terça-feira, 19 de agosto de 2025

ALECE, através do mandato do deputado Pedro Lobo, realiza audiência pública sobre situação das rádios comunitárias no Ceará


ALECE, através do mandato do deputado Pedro Lobo, realiza audiência pública sobre situação das rádios comunitárias no Ceará


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), por meio do mandato do deputado estadual Pedro Lobo (PT), realiza, nesta quinta-feira (21), às 14h, na sala das comissões técnicas, uma audiência pública para debater a situação das rádios comunitárias no estado.

Aumento no número de outorgas concedidas 

No Ceará, o setor tem apresentado crescimento expressivo. Dados recentes do Ministério das Comunicações apontam um aumento de 350% no número de outorgas concedidas, em comparação com anos anteriores. Esse avanço fortalece o papel das rádios comunitárias, reconhecidas pela relevância na democratização da comunicação, na divulgação de informações locais, na promoção da cultura popular e no estímulo ao diálogo comunitário.

Grandes desafios 

Apesar da expansão, as rádios comunitárias ainda enfrentam grandes desafios. Entre os principais entraves estão a escassez de recursos financeiros, a vulnerabilidade diante de pressões políticas, a concorrência crescente com a mídia digital e as dificuldades relacionadas à burocracia para acesso a apoio institucional e capacitação técnica.

O fortalecimento e a valorização das rádios comunitárias 

De acordo com o deputado Pedro Lobo, a audiência pública será um espaço para ouvir representantes do setor, lideranças comunitárias, especialistas em comunicação e autoridades, com o objetivo de buscar caminhos que garantam o fortalecimento e a sustentabilidade dessas emissoras no Ceará.

“É fundamental valorizar as rádios comunitárias, que são instrumentos de cidadania, cultura e participação popular. Precisamos criar condições para que elas sobrevivam e se desenvolvam, cumprindo seu papel social”, destacou o parlamentar.

A audiência é aberta ao público e será transmitida pelos canais oficiais da ALECE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário