O Dia das Crianças deste ano, na comunidade do Gesso, no Crato, se destaca pelo incentivo da auto organização comunitária. Realizada desde 2008 pelo Coletivo Camaradas, a ideia da ação é criar um momento em que os próprios moradores se articulem a partir das suas residências e da formação de equipes de trabalhos para desenvolver atividades no dia das crianças. As atividades vão desde a produção e distribuição de comidas a brincadeiras e oficinas, além da arrecadação de guloseimas.
Uma das preocupações do Camaradas é juntar festividade, organização popular e a luta pelo direito à cidade. Para o pedagogo Alexandre Lucas, a tradição do Dia das Crianças no Gesso tem um caráter educativo no sentido de fazer com que as pessoas da comunidade vejam-se como construtoras do seu lugar de moradia. Lucas diz que é um momento de juntar Pontos de Cultura, ativistas, artistas e moradores para brincar e pensar sobre a potência da cultura de base comunitária.
A ação prevê o tradicional cortejo das fantasias improvisadas, onde adultos e crianças saem fantasiados pelas ruas do Gesso, acompanhados dos grupos culturais do Território Criativo do Gesso.
O trabalho de mobilização da comunidade já está sendo realizado. O Coletivo também está recebendo doações de guloseimas, descartáveis e materiais de arte. O grupo disponibilizou um pix: +5588994057479
Nenhum comentário:
Postar um comentário