segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Projeto Esporte Eficiente possibilita inclusão na APAE Crato

Em uma manhã esportiva realizada na sexta-feira, 25, a Secretaria de Esporte e Juventude (SEJU), por meio do Crato em Movimento, em parceria com a APAE do município de Iguatu, levou o projeto Esporte Eficiente - Possibilidades de Inclusão para a APAE Crato. A ação compõe a programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano tem como tema "Conectar e somar para construir inclusão".

Durante a manhã, foram desenvolvidas atividades recreativas, atletismo, capoeira, e atividades rítmicas. As atividades esportivas da APAE Crato acontecem por meio de uma parceria entre a referida instituição e a SEJU, onde são disponibilizados profissionais do projeto Crato em Movimento para desenvolver aulas de educação física, e também treinamentos com os atletas.

O projeto Esporte Eficiente - Possibilidades de Inclusão é da APAE Iguatu, é coordenado pelo professor Clemilton Mulato, que é também Coordenador Estadual de Educação Física, Desporto e Lazer das APAES.

Prestigiando a manhã esportiva, o Secretário de Esporte e Juventude, Henrily Rener, enfatizou a importância de importunar a prática esportiva enquanto instrumento de inclusão.

Coordenando do Projeto Crato em Movimento, o professor Manoel Pequeno relatou que a prática esportiva para pessoas com deficiência pode ser entendida como uma prática emancipatória, que favorece aos indivíduos o protagonismo.

De acordo com Clemilton Mulato, é preciso que a sociedade entenda que o esporte pode ser sim instrumento de inclusão e que esse intercâmbio entre profissionais e alunos Apaeanos enriquece o processo educacional e inclusivo.

A Presidente da APAE Crato, Mari Francelino, relatou a importância da parceria da gestão municipal em encaminhar profissionais da SEJU para desenvolver as atividades esportivas na instituição. Também ocorreu mutirão de vacinação em parceria com a Secretaria de Saúde do município, onde foram vacinados alunos, profissionais e familiares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário