segunda-feira, 22 de maio de 2023

Rede de abastecimento d'água do Crato beneficia 250 famílias no Sítio Cruzeiro

Cerca de 250 famílias do Sítio Cruzeiro, no distrito de Santa Fé, foram beneficiadas com a instalação de uma rede de abastecimento de água de mais de 11 km. A obra da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, incluiu a perfuração de um poço profundo, de 200 m, com vazão de 15 mil l/h, a construção de um reservatório pré-moldado de 50 mil l e quase 1 km de adutora.

Segundo o Secretário, Ítalo Samuel, foram investidos mais de R$ 500 mil, através de convênio firmado entre o Município e a Funasa. O investimento agora possibilita uma nova vida aos moradores da localidade. A agricultora Luiza, por exemplo, diz que a lavagem das roupas sujas e outras tarefas domésticas estão em dia. As dificuldades já viraram passado.

"A gente descia para o lado das nascentes, por volta das 4 da manhã, com o almoço, e passava o dia lá lavando roupas. Era bem longe. Aí tinha que descer outras vezes para buscar água para cozinhar e dar banho nas crianças. Era muito difícil", lembra a moradora.

Hoje, ela pode priorizar a educação dos filhos. Eles perderam muitas aulas ajudando a mãe a levar água para casa. Trocaram a escola por trabalho porque não tinham outra alternativa.

"Antes, eu tinha que levar os meninos para carregarem água comigo e, como a gente só voltava tarde, eles perdiam aulas. Ficavam sem estudar. Fico feliz que não é mais assim", fala Luiza, emocionada.

Quando vivia com as torneiras vazias, Robson pedalava bastante até chegar a um antigo chafariz. O percurso longo era feito três vezes por semana e afetava sua renda no fim do mês.

"Eu ia buscar no chafariz, com dois tambores de 20 litros, ia pedalando, saía cedo, 6h30. Tinha fila, eu passava meia hora esperando. Agora, com água em casa, tá bom demais. Tenho mais tempo para fazer meus bicos e ganhar dinheiro", destaca o morador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário