segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Primeira fase da Campanha de vacinação contra o sarampo continua até o próximo dia 25



A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi iniciada no último dia 7 de outubro em todo o país. Numa parceria com as esferas estadual e municipal, o Ministério da Saúde pretende vacinar, até o próximo dia 25 de outubro, crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos.

No último sábado (19), foi realizado o dia D de mobilização nacional e o Crato esteve com todas as suas unidades e um posto volante na Praça Siqueira Campos voltados para atender os pequenos na faixa etária de 6 meses até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.

O menino João Lucas, de 4 anos, e sua mãe Márcia passaram pela Praça Siqueira Campos, a enfermeira verificou a caderneta de vacinação do João e constatou que ele estava com a vacina contra sarampo em dia, contudo o menino aproveitou para ver o Zé Gotinha e receber uns brindes. Já a menina Maria Rita, de 3 anos, esteve na praça acompanhada de sua mãe, Salmitria Brito, tomou sua vacina e recebeu o certificado de coragem das mãos do Secretário de Saúde, André Barreto.

O município do Crato disponibiliza a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para melhor atender a população. O horário de atendimento das UBSs da zona urbana é de 7h30 as 17h e na zona rural de 8h as 14h.

É importante que pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas ou que estão com o esquema incompleto, levem-nas até a unidade básica de saúde, com o cartão de vacinas em mãos.

A segunda fase da campanha começa no dia 18 de novembro e se concentra na faixa etária de 20 a 29 anos, um subgrupo da população com menores taxas de vacinação.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário