O Estado do Ceará recebeu, na última sexta-feira (2), o evento que anunciou a ampliação do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC). Agora também estão incluídos estudantes de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aqueles cuja família esteja inscrita no CadÚnico e tenha renda per capita de até meio salário mínimo.
A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Educação, Camilo Santana; e outras autoridades.
Com a primeira fase do programa já são beneficiados 215 mil estudantes cearenses. No Ceará, a expansão levará o benefício a mais 47 mil jovens.
As novas regras definem que não apenas os beneficiários do Bolsa Família, mas qualquer estudante do ensino médio público cuja família esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e que tenha renda per capita de até meio salário mínimo, será contemplado, a partir de agosto.
Além disso, alunos matriculados na etapa correspondente ao ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também passarão a receber o incentivo, em setembro, com o início do semestre letivo nesta modalidade de ensino.
Durante a solenidade, o governador Elmano de Freitas destacou a importância do benefício que, agora, vai chegar a mais de 47 mil cearenses. Ele enfatizou o orgulho que sente da juventude do Ceará e a diferença que o Pé-de-Meia tem feito na vida dos estudantes cearenses.
Elmano de Freitas também destacou importantes resultados do Ceará na área da Educação, como a maior participação de estudantes cearenses no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2023, além do ingresso de mais de 22 mil cearenses na universidade.
Na ocasião, o governador Elmano de Freitas anunciou a continuidade da ampliação da rede de escolas em Tempo Integral em todo o Ceará, assim como a distribuição de tablets para os estudantes.
*Oportunidade para o futuro do país*
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, emocionado em ver tantos jovens esperançosos na plateia, pediu aos jovens para não abandonarem a escola.
Ele destacou ainda que o investimento em educação é o maior legado que ele pode deixar para as próximas gerações.
Com a expansão, quase 4 milhões de estudantes participarão da política em todo o País, o que equivale a 56% do total de alunos da rede pública nesta etapa de ensino.
Para o ministro da Educação, Camilo Santana, a expansão do Pé-de-Meia é um compromisso com a geração de oportunidades para o jovens. Ele também deixou um recado para os estudantes cearenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário