uma prestação de contas do trabalho que realiza no comando da Mesa Diretora do Senado, lembrou do esforço para, junto ao Governo Federal, agilizar a liberação de recursos para o Estado e para os Municípios, independente de quem esteja governando. Ele citou, por exemplo, que conseguiu liberar recursos para o Município de Sobral , hoje administrado pelo prefeito Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid e Ciro, seus adversários políticos.
O encontro do PMDB surpreendeu pela quantidade de prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas de Municípios das Regiões Norte, Ibiapaba e Serra Grande. Além dos dirigentes regionais e municipais, prefeitos e deputados estaduais do PMDB, estiveram presentes representantes do PR, como vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, do PSDB, PMB, Solidariedade e PSD.
FONTE: Ceará Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário