terça-feira, 26 de agosto de 2025

Deputado propõe uso da Ferrovia Transnordestina para retomar trens de passageiros e integrar o Nordeste


Projeto visa aproveitar a nova infraestrutura, originalmente para carga, para criar uma rede moderna de transporte regional, reduzindo custos e impulsionando o desenvolvimento. 

 

Em uma proposta que mira reviver o passado para construir o futuro, o deputado estadual Pedro Lobo (PT) anunciou um audacioso projeto para retomar o transporte ferroviário de passageiros, integrando o interior do Ceará e Pernambuco às capitais Fortaleza e Recife. A ideia, apresentada em entrevista exclusiva ao jornalista Fábio Lemos para o Alerta Geral Segunda Edição na Somzoom FM Cariri, que foi ao ar, nesta segunda - feira, dia 25 de agosto de 2025. O objetivo é aproveitar os trilhos da recém-implantada Ferrovia Transnordestina para ir além do transporte de cargas.

 

O parlamentar defende que a nova infraestrutura, uma realidade após anos de obras e investimentos federais, é a oportunidade perfeita para se dar um "novo olhar" à mobilidade regional. Ele argumenta que o alto custo das passagens aéreas e a tecnologia moderna dos trens criam um cenário ideal para oferecer à população uma alternativa de transporte rápida, confortável e acessível.

 

 

"Estamos diante de uma janela de oportunidade única", declarou o deputado Lobo. "A Transnordestina está aí, uma realidade. Por que não usar essa mesma via para reconectar nossas cidades, nosso povo, gerar desenvolvimento e oferecer um transporte digno, como vemos em outros países? Não podemos deixar que essa ferrovia sirva apenas para escoar minérios e grãos; ela deve servir também para transportar pessoas."

A proposta do deputado não se trata de uma nostalgia pelos trens a vapor do século passado, mas de uma visão de modernidade. O projeto prevê a utilização de trens regionais modernos, similares aos operados na Europa, capazes de atingir velocidades competitivas e reduzir significativamente o tempo de viagem entre o Cariri, o Sertão e as capitais. Isso transformaria uma viagem de ônibus de longas horas em um percurso de poucas horas, com muito mais conforto e possibilidades.


Do Sonho Azul à Integração Regional

 

Atualmente, a região do Cariri já experimenta o potencial turístico e cultural dos trilhos com o Expresso Forrozeiro, o famoso "Trem do Forró" ou "Sonho Azul", que faz o percurso de 14 km entre Crato e Juazeiro do Norte. O sucesso da iniciativa, que atrai turistas de todo o país, é uma prova viva do apelo e da viabilidade do transporte sobre trilhos.

 

A proposta do deputado Pedro Lobo é ampliar essa escala dramaticamente, transformando um atrativo turístico local em uma espinha dorsal para a mobilidade interestadual. O projeto enfrenta desafios, como a negociação com a concessionária da ferrovia (que tem o foco no transporte de carga) e a necessidade de investimentos em estações modernas e no material rodante.

O "novo olhar" proposto pelo deputado estadual reacende um debate nacional sobre a necessidade de o Brasil reequilibrar sua matriz de transporte. Enquanto o país discute a volta dos trens de passageiros, o Nordeste pode sair na frente, usando uma ferrovia moderna para escrever um novo capítulo em sua história: não sobre marias-fumaça, mas sobre trilhos de alta tecnologia que integram pessoas, economia e futuro.


Fonte: Blog do Fábio Lemos 

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